Conteúdos

• Ética;
• Mídias virtuais;
• Sociedade da informação.

Objetivos

• Participar de discussões sobre o conceito de mídia;

• Entender o lugar da mídia na educação e na formação do jovem;

• Criar recursos de mídia para interação.

1ª Etapa: Preparação

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.



Fala-se muito do uso das mídias na educação. Porém, tão importante quanto o uso de recursos midiáticos no processo educacional é, também, a educação para o uso das mídias. Será que nossos alunos pensam o processo midiático? Será que nossos alunos conseguem criticar informações advindas das diferentes mídias atuais? Será que alunos jovens conseguem filtrar e buscar informações ou será que teremos uma geração com excesso de informação e pouca formação midiática? Esta aula se propõe a auxiliar o professor no processo de educação para o uso da mídia de forma consciente, prática e inteligente.



Para ajudar, eis o conceito de mídia disponível no site Dicionário Online Português: "Qualquer suporte de difusão de informações (rádio, televisão, imprensa escrita, livro, computador, videocassete, satélite de comunicações etc.) que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo; meios de comunicação, comunicação de massa." 

2ª Etapa: Desenvolvimento da primeira atividade

O professor fará uma pesquisa entre os alunos para sondar o que entendem por mídia, se conhecem o vocábulo e quais os hábitos que têm com relação ao mundo midiático.



Organize os alunos em pares e solicite que conversem com seus colegas a respeito do uso das mídias. Sugestão de roteiro para esta conversa:



–  O que você entende por mídia?



– Você dispõe de quais equipamentos de mídia? (rádio, TV, videocassete, DVD, computador etc.)



– Você lê jornais, revistas, livros? Com que frequência?



– Você utiliza rede social? Com que frequência? Quanto tempo conversa com seus amigos? (MSN etc.)



– Você utiliza mais mídias eletrônicas ou mídias impressas? Quais?



Faça uma grande roda para dialogar com eles sobre o que pensam a respeito da mídia, seus hábitos de acordo com as respostas que produziram. Cada colega socializará na roda, as informações dadas pelo seu par.



É importante que ao final da conversa, com a contribuição do professor, fique claro para os alunos o que é mídia e como ela está presente na vida de cada um.



Este debate poderá, alternativamente, ser realizado em forma de um fórum virtual. Para isto, os alunos conectarão seus computadores e utilizarão do Skype para se comunicarem e registrarem seus posicionamentos.



Em seguida, exiba para os alunos o vídeo do professor Mário Sérgio Cortella – A mídia como corpo docente. Duração 30min39seg. Disponível no link 1, aba Para organizar seu trabalho e saber mais. Neste vídeo, o professor fala da capacidade de formação e ensino que a mídia exerce até como "Educadora" de nossas crianças e adolescentes. Terminado o vídeo, faça um debate com os alunos de 15 minutos acerca dos seguintes assuntos:



– Mídia e consumo



– Mídia e formação de crianças e jovens



– Mídia e a influência nos hábitos diários das pessoas



– Mídia com a função educadora ou substituindo professores, pais e escola.



Com esse debate os alunos deverão se sensibilizar para com a questão da necessidade de uma educação para o uso da mídia, para que esta não seja usada de forma indiscriminada ou sem critérios e sem crítica. 



Na sequência, solicite que os alunos façam uma pesquisa já ampliando o conceito do uso das mídias e de educação para o uso das mídias:



– Leve os alunos para o Laboratório de Informática e organize-os em grupos de 5 ou 6 componentes.  Divididos os grupos, distribua a pesquisa:



GRUPO 1: pesquisa sobre a questão do engodo que podem ser as redes sociais. Proponha que assistam ao vídeo indicado no Link 2 aba Para organizar seu trabalho e saber mais.



GRUPO 2: pesquisa sobre possibilidades do uso seguro da internet, de Sérgio Quintaneiro. Disponível no link 3, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.



GRUPOS 3 e 4: pesquisam sobre vídeos que auxiliam pais e educadores sobre o uso seguro da Internet, são nove vídeos publicados por Norton Brasil, Uso consciente da Internet. Você o encontra no link 4,  aba Para organizar seu trabalho e saber mais.



GRUPO 5: pesquisa sobre uma Cartilha acerca do melhor uso das redes sociais, Cartilha de Segurança para Internet – Fascículo Redes Sociais. Disponível no link 5, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.



Os alunos serão orientados a filtrar as informações sintetizando-as em forma de texto ou anotações em seus cadernos ou digitarão o texto em Editor de texto (Word/Writer) e socializarão para os demais por e-mail. Em sala, os grupos irão socializar as informações sintetizadas em uma apresentação oral, se possível com recursos de imagem, de aproximadamente 15 minutos. 



Imagem disponível

3ª Etapa: Desenvolvimento da segunda atividade

Nesta etapa, os alunos entrarão em contato com as mídias para diferentes usos. É sabido que houve expansão social do uso da mídia nos últimos anos e que as redes sociais se tornaram importantes ferramentas de comunicação. Entretanto, grande parte destas redes sociais ainda funciona como entretenimento, sendo que têm potencial para muito mais. Trabalhe com os alunos os diferentes usos da mídia. 



– Mídia como direito social – a Constituição Federal garante a todo e qualquer brasileiro o direito ao acesso à informação. É de obrigação das políticas públicas prover acesso a essas mídias pela população. Importante trabalhar com os alunos o uso da mídia como algo de direito universal. Mais informações disponíveis no site da WIKIPEDIA. Direito da informação (link 6)



– Mídia como bem social. Construir ferramentas de comunicação da informação e da notícia (jornais, panfletos, vídeos etc.) é algo que deve ser um bem comum a todos e público. Porém, a mídia pode ser vista como uma construção social da realidade e, para tal, precisa ser bastante criticada e filtrada em suas informações. Mais informações no site do Observatório da Imprensa, ASSUNÇÃO, Danilo. A mídia e a construção da realidade (link 7)



– Mídia como ferramenta de cidadania – Importante os alunos perceberem que o uso das mídias vai além do entretenimento e da informação. A mídia pode servir para espalhar solidariedade, mostrar valores humanos das pessoas, prestando serviços à comunidade. Mais informações acessar artigo de POMPÉO, W.A.H., MARTINI, A.J. O papel da mídia na construção da democracia, cidadania e justiça no mundo globalizado: um estudo voltado aos efeitos das ações de imprensa e micropolíticas fundadas no espaço local. (link 8)  



– Solicite que os alunos criem uma página no Facebook da turma para o desenvolvimento de Ações Solidárias. Estas ações irão comungar os usos da mídia acima citados, conscientizando os alunos para o uso eficiente desta ferramenta.  Sugestões: Campanha para atrair Amigos da escola; Campanha de agasalhos; Campanha de arrecadação de alimentos; Campanha de arrecadação de brinquedos.



Solicite também que os alunos façam um compilado sobre alguma lei que interessa a população e criem um blog para tal. Exemplos nos links 9, 10, 11 e 12 ( Lei antitabagismo e sobre bebidas alcoólicas; Estatuto da Criança e do Adolescente; Leis sobre adoção; Leis sobre a violência doméstica).



Solicite que os alunos sintetizem a Lei para quem é leigo no assunto para que seja melhor entendida e apreendida pela população.

4ª Etapa: Avaliação

Por meio do material produzido e da participação dos alunos nos debates, se as atividades propostas contribuíram para que os alunos adquirissem conhecimento sobre as diferentes mídias existentes e a utilização das mesmas de forma crítica e consciente.

Materiais Relacionados

1. Mário Sérgio Cortella – A mídia como corpo docente. Disponível

2. Vídeo sobre redes sociais; 

3. Sérgio Quintaneiro. Internet segura. Disponível;

4. Norton Brasil, Uso consciente da Internet. Disponível no site

5. Cartilha de Segurança para Internet – Fascículo Redes Sociais. Disponível

6. WIKIPEDIA. Direito da informação, disponível;

7. ASSUNÇÃO, Danilo. A mídia e a construção da realidade;

8. POMPÉO, W.A.H., MARTINI, A.J. O papel da mídia na construção da democracia, cidadania e justiça no mundo globalizado: um estudo voltado aos efeitos das ações de imprensa e micropolíticas fundadas no espaço local, disponíveis;

9. Lei antitabagismo e sobre bebidas alcoólicas, Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, disponível

10. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, disponível

11. Leis sobre adoção, Lei nº 12.010, de 3 de agosto de 2009,  disponível;

12. Leis sobre a violência doméstica, Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, disponível

13. SIQUEIRA, A. B. de. Educação para a mídia: da inoculação à preparação. Disponível;

14. KAZAN, N. Mídia-Educação PUC Rio. Disponível;

15. ZAPPA, C. Mídia e educação: espaços de tensão. Disponível

Arquivos anexados

  1. Educar para a mídia

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