Conteúdos

Pintura; Museu; Apreciação estética; Expressão.
 

Objetivos

– Conhecer a vida e obra da pintora Tarsila do Amaral; 
– Ampliar a participação nos processos de leituras visuais;
– Identificar diferentes expressões artísticas bidimensionais (pintura);
– Expressar opiniões e sensações a partir de criações pessoais e nos processos de leitura;
– Participar de práticas que ampliem o desenvolvimento do percurso  gráfico;
 
 

1ª Etapa: Roda de conversa

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

 

Numa roda de conversa apresente uma obra de Tarsila do Amaral. Pergunte o que estão vendo, como são as cores e as formas, o que tem na obra. Na sequência, indague o pensam que está representado, que sentimentos têm ao observar a pintura. Estimule a exporem suas ideias, indague se sabem quem pintou e, na sequência, apresente a pintora com algumas informações. Elas serão completadas na etapa a seguir.

 

 

2ª Etapa: Vídeo

Apresente o vídeo Tarsila do Amaral , indicado no item 2 da área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais  O vídeo conta, de maneira lúdica e criativa, a história da pintora e suas principais obras. Na sequência abrir espaço para debater sobre o que assistiram. 

 

3ª Etapa: Exposição

Prepare cópias das obras da artista e cole na sala de aula, de modo que fique parecido com o museu, expondo as obras referenciando-as. Convide os alunos a visitar a “Exposição Tarsila do Amaral” no “Museu”.  As crianças irão brincar de faz de conta que estão visitando um museu. Você fará a “visita guiada” parando em frente a cada obra para fazer a apreciação.

 

4ª Etapa: Quebra Cabeça

Depois de brincar e conhecer mais obras, as crianças irão escolher quatro obras que mais gostaram, para desenvolver o quebra cabeça, fazendo uso do aplicativo TinyTap.  

 

 

5ª Etapa: Criando no Tablet

Em pequenos grupos, disponibilizar o tablet, na ferramenta de desenho para que as crianças criem suas obras. Você pode sugerir temas tratados pela artista ou fazer propostas com trechos das obras para serem completados livremente.

 

 

 

6ª Etapa: Mãos à obra

Depois de conhecer, brincar e explorar as crianças irão produzir suas obras utilizando cartolina, tinta guache e pincel. Essas obras irão complementar a exposição realizada na etapa 3. Esse será a ”Exposição da Turma” no “Museu” e as outras crianças da unidade poderão conhecê-lo. 

Materiais Relacionados

1 – Site oficial Tarsila do Amaral, com biografia e obras;
 
2 – Site das obras, que podem ser vistas na seção "arte e cultura";
 
3 – Vídeo TV Cultura Digital;
 
4 – Tutorial TINY TAP.  

Arquivos anexados

  1. Construindo um museu na sala de aula
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.