Conteúdos

– Émile Durkheim e a fundação da sociologia

Objetivos

– Vida e obra
– A importância de Durkheim para a sociologia
– Alguns conceitos
– Pioneirismo no estudo sobre o suicídio

Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula)

1ª Etapa: Vida e obra

Apresentar a biografia de Émile Durkheim e explicar a sua importância para a sociologia e ciências sociais.

Organizando as ciências sociais

Popularmente, Émile Durkheim, nascido em 15 de abril de 1858, na França, é considerado “o pai da sociologia”, o que, à primeira vista pode soar estranho, visto que Karl Marx viveu e escreveu antes de Durkheim… Então, por que ele é considerado o fundador da sociologia? O que o diferencia dos outros pensadores é que ele organizou e sistematizou a chamada ciências sociais – sociologia, antropologia e política – e criou a disciplina de sociologia.

Se tivéssemos que colocar esse pensador em alguma linha de pensamento, seria o positivismo. Para especialistas na vida do autor, ele era um continuador das teses de Auguste Comte, fundador do positivismo – linha de pensamento que envolve a filosofia, a sociologia e a política. Para essa corrente, o conhecimento científico é o único caminho para se obter a verdade, ou seja, tudo aquilo que pode ser provado. Por exemplo, a frase “Ordem e Progresso”, presente em nossa bandeira é essencialmente positivista, pois, assim como os(as) pensadores dessa corrente, só com a ciência uma sociedade pode se desenvolver.

Seu interesse por questões sociais surge quando vai estudar a École Normale Supériere (ENS), em 1879. Durkheim buscou durante toda sua vida por uma abordagem científica nas questões referentes à sociedade. Desde então, Émile Durkheim vai trabalhar para o reconhecimento da sociologia com disciplina científica, o que logrará sucesso e seu legado segue até hoje.

Por conta de sua ligação com o positivismo, muitas vezes Durkheim é colocado de canto no estudo das ciências sociais, porém, muitas questões que ainda hoje são debatidas nas sociedades, principalmente as ocidentais, foram estabelecidas por Durkheim. Por exemplo, a ideia do que constitui uma sociedade que, ao contrário do senso comum, não se trata apenas de um agrupamento de pessoas que convivem juntas, mas sim o conjunto de ideias, sentimentos, moral, ética e crenças de todos os tipos é que configuram o que hoje chamamos de Sociedade. Essa maneira de estudar as sociedades é usada até hoje pelas ciências sociais.

Aliás, um dos principais legados de Durkheim para o debate contemporâneo está no fato de que as raízes biológicas das pessoas não podem ser utilizadas para se compreender fenômenos sociais, para o autor, questões psicológicas e biológicas devem ser estudadas juntamente com os fatores sociais e dentro de seu tempo histórico e espaço geográfico. É aqui que surge um de seus conceitos mais famosos: o fato social, ferramenta criada para se estudar as sociedades.

2ª Etapa: As principais obras de Émile Durkheim

Da Divisão do Trabalho Social (1893) 

Nesse livro, Durkheim estuda a organização fabril da sociedade moderna que ferve com a revolução industrial. A partir do trabalho operariado, ele estabelece dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica, que diz respeito a consciência coletiva (pré-moderna) e individual (moderna), respectivamente. Para o estudioso, apesar do convívio coletivo dos trabalhadores, o capitalismo enseja nas pessoas o individualismo, ao contrário das sociedades pré-capitalistas, onde imperava a consciência coletiva.

As Regras do Método Sociológico (1895) 

Esse livro é um marco no que diz respeito ao trabalho de Durkheim ao estabelecer sociologia enquanto uma ciência, portanto, ele cria duas teses obrigatórias na pesquisa sociológica:

1 – Objeto específico a ser estudado

2 – Método científico

Por fim, Durkheim também afirma que para a sociologia não interessa o estudo do indivíduo isolado, mas sim este inserido na sociedade/realidade objetiva. Este método será/é muito criticado por pesquisadores e pesquisadoras das ciências sociais.

O Suicídio (1897)

Essa obra é até hoje considerada um clássico e leitura obrigatória aos estudantes de sociologia. Os motivos são vários: o método de pesquisa desenvolvido por Durkheim e o tema em si. Ao contrário das hipóteses contemporâneas a sua obra, Durkheim não acreditava que o suicídio fosse apenas um ato isolado, mas que possui vínculos com a sociedade em que vive, ou seja, o suicida é produto da sociedade. A partir daí surge o conceito de Anomia, que é a perda de objetivos e da identidade, típica situação das sociedades capitalistas.

Para Durkheim, existem três tipos de suicídio:

Egoísta: sensação de não-pertencimento e não socialmente integrado.

Altruísta: sensação de estar totalmente tomado por objetivos e crenças de um determinado grupo.

Anômico: envolve falha no moral do indivíduo e geralmente está relacionado com distúrbios sociais e econômicos de uma dada sociedade.

Fatalista: disciplina opressiva.

Além disso, Durkheim também analisou as taxas de suicídios entre protestantes e católicos e concluiu que o suicídio é menor entre católicos por conta de seu forte controle social (sempre levando em conta a época em que este trabalho foi desenvolvido. Hoje, as sociedades e comunidades religiosas são completamente distintas).

3ª Etapa: Discussão – a atualidade de alguns conceitos de Émile Durkheim

Como etapa final desse aprendizado, é interessante conversar com os estudantes sobre algo que Durkheim atinou lá atrás: de como o sistema capitalista desfaz o senso de conexão e comunidade na medida em que avança, desta maneira, incentivando o individualismo no lugar do coletivismo. Desenvolver essa discussão com os estudantes: Como eles sentem isso? Ainda mais hoje em dia, quando todos estão conectados o tempo todo: Se sentem sozinhos ou acompanhados?

É possível estabelecer um segundo momento e utilizar o livro “O Suicídio” para o debate: Qual é o grau de responsabilidade da sociedade sobre as pessoas que comentem o suicídio? Levando em conta que cada vez mais as pessoas se sentem sozinhas, mesmo com tantas ferramentas digitais de conversa.  Se estamos tão conectados, por que a solidão e melancolia são as marcas do século XXI de acordo com especialistas na área da psicologia e das artes?

Materiais Relacionados

1) Vídeo O tripé da sociologia: Durkheim, Weber e Marx (ft Tese Onze). Acesso em: 27 maio 2019.

2) Vídeo Durkheim: As regras do método sociológico. Acesso em: 27 maio 2019.

3) Vídeo Sociologia – Quem é Émile Durkheim? Acesso em: 27 maio 2019.

Livros sugeridos

Principais livros de Émile Durkheim, todos estão disponíveis no Brasil:

-As regras do método sociológico (1895);
– As formas elementares da vida religiosa (1912);
– Da divisão do trabalho social (1893);
– O suicídio (1897).

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Émile Durkheim

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.