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Cidadania

Objetivos

Identificar as funções do prefeito e vereadores de uma cidade.
Discutir e analisar a propaganda eleitoral gratuita.
Eleger um representante de sala.

1ª Etapa: Levantamento prévio dos conhecimentos do grupo

No primeiro momento, é importante discutir com os alunos para que servem as eleições e o que fazem o prefeito e vereadores de sua cidade. Apesar de serem conceitos complexos, você  deve fazer um levantamento das hipóteses dos alunos. É importante que os alunos percebam que o prefeito, assim como o presidente, não têm poderes ilimitados e que trabalham conjuntamente com os vereadores, no caso do prefeito, e com os senadores e deputados, no caso do presidente, representando os interesses da comunidade.

Depois de conversarem a respeito das funções dos vereadores e do prefeito, é necessário que pesquisem e confirmem ou não suas hipóteses iniciais.  No item Para organizar seu trabalho e saber mais há a indicação de sites e vídeos que podem ser apresentados aos alunos para esclarecer as principais dúvidas.

Para compreender as funções do prefeito de uma cidade, você pode assistir com seus alunos ao vídeo sugerido no link 1.

2ª Etapa: Discussão sobre a propaganda eleitoral gratuita

Combine com seus alunos um dia para que assistam à TV ou ouçam, no rádio, a propaganda eleitoral gratuita. Peça para que anotem algumas frases que julgarem importantes e que percebam as semelhanças e as diferenças entre o discurso dos candidatos.

Em sala de aula, organize um debate entre os alunos para que coloquem suas opiniões sobre a forma como os candidatos se apresentam ao público, as promessas que fazem e a eficácia ou não da propaganda para a formação de opinião entre os eleitores.  Para isso você pode lançar questões como:

– Você votaria num prefeito porque ele promete que construirá mais hospitais e escolas?
– Você votaria num vereador porque ele é do mesmo time de futebol que você? Qual a relação do torcedor com as responsabilidades de um vereador?
– Você escolheria um representante porque ele tem a mesma profissão que a sua ou mora na mesma região que você?
– Você acha que ser conhecido e popular – como jogador de futebol ou cantor ou apresentador de TV – basta para ser escolhido para um cargo público? 

Deixe que os alunos debatam e deem sua opinião, argumentando com  coerência e colocando o que sustenta sua opinião. Essa é uma forma interessante de aprenderem a se colocar, ouvir o outro, respeitar as colocações divergentes e formar a própria opinião a respeito de um assunto. 

Depois apresente para os alunos os artigos de jornal (indicados no Para saber mais), explicando como a propaganda será veiculada, por quanto tempo e qual o custo disso.

No final construa coletivamente uma síntese com as mensagens políticas que mais chamaram a atenção do grupo e classifique-as de acordo com critérios levantados pelo próprio grupo (relativas a educação, cultura, transporte, saúde, emprego, slogans dos candidatos).  

É importante refletir com os alunos como os candidatos a vereador apelam fazendo  promessas que não poderão cumprir, pois grande parte delas não está vinculada a função de vereador.

3ª Etapa: Discutir as questões escolares e as formas de participação

Organize a sala em círculo, de maneira que todos os alunos se vejam. Conte para o grupo que eles participarão de um fórum de conversa, em que organizadamente poderão colocar suas opiniões, críticas e sugestões a respeito de assuntos pertinentes à convivência escolar, à organização da escola e sobre as propostas para melhorar o cotidiano. Coloque as regras de como podem participar: levantar a mão para falar, aguardar sua vez sem interromper a fala do colega ou professor, ter respeito aos colegas e funcionários da escola ao se colocar, prestar atenção na colocação dos outros e evitar repetir a mesma colocação feita por outros anteriormente. 

Sugira que os alunos façam propostas para ser levadas à direção da escola, sobre reivindicações que tenham e que possam melhorar a qualidade de relação e da aprendizagem na escola.

Com as ideias e sugestões elencadas, diga aos alunos que escolherão um representante de sala para levar as reivindicações à equipe gestora da escola.

4ª Etapa: Eleger um representante de sala

Antes de iniciar a eleição do representante de sala, discuta com os alunos quais as características que um líder/representante deve ter. É muito comum que as crianças mais novas escolham para representante seu melhor amigo ou o aluno mais popular da sala. Nem sempre o aluno mais popular é um modelo de respeito e cooperação e, algumas vezes, até pode ser um aluno que lidera a bagunça ou quebra regras e limites. Como a votação é democrática, todos podem participar, portanto se faz necessário um trabalho anterior a respeito de valores para que os alunos possam fazer suas escolhas depois de sensibilizar-se para o papel do representante da sala. 

Depois de ouvir as opiniões, leia para os alunos o trecho da Cartilha do Representante da Turma, elaborada em 2010, Camaçari, BA e discuta as principais ideias. Veja o trecho selecionado no Material de Apoio. 

Depois da discussão, entregue para os alunos uma cédula para que cada um coloque o nome de seu representante. Prepare uma caixa de papelão com uma abertura para que as cédulas sejam colocadas. O voto é secreto e nenhum aluno vai se identificar no voto. 

Peça para que dois alunos abram os votos, e realizem a contagem de votos junto com todos os alunos. 

Em outra aula, organize a turma para que selecionem as principais reivindicações da turma e peçam para que o representante da sala marque uma reunião com o diretor ou coordenador da escola para entregar e discutir as questões. 

Planeje assembleias com a turma com regularidade para que aprendam como atuar e participar democraticamente de processos de decisão e resolução de conflitos em seu âmbito escolar.
 

Materiais Relacionados

1. Para compreender as funções do prefeito de uma cidade, assista ao vídeo acessando o link http://www.ebc.com.br/noticias/eleicoes-2012/galeria/videos/2012/07/serie-eleicoes-o-que-faz-um-prefeito.

2. Para conhecer melhor o que faz um vereador, acesse o site http://www.brasilescola.com/politica/vereador.htm  e também  http://www.institutoagora.org.br/node/331.

3. No site   http://www.brasilescola.com/politica/funcoes-prefeito.htm você pode saber quais são as funções de um prefeito.

4. O artigo do Jornal do Brasil esclarece questões sobre o horário eleitoral gratuito e pode ser consultado pelos alunos: http://www.jb.com.br/eleicoes-2012/noticias/2012/08/20/horario-eleitoral-gratuito-comeca-nesta-terca-feira/

5. Numa linguagem mais informal, o artigo da Revista Mundo Estranho incentiva os alunos a questionarem a propaganda eleitoral e saber quem paga por este horário: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-horario-eleitoral-e-gratuito-mesmo.

6. Outro aspecto que pode ser abordado com os alunos é sobre a lei da Ficha Limpa. No site http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/ficha-limpa–lei-ja-vale-para-eleicoes-de-2012.htm você pode obter informações interessantes.

7. Para aprofundar o assunto do representante de sala, leia o artigo de Ulisses F. Araujo sobre assembleias de sala e resolução de conflitos no site http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n31/06.pdf 

8. Outro artigo muito interessante sobre assembleias é encontrado no seguinte site http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/19_pataro.pdf

9. A Cartilha do Representante de Sala, do InstitutoFederal de Educação e Tecnologia, Bahia, traz uma interessante perspectiva de qual é o papel do representante de turma e qual perfil do aluno que pode exercer essa função. Consulte em http://www.camacari.ifba.edu.br/arquivos/cartilha.pdf  

 

 

Arquivos anexados

  1. Eleições 2: Trabalho com tema transversal cidadania

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