Conteúdos

– Subtração

Objetivos

– Desenvolver o pensamento numérico
– Relacionar quantidade e número
– Compreender o conceito de subtração
– Reconhecer que a subtração é oposta da adição
– Ler e escrever números

Série/Ano:
1º ano do ensino fundamental
Vale destacar que apesar da sugestão de atividade ser para o 1º ano, esse conteúdo pode ser retomado durante o 2º ano do ensino fundamental, ou quando for necessário.

Previsão para aplicação:
2 aulas (50 minutos/aula)

1ª Etapa: Operando com a subtração

Professor(a), nessa etapa você precisará de dados, de tampinhas de garrafa e de papel sulfite A4. Divida os alunos em duplas e dê dois dados e uma coleção de 12 tampinhas para cada dupla. Oriente cada aluno para que fique com um dado e seis tampinhas. O jogo inicia com um aluno arremessando o dado e separando a quantidade de tampinhas equivalente à de bolinhas que ficaram na face de cima do dado. O segundo jogador, após arremessar o dado, procederá do mesmo modo. A ação da dupla será a de resolver a operação, que subtrai da primeira quantidade de tampinhas o valor da segunda.

Supondo que o primeiro aluno tenha tirado seis bolinhas no arremesso de seu dado: ele colocará seis tampinhas em frente ao colega. Na sequência, o segundo aluno tirou quatro bolinhas ao arremessar o dado, ele colocará quatro tampinhas. O jogo acontece quando a dupla de alunos tenta resolver a operação de subtração: seis menos quatro tampinhas.

Oriente as duplas para que representem na folha de sulfite as operações que fizerem. A proposta, professor(a), é que você deixe as duplas explorarem a maior quantidade possível de subtrações e possibilidades que o dado permita, mas que também consiga perceber o momento em que os estudantes não estão mais envolvidos com a atividade, pois já entenderam a proposta. Ademais, observe o vocabulário que utilizam e os estimule no uso de terminologias que denotem a operação da subtração, tais como “tirar” e “a menos”, por exemplo.

Incentive o uso dos dedos para a resolução da operação e fique atento às formas por meio das quais eles resolvem as situações. Em paralelo, você pode demonstrar as relações que se estabelecem entre as operações de adição e de subtração, evidenciando a oposição entre as duas.

Quando os alunos estiverem representando as operações que fizeram na folha sulfite, não se preocupe caso não consigam montar sozinhos as operações de subtração sob a forma de algarismos, todavia estimule-os a tentarem relacionar a quantidade de tampinhas e bolinhas com o algarismo que a representa. Caso prefiram, podem desenhar as tampinhas ou bolinhas e riscar aquelas que devem ser tiradas ou subtraídas. Deixe-os explorarem suas formas de resolução desse dilema da representação.

2ª Etapa: Explicando a resolução de uma subtração

Após as duplas terem explorado os materiais concretos e terem feito suas suposições e/ou elaborado hipóteses a respeito da representação, vá para o quadro negro e demonstre como se monta de modo horizontal a operação de subtração. Você pode nomear os termos da operação como está apresentado abaixo:

Subtração de 7-2=5. Na primeira parte, estão sinalizados, por meio de texto,

Evidencie o papel de cada termo na operação, para além de apenas mencionar os nomes. Mostre aos alunos que se adicionarmos o resto (ou a diferença) ao subtraendo, teremos o valor do minuendo como resultado. Explore a relação de oposição entre adição e subtração e evidencie, inclusive, que essa oposição pode ser considerada como uma prova de que a conta foi feita de modo correto.

Na sequência, peça aos alunos que montem as operações que exploraram com o jogo de dados a partir de algarismos, e os estimule a visualizarem e operacionalizarem os termos e os sinais, de modo a entenderem as relações que se estabelecem dentro da operação aritmética.

Materiais Relacionados

Professor(a), a subtração é uma das quatro operações fundamentais da aritmética, que indica quanto é um valor numérico se dele for removido outro valor. Os nomes que se dá a esses valores são, respectivamente, minuendo e subtraendo. Ao final da operação aritmética, que tem o sinal – (menos) como seu indicativo, temos o resto ou a diferença.

1) Para saber mais a respeito das competências e habilidades desejadas acerca do conhecimento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental, acesse a Base Nacional Comum Curricular.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Subtração

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.