Conteúdos

Diário de Anne Frank

Objetivos

Estudar O Diário de Anne Frank e compreender sua relação com episódios envolvendo a Segunda Guerra Mundial. Compreender que a experiência da leitura do Diário amplia o entendimento que temos de nós e dos outros. Estudar o diário como o testemunho de um evento que a humanidade precisa evitar que ocorra novamente.

Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.

1ª Etapa: Aproximação do gênero

Introduza a aula explicando que:

• O diário é um gênero textual que registra acontecimentos e impressões das pessoas sobre fatos ou situações que despertaram interesse na vida delas.
• Geralmente, os diários são escritos com a intenção de captar, na escrita, momentos da vida que merecem ser registrados. Nem sempre tais momentos são os mais importantes para outras pessoas. Não importa: a experiência de tais momentos devem ser importantes para quem os registra.
• O diário é, portanto, uma espécie de “lembrança viva” de nossas experiências. Quando quisermos rememorá-las, basta abri-lo para que retorne uma vasta gama de nós mesmos.
• É pela lembrança  dos fatos (e pelo registro que se tem deles) que entramos em contato com outro ser humano. É por meio desse contato que descobrimos o quanto de nós há nos outros, e vice-versa.
• Geralmente, quem escreve um diário, escreve apenas para si. É por isso que há, inclusive, alguns diários com chave, simbolizando o quão secreto são esses registros.
• No entanto, alguns diários se tornam públicos (ou são escritos para o público). Nesse caso, tais textos têm a intenção de preservar para os leitores do presente e do futuro registros de experiências vividas no passado que quem o escreveu.
• Sendo um gênero textual presente em todos os tempos e nas mais variadas culturas, é importante não só construirmos o nosso, no qual colocaremos o registro de nossas experiências, mas lermos  os de outras pessoas para aprendermos com as experiências delas e assim, nos tornarmos mais integrados com o universo do outro.

2ª Etapa: Aproximação do texto

Agora, explique aos alunos que:

• Anne Frank era uma garota como outra qualquer. Ia para a escola, gostava de estudar, de falar sobre meninos, sobre sua família e acontecimentos do dia a dia. Na escola, gostava particularmente de redação.
• Anne viveu num momento da História bastante complicado e tinha ciência disso. Ela registrou suas impressões sobre acontecimentos envolvendo a Alemanha nazista, da qual foi uma das vítimas.
• Anne escreveu seu diário dos 13 aos 15 anos. No início escrevia-o para si mesma: “ (..) quero que o diário seja como uma amiga, e vou chamar essa amiga de Kitty”.
• No entanto, em 1944, Anne ouviu em uma transmissão de rádio que um membro do governo holandês esperava, depois da guerra, recolher cartas e diários de testemunhos oculares sobre o sofrimento do povo holandês durante a ocupação alemã.
• Ouvindo aquele pronunciamento, Anne decidiu que, quando a guerra terminasse, publicaria um livro baseado em seu diário. Assim, sem deixar de escrever suas impressões pessoais no seu diário original, começou a reescrever e a organizar o que já havia escrito, acrescentando passagens que tinha na memória ou omitindo outras que não julgava suficientemente interessantes. De acordo com o prefácio a O Diário de Anne Frank, publicado pela editora Record, há duas versões do diário de Anne Frank: a versão a, cujo título é The diary of Anne Frank: The Critical Edition, que corresponde à primeira versão do Diário, sem cortes, e a versão b, distinta da primeira e destinada à publicação.
• No dia 4 de agosto de 1944, as oito pessoas que estavam escondidas no Anexo Secreto onde Anne se encontrava foram presas, inclusive Anne. Mais adiante, duas secretárias que trabalhavam no prédio encontraram os diários jogados no chão e os entregaram, depois da guerra, ao único sobrevivente da família, o pai de Anne, Otto Frank, que realizou a vontade da filha, publicando seu diário em 1947.

3ª Etapa: Levantamento de dados sobre o tema

Divida a classe em 6 grupos e sugira que cada um deles leia e registre um tópico do texto sugerido no link  do item 1 de “Para organizar seu trabalho”.

• Grupo 1: introdução: os relatos de uma vítima do Holocausto nazista
• Grupo 2: ocupação da Holanda
• Grupo 3: o esconderijo
• Grupo 4: vida clandestina
• Grupo 5: Auschwitz
• Grupo 6: o sobrevivente

Em seguida, solicite os grupos que apresentem as idéias expostas no texto que leu. Na seqüência, peça que cada grupo formule 5 questões para serem respondidas pelos demais, acerca dos temas tratados no texto.

4ª Etapa: Pesquisa sobre o contexto da Segunda Guerra Mundial

Divida novamente a classe em 6 grupos e sugira que cada um deles leia e registre um tópico do texto sugerido no link  do item 4  de “Para organizar seu trabalho”.

• Grupo 1: A formação do partido nazista na Alemanha
• Grupo 2: o putsch de Munique
• Grupo 3: os efeitos da crise de 29
• Grupo 4: antecedentes da Segunda Guerra mundial
• Grupo 5: Imperialismo e socialismo
• Grupo 6: a situação da Alemanha

Agora, solicite aos grupos que apresentem as idéias expostas no texto que leu. Na seqüência, proceda como na etapa anterior: peça que cada grupo formule 5 questões para serem respondidas pelos demais, acerca dos temas tratados no texto.

5ª Etapa: Leitura da obra

Junto com os alunos, inicie a leitura da obra, cujo acesso pode ser obtido no item 3 de “Para organizar seu trabalho”. Para essa atividade, sugere-se a leitura compartilhada com os alunos, dinâmica que consiste em dividir, com o grupo, a leitura do livro. Em conformidade com o perfil da turma, solicite, aos poucos,  a leitura do Diário para casa. Reserve de 3 a 4 semanas para essas atividades cuidando para que, após cada leitura realizada em casa pelos alunos, sejam feitas complementações em sala de aula.

Sugestões de atividades para complementar a leitura dos alunos:

• Peça para os alunos escolherem uma parte que tenha sido importante para eles. Em seguida, solicite um resumo dessa parte, pedindo para que eles respondam o que ela acrescentou na vida deles. Peça para estabelecerem  relações entre a parte escolhida e a própria história de vida deles.
• Peça para eles fazerem comentários sobre: Otto Frank, Margot, Peter Van Daan, Ilse Wagner. Peça para dizerem o que cada um representa no livro  e em que medida são importantes para Anne Frank.
• Solicite aos alunos que estabeleçam relações entre o sótão aonde Anne morava e o ambiente exterior, ou seja, a vida fora do sótão. Peça para eles emitirem opiniões sobre as impressões que Anne tem sobre esses lugares.
• Peça para os alunos dizerem o que Anne pensa sobre as pessoas que viviam na Holanda, na Alemanha, na África, na Rússia. Essas pessoas estavam na mesma situação de Anne?
• Peça para os alunos dizerem o que a guerra representa para  Anne.
• Mesmo passando por situações difíceis, Anne se considera uma pessoa de sorte. Para ela, há outras pessoas que ela pensa serem os desafortunados da guerra. Peça para os alunos dizerem o que pensamentos dessa natureza demonstram sobre Anne.

6ª Etapa: Atividades

Sugira aos alunos que criem um blog comunitário para a turma registrar fatos, impressões ou experiências que envolvem a vida pessoal, a dos familiares ou amigos. Na rede, existem vários sites que ensinam passo a passo os procedimentos para a criação de um blog. Acessando o google, os alunos encontrarão vários endereços que os ensinam a realizar essa atividade. Eles devem escolher os que mais satisfazem os perfis da turma. Peça para que, à medida que forem escrevendo, vão mostrando esses registros para as pessoas que fazem parte da comunidade escolar.

Materiais Relacionados

• Leia no link um elucidativo texto sobre o Diário de Anne Frank acessando o link.

• Assista trailers do filme baseado no diário de Anne Frank podem ser vistos no link.

• A leitura integral do livro de Anne Frank pode ser obtida no link.

• Sobre os antecedentes da Segunda Guerra Mundial, a relação deles com o nazismo e o Holocausto, acesse aqui e aqui.

• Fontes de informação sobre a História da 2ª Guerra Mundial você encontra no site.

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Diário de Anne Frank. Profa. Ms. Evaneide Nóbrega de Albuquerque.

Arquivos anexados

  1. Diário de Anne Frank

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

“O Espelho”, de Machado de Assis

Aula de literatura explora o gênero conto e analisa livro do escritor brasileiro

Avatar Autor: Fernanda Alves

Vida e obra de Leonardo Da Vinci

Plano de aula aborda produção de um dos maiores expoentes do Renascimento nas artes

Avatar Autor: Mayra Mattar Moraes

História do estado do Amazonas

Aborde o processo de formação e importância da região com os alunos do 9º ano

Avatar Autor: Júlia Bittencourt

Cálculo de volume de blocos retangulares

Material apresenta estratégias para estudantes compreenderem conceito e pensarem em maneiras de quantificar essa grandeza

Avatar Autor: Aroldo Alves

Receba NossasNovidades