Conteúdos

Polígonos

Objetivos

• Reconhecer os polígonos associando-os a objetos.

• Aprender o nome dos polígonos de acordo com o número de lados.

• Identificar propriedades de polígonos e diferenciar ângulos internos e externos. 

• Reconhecer o emprego de polígonos em algumas obras de arte.

1ª Etapa: Sensibilização

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.



Num primeiro momento os alunos serão informados sobre o tema da aula e divididos em grupos para que possam analisar algumas obras de arte (Tarsila do Amaral e Escher). Para esta análise eles terão que observar cada uma delas e perceber o que elas têm em comum? Que características revelam isso?



Depois de perceber a grande presença de figuras geométricas nas obras os alunos serão orientados a criarem suas próprias obras de arte utilizando figuras geométricas. Para tanto, necessitam seguir as etapas seguintes da aula para que possam formar o conceito de polígono, conheçam os elementos de um polígono (lados, vértices, diagonais, ângulos), sua classificação e, assim, possam usar todo conhecimento e criatividade na sua obra de arte.

2ª Etapa: Introdução do tema - apresentação e debate sobre o vídeo/ Manuseio do Tangram

É importante que os alunos saibam que o vídeo que será exibido vai apresentar conceitos importantes sobre o tema. Em seguida, os alunos irão falar sobre o que viram e tirar dúvidas. Para organizar as ideias cada grupo agora vai receber um Tangram, proponha que manuseiem um pouco e, depois, respondam alguns questionamentos.



O Tangram é formado por quais figuras? Qual o total de lados dos triângulos? Qual o total de ângulos e vértices dos triângulos? Qual o total de lados e ângulos do quadrado? Qual o total de vértices e diagonais do quadrado? No total, quantos vértices, lados e ângulos há no losango? Quantos lados, ângulos e vértices no total foram formados no Tangram?

3ª Etapa: Fixação do tema

Para que o tema da aula fixe bem, chegou o momento de exercitar os conhecimentos com jogos. No primeiro Jogo dos Polígonos – os alunos deverão identificar polígonos nas figuras apresentadas, classificar polígonos e não polígonos, identificar a quantidade de lados e vértices das figuras, indicar a quantidade de diagonais de cada figura (dedução da fórmula). No segundo Memória Geométrica – os alunos irão fixar as figuras geométricas e seus respectivos nomes.

4ª Etapa: Concluindo a tarefa/Resultado Final

Para finalizar a aula, proponha atividades do livro para casa e que cada aluno crie a sua obra de arte, podendo pesquisar um pouco sobre os artistas estudados, sua biografia, outras obras, para que sirvam de inspiração, como também, podem buscar a origem do Tangram, orientações de como confeccioná-lo com dobraduras, bem como, outras figuras que podem ser formadas a partir dele. Os trabalhos dos alunos serão expostos na sala de aula ou em outras dependências da escola.

Materiais Relacionados

1. O jogo dos polígonos;

2. Memória Geométrica;

3. Vídeo: Polígonos; Sinopse:  Definição de polígonos. Soma dos ângulos adjacentes. Polígonos  regulares e irregulares; côncavos e convexos. Nome de polígonos.

4. Biografia e outras informações sobre Tarsila do Amaral. 

5. Um pouco sobre Escher.

6. Definição e jogos online com Tangram.

Arquivos anexados

  1. Conhecendo os polígonos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.