Conteúdos

Características da doença de Chagas;
Relação entre doença de Chagas e meio ambiente;
Prevenção da doença de Chagas.

Objetivos

– Conhecer o agente etiológico (causador) e o agente transmissor (vetor) da doença de Chagas.

– Identificar as principais formas de transmissão da doença.

– Reconhecer que o aumento no número de casos da doença de Chagas está diretamente relacionado a questões ambientais.

– Identificar as principais formas de prevenção da doença de Chagas.

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. O plano de aula está disponível para download na aba "Material de Apoio".

1ª Etapa: Sensibilização ao tema

Assista ao filme indicado no item 2 do tópico “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Aborde ao final do filme os seguintes pontos: importância do Carlos Chagas; formas de transmissão da doença; significado de fase aguda e crônica; hábitos do vetor; ações para controle da doença.

2ª Etapa: Socializando informações com a classe

Solicite aos alunos que, individualmente, como lição de casa, façam a leitura do capítulo 1 do Guia indicado no item 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Nesta leitura, os alunos devem recolher as seguintes informações: nome do agente etiológico e classificação; nome do agente transmissor (vetor); fatores associados à ocorrência da doença; significado e tipos de reservatórios naturais; modalidades de transmissão da doença de Chagas.



Construa, juntamente com os alunos, em sala de aula, um resumo no quadro, com os dados obtidos na pesquisa. Os alunos devem fornecer as informações que serão complementadas pelo professor na medida em que achar necessário. Reforce que o aumento no número de casos da doença de Chagas está associado a questões ambientais. O plano de aula “Alterações ambientais e doenças infecciosas: Alguma relação?” pode complementar o trabalho do professor.

3ª Etapa: Exercitando a cidadania: confecção de pôster

Assista ao vídeo indicado no item 4 do tópico “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” para complementar o estudo.



Divida a classe em grupos de no máximo 4 alunos. Solicite, em uma aula anterior, que providenciem cartolina, revistas, canetas coloridas, entre outros, para a confecção de pôsteres. As produções devem fornecer informações sobre as medidas profiláticas relacionadas à prevenção da doença e devem ser dirigidos a uma comunidade hipotética na qual foram verificados casos de doença de Chagas. Oriente os alunos que um pôster é um documento em formato grande (quase sempre superior a A2) que é afixado verticalmente numa parede ou num placar. A informação que contém pode assim ser consultada por várias pessoas simultaneamente. Um cartaz deve ser um documento de elevada qualidade gráfica dado que pretende apresentar informação ao público. Deve ser um documento muito atraente do ponto de vista visual.

Materiais Relacionados

1) Para conhecer a situação epidemiológica e as informações técnicas da doença, acesse o texto: Mal de Chagas

2) Assista ao vídeo produzido pela Secretaria de Vigilância Sanitária sobre a doença de Chagas, ontem e hoje

3) No “Guia para vigilância, prevenção, controle e manejo clínico da doença de Chagas aguda transmitida por alimentos” produzido pela Organização Pan Americana da Saúde, podem ser encontradas informações relevantes em relação às modalidades de transmissão do protozoário bem como informações sobre o agente etiológico e vetor.

4) O vídeo Doença de Chagas, produzido pela Fundação Osvaldo Cruz, mostra o ciclo do parasita da doença de Chagas de forma lúdica e interessante.
 

Arquivos anexados

  1. Doenças infecciosas: Mal de Chagas

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