Conteúdos

– Adição

Objetivos

– Desenvolver o pensamento numérico
– Relacionar quantidade e número
– Compreender o conceito de adição
– Reconhecer terminologias que retratam a adição (juntar, agrupar, acrescentar)
– Ler e escrever números

Série/Ano:
1º ano do ensino fundamental
Vale destacar que apesar da sugestão de atividade ser para o 1º ano, esse conteúdo pode ser retomado durante o 2º ano do ensino fundamental, e sempre que for necessário.

Previsão para aplicação:
2 aulas (50 minutos/aula)

1ª Etapa: Operando com a adição

Professor(a), nessa etapa você precisará de palitos de sorvetes de duas cores diferentes (amarelos e vermelhos, por exemplo). Esse material pode ser produzido em sala de aula, durante as aulas de Arte.  Explique para os alunos que vocês irão resolver problemas e os palitos auxiliarão no desenvolvimento da atividade. Divida a sala em duplas, tente organizá-los de modo a colocar em contato alunos que tenham mais e menos dificuldade, para que a parceria do aluno que tenha mais facilidade com o que tenha menos seja de fato produtiva. Distribua cinco palitos de cada uma das cores entre as duplas. No total, cada dupla receberá 10 palitos. Distribua, também, folhas de papel sulfite para que os alunos possam representar do modo que conseguirem as operações que eles venham a desenvolver.

Oriente os alunos a separarem os palitos entre a dupla de modo que cada um fique com uma cor, assim cada um terá um conjunto ou uma coleção de palitos coloridos. Na sequência, faça uma série de exercícios que impliquem a junção das coleções. Comece por: “Quantos palitos cada dupla tem?”. Faça com que os alunos espalhem seus palitos sob a mesa para contá-los. Pense em outras formas de adição, como: “Se quem possui os palitos amarelos der três palitos para quem possui os palitos vermelhos, com quantos palitos este aluno fica?” Faça com que as crianças utilizem a mesa para separar os palitos, distribuir e contá-los. Evidencie a questão do acréscimo de palitos a uma coleção, o que pode ser visto nas cores diferentes. Nesse momento, é importante se atentar para as relações que os alunos mantêm entre si, de modo que um não coíba ou constranja o outro; por isso a escolha das duplas deve ser bem refletida.

A proposta, professor(a), é que você explore a maior quantidade possível de adições, mas que também consiga perceber o momento em que os estudantes não estão mais envolvidos com a atividade pois já entenderam a proposta. Caso perceba esse movimento, incentive-os a criarem adições diferentes das que você propôs. Observe se os alunos se aventuram a colocar quantidades maiores e quais são as tentativas deles em relação à junção. Ademais, observe o vocabulário que utilizam e os estimule no uso de terminologias que denotem a operação da adição, tais como “acréscimo”, “a mais”, “agrupar”, “somar”.

Em paralelo, solicite aos alunos que desenhem na folha que você distribuiu os palitos de cada coleção em pequenos círculos. Assim, teremos um círculo com o nome de cada aluno e a quantidade de palitos e, por fim, um terceiro círculo com a quantidade que contaram, os quais foram juntados.

Na sequência, após todos terem finalizado a proposta, mostre a representação dos palitos que desenharam nos círculos sob a forma de algarismos. No quadro negro, faça junto dos alunos os exercícios que você passou. Monte a operação e nomeie cada uma das partes que a compõe, como apresentado abaixo.

Não se preocupe se os alunos não conseguirem montar sozinhos as operações de adição sob a forma de algarismos, todavia, estimule-os a tentarem relacionar a quantidade de palitos com o algarismo que o representa.

2ª Etapa: Explicando a resolução de uma adição

Na segunda etapa da atividade, professor(a), busque explorar os modos por meio dos quais os alunos resolvem as adições. Para tal, você pode incentivá-los a argumentarem e justificarem os procedimentos que utilizaram para a resolução de um determinado problema que envolva essa operação. Do mesmo modo, impulsione-os a avaliarem a plausibilidade dos resultados que encontraram.

Assim, você pode dividir a turma em trios, dar o exemplo a seguir e pedir para que com os colegas do grupo reflitam sobre as possíveis soluções para o problema.

Um dos alunos do 2º ano B desta escola resolveu dar sua coleção de figurinhas para seu colega de sala. Esse aluno tinha 4 figurinhas e seu colega já tinha 6 figurinhas.

Com quantas figurinhas o colega que ganhou as figurinhas ficará?

Como você fez para descobrir isso?

Procure incentivar as estratégias pessoais de resolução, dando liberdade para que os alunos discutam entre si e escolham o modo por meio do qual preferem resolver. Lembre-se que o que está em questão é a ideia de transformar uma quantidade inicial de figurinhas em outra por meio do acréscimo, da junção, da adição.

Diga aos alunos que podem explorar formas diversas de resolver a situação, mas que precisam argumentar e explicar os caminhos que usaram. Assim como é preciso que a soma ou total da adição seja igual, mesmo que diferentes procedimentos tenham sido adotados.

Materiais Relacionados

Professor(a), a adição é uma das quatro operações fundamentais da aritmética, que envolve a adição de dois ou mais números em um resultado, denominado de soma ou total. A operação aritmética da adição tem o sinal + (mais) como seu indicativo.

1) Para saber mais a respeito das competências e habilidades desejadas acerca do conhecimento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental, acesse a Base Nacional Comum Curricular.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Adição

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