Conteúdos

Corrente elétrica;

Transformação de energia;

Materiais condutores e materiais isolantes.

Objetivos

• Construir o conceito de corrente elétrica;

• Perceber a transformação da energia elétrica em energia térmica e energia luminosa e relacioná-la à produção de calor;

• Reconhecer diferentes materiais como condutores de energia elétrica.

1ª Etapa: Hipóteses dos alunos sobre corrente elétrica e materiais condutores

Procure sondar o que os alunos sabem sobre corrente elétrica e materiais condutores de corrente elétrica. Em seguida, registre numa cartolina as hipóteses que forem aparecendo.



Orientações para o registro das hipóteses dos alunos:



1) Pergunte o que entendem por corrente elétrica.

2) Pergunte de que forma a corrente elétrica faz parte da vida deles.

3) Questione sobre quais materiais podem conduzir corrente elétrica. Por quê?

4) Peça que respondam se a energia, ao sair de um material e chegar em outro, é sempre a mesma.

• Nesta questão, observe se os alunos conseguem compreender que a energia elétrica pode ser transformada em outros tipos de energia como luminosa, mecânica, térmica.



2ª Etapa: Experimento: corrente elétrica e materiais condutores

Organize os alunos em pequenos grupos de modo que cada um seja responsável por um circuito elétrico (você poderá organizar a sala de aula em grupos formados com as carteiras dos próprios, de modo que consigam colocar sobre as carteiras o circuito e os materiais que serão testados).



Disponha os materiais citados na sessão “Para organizar seu trabalho” – item 1, em cada bancada para que os alunos possam realizar o experimento.




Peça para cada grupo iniciar o teste de condutividade elétrica. Eles deverão colocar em contato as duas pontas do fio que formam o circuito num dos materiais e verificar se a lâmpada acende. Se a lâmpada acender, significa que o material testado é condutor de corrente elétrica.

Dentre os materiais disponíveis, os condutores de corrente são: limão (devido à acidez), e clipe (é um metal).



Orientação para a sistematização do experimento:



• Peça para os alunos anotarem no caderno de ciências o nome dos materiais que conduziram corrente elétrica (condutores) e daqueles que não conduziram energia elétrica (isolantes).



3ª Etapa: Pesquisa sobre corrente elétrica, materiais condutores e transformação de energia

Agora você deverá propor aos grupos uma pesquisa sobre eletricidade. Os alunos deverão registrar as questões a seguir no caderno e coletar dados para respondê-las.



1) O que é corrente elétrica?



2) Escreva o nome de alguns tipos de energia.



3) De todos os materiais testados no laboratório por que somente o clipe e o limão conduziram corrente elétrica?



4) A energia do limão foi transformada em quais energias? (Resposta: luminosa e térmica).



4ª Etapa: Socialização das descobertas

Promova uma discussão com os grupos contrapondo as hipóteses elaboradas antes do experimento às descobertas feitas pelos alunos durante a pesquisa.



A partir dessa contraposição peça para cada grupo produzir um texto conclusivo no caderno de ciências.



Assuntos que devem considerados e registrados no texto:



• Conceito de corrente elétrica;

• Transformação de uma energia em outra;

• Conclusão a partir da contraposição das hipóteses e das descobertas dos alunos.



 

Materiais Relacionados

1) Providencie os seguintes materiais para cada grupo: meio limão, uma solução de água com açúcar, 1 copo de vidro, 1 clipe, 1 borracha, 1 caneca e um copo de plástico.

2) Monte, com antecedência, um circuito elétrico de acordo com as instruções a seguir.

• Você vai precisar de: 3 fios finos de cobre descascados nas extremidades, 1 lâmpada de lanterna e uma bateria de 9 volts.

• Junte uma das extremidades do fio de cobre (azul, no esquema) a um dos pólos da bateria. Em seguida, pegue o fio de cobre (verde no esquema)  e junte ao outro pólo da bateria. Junte a outra extremidade do fio verde a um dos pólos da lâmpada. Por fim, junte o fio de cobre (rosa no esquema) ao outro pólo da lâmpada. Verifique se sobraram duas extremidades de fio soltas: a do fio rosa, que está conectado à lâmpada, e a do fio azul, que está conectado à bateria de 9 volts. Essas duas extremidades deverão ser conectadas aos materiais sugeridos no item 1 para testar a condutividade elétrica deles. Veja o esquema.

3) Para obter mais informações sobre os tipos de energia, acesse:
Energia e tipos de energia

Tipos de energia

4) Para obter mais informações sobre corrente elétrica energia elétrica, acesse:
– Corrente elétrica: o movimento ordenado de elétrons em condutores

Grandes Invenções: Energia Elétrica

5) Para obter a imagem de uma bateria de 9 volts, clique aqui.

Arquivos anexados

  1. Eletricidade

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Canudos: Primeira República – os conflitos

Entenda a origem dessa guerra e também sobre o Coronelismo no Nordeste do Brasil

Avatar Autor: Júlia Bittencourt

Realidade indígena no Brasil

Plano de aula aborda parte da história dos povos nativos do país

Avatar Autor: Júlia Bittencourt

Fluxos migratórios: Movimentos populacionais

Entenda quais são os motivos e as questões geográficas envolvidas nas migrações

Avatar Autor: Professora Júlia Bittencourt

Alfabetizando com a biografia do Ziraldo

Saiba como utilizar a história do autor para ensinar a escrever e ler

Avatar Autor: Professora Iracema Mendes Santos Alves

Receba NossasNovidades