Conteúdos

Drogas lícitas e ilícitas

Objetivos

Conceituar “drogas” e discutir o seu papel na história da humanidade;

 
Refletir sobre as diferentes motivações para o uso de drogas; seus fatores de risco e formas de proteção;
 
Informar os tipos de droga e os efeitos que causam no cérebro;
 
Analisar o conceito de redução de danos e realizar um exercício de aplicação dessa estratégia no cotidiano;
 
Despertar a capacidade criativa para a elaboração de propostas de prevenção ao uso de drogas;
 
Participar de grupos de alunos que atuem na escola e na comunidade como protagonistas de conscientização para a prevenção e combate às drogas.
 

1ª Etapa: Associar a temática da prevenção ao uso de álcool e outras drogas ao PPP

Durante a elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, convidar  grupo de professores, direção, coordenação, funcionários administrativos, alunos, família e comunidade escolar a dialogar sobre as questões das drogas na escola e arredores da comunidade, procurando desenvolver estratégias de prevenção junto à comunidade, o que inclui buscar a parceria de outras entidades da área da saúde, segurança pública e outras instituições que trabalham com as questões das drogas.  Procurar integrar as diferentes disciplinas em torno da mesma temática ao tema das drogas, como por exemplo: viver com saúde, lazer sem riscos, hábitos de vida saudáveis. Todas as disciplinas poderão constituir ricos cenários para a temática da promoção de saúde, a depender da articulação com os conteúdos curriculares desenvolvidos em sala de aula e entre as áreas de conhecimento e na parte diversificada do currículo.

 

Inserir no currículo de conteúdos significativos de prevenção, que contribua para a adoção de métodos ativos que inclua oficina, simulação, debate, discussão, diálogo, dinâmica de grupo, psicodrama, jogo dramático, dramatização. Possível de proporcionar aos alunos a aquisição de habilidades e experiências que tenham efeito protetor.

 

2ª Etapa: Conhecer a rede social do adolescente

Propor ao grupo conhecer a rede social do adolescente, identificando nela os fatores de proteção  e os fatores de risco ao seu envolvimento com drogas. Esta metodologia de avaliação dos riscos e proteção permitirá conhecer um pouco mais da vida do adolescente para influenciar no seu processo de socialização junto aos seus amigos, família, comunidade e, sobretudo, junto à escola. Em seguida, será feito um questionário de auto avaliação do adolescente e da turma sobre situações de risco e de proteção que vivenciam em sua rede social pessoal. 

 

3ª Etapa: Debate sobre o tema

Fazer leitura com os alunos das seguintes revistas em quadrinhos de Maurício de Sousa:

 

Turma da Mônica Jovem – Na prevenção de Crack e outras Drogas; Tina – Na prevenção de Álcool e outras Drogas;  Tina – Na prevenção de Crack e outras Drogas.

 

Fazer leitura com os alunos do livro: Tosco, autor Gilberto Matji.

 

Propor um debate em sala de aula com a interpretação das revistas em quadrinhos e do livro.

 

4ª Etapa: Diálogo sobre o tema

Realizar um diálogo com os alunos a respeito do que eles fazem fora da escola. Em seguida, discutir com os alunos sobre cenas corriqueiras do dia a dia, mobilizando a conscientização sobre a realidade das Drogas no mundo de hoje.  Assistir alguns vídeos relacionados às drogas, sugeridos no link 1 da aba Para organizar seu trabalho. 

5ª Etapa: Mãos à obra

Mostrar aos alunos a técnica “Stop Motion”, explicando como se faz um pequeno vídeo utilizando essa técnica; Propor aos alunos que façam em grupos um pequeno vídeo utilizando a técnica “Stop Motion”:

 

Eles irão escolher o tipo de material que irão utilizar para fazer o cenário, além de precisar de celular ou máquina fotográfica ou tablet. As fotos podem ser feitas em casa ou na escola;

 

Com as fotos, os grupos irão para o Ambiente Informatizado da escola para editar os vídeos no Movie Maker, utilizando computador com Windows, ou no Viva Vídeo, um aplicativo de celular.

 

Postar no Youtube os vídeos produzidos pelos alunos.

 

Pode ser proposta também a criação um blog de campanhas informativas citando os males da dependência química, como dificuldade de aprendizagem, perda de raciocínio, dentre outras, para uma arma a mais para a prevenção.

 

6ª Etapa: Conclusão

Os grupos de alunos irão apresentar seus vídeos ou blogs para sua turma e, também, outras turmas da escola, usando um Data show.

Materiais Relacionados

1- O conhecimento de adolescentes sobre drogas lícitas e ilícitas: uma contribuição para a enfermagem comunitária no link

 
1. Prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas:
 
 
 
 
3. Porque os adolescentes usam drogas?:
 
 
 
4. Vídeos direcionados para adolescentes para prevenção do uso de drogas:
 
 
 
 
 
 
5. Livros indicados para leitura com os alunos
 
Turma da Mônica Jovem – Na prevenção de Crack e outras Drogas;
 
Tina – Na prevenção de Álcool e outras Drogas;
 
Tina – Na prevenção de Crack e outras Drogas.
 
Tosco, autor Gilberto Matji.
 
            

 

Arquivos anexados

  1. DROGAS: Prevenção é a palavra

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