Conteúdos

Estudo da população mundial

Objetivos

• compreender as características principais das populações europeia e africana;
• conhecer e utilizar alguns conceitos referentes ao estudo da população, como população absoluta, densidade demográfica, composição da população, crescimento populacional.

1ª Etapa: 1ª Etapa: Construção dos instrumentos de estudo das populações

Apresente/ retome com a turma os conceitos de População Absoluta/ Densidade Demográfica/Taxa de Fecundidade/ Taxa de Natalidade / Taxa de Mortalidade / Crescimento Vegetativo / Expectativa de Vida.

2ª Etapa: Construção de tabela comparativa: África e Europa

Utilizando o site Guia do Mundo, proponha ao grupo que construa uma tabela comparativa dos dados demográficos referentes à França e à Republica Popular do Congo. Levante com o grupo explicações possíveis para as diferenças dos dados encontrados.

3ª Etapa: 3ª etapa: Pesquisa e compreensão dos dados

Proponha à turma a leitura de textos que contribuam para explicar as diferenças populacionais entre países europeus e africanos. Eis alguns exemplos:

Viver na União Europeia

População da África –  Retome a discussão iniciada na 2ª etapa deste plano. Procure aprofundar as comparações trazendo questões sobre processos históricos e culturais, acesso à educação e saneamento, renda per capita, aspectos econômicos.

4ª Etapa: Socialização e aprofundamento

Apresente os dados referentes às projeções para a população da França e da República do Congo para 2050: 2007 – população absoluta 2050 França – população absoluta: 60.940.000 – projeção: 63.116.000 República Popular do Congo – – população absoluta: 61.174.000 – projeção: 177.271.000

Fonte: Guia Del Mundo

Por fim, proponha ao grupo que discuta os fatores que levam a esta projeção e quais políticas poderiam alterar a projeção de crescimento da população da República Popular do Congo. Peça que produzam um texto dissertativo sobre o tema.

Materiais Relacionados

Leia o texto “População mundial e brasileira", em que são abordados os conceitos necessários para o estudos sobre população

Consulte o site Guia do Mundo (em espanhol) e o material produzido pelo IBGE sobre a censo 2010.

Arquivos anexados

  1. Conceitos Demográficos
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.