Conteúdos

 Animais em risco de extinção.

Objetivos

 •Identificar animais que correm risco de extinção;

•Conhecer alguns fatores que causam a extinção dos animais;
•Conscientizar sobre o cuidado com o meio ambiente.
 

1ª Etapa: Início de Conversa

“Estima-se que 50% de toda a biodiversidade do planeta estejam em território brasileiro, e, dentre elas, inúmeras espécies endêmicas, que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. No entanto, pouco se sabe sobre os animais brasileiros, as ameaças que eles vêm sofrendo há muitos anos com a devastação das florestas e, mais recentemente, com o aquecimento global, que modifica o clima, a vegetação que lhe serve de alimento ou abrigo, que reduz a quantidade de água e torna sua sobrevivência cada vez mais difícil."

Savio Freire Bruno, autor do livro "100 animais ameaçados de extinção no Brasil"

 

Partindo dessas informações, faz-se necessário abordar o tema “Animais em extinção” em sala de aula, pois é no ambiente coletivo, no ambiente escolar, que as crianças poderão trocar informações, descobrir juntas formas de proteção dos seres vivos e compreender que podem ser agentes de transformação de uma cultura de desrespeito ao meio ambiente. É no espaço escolar, por meio de um estudo sobre os animais brasileiros, o processo de extinção de espécies e a causa de seu desaparecimento, que as crianças poderão tomar consciência do que é preciso ser feito em benefício do nosso planeta.

Leia o plano e prepare, com antecedência as cópias dos textos e os materiais descritos na etapa 3.

 

2ª Etapa: Conversando sobre o assunto

•Comece a aula organizando os alunos em roda e pergunte ao grupo quais são os direitos que eles acham que os animais têm. Deixe que falem livremente o que pensam sobre o assunto e vá propondo perguntas sobre o porquê dos animais precisarem de direitos e como podemos garanti-los.  

 

•Depois desta conversa inicial, entregue a cada aluno uma cópia da declaração dos direitos dos animais, você pode encontrar o texto no link 4 da aba “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Faça junto com eles a leitura de cada item deste material. Durante a leitura comente o que está descrito ali e faça relações com o que os alunos disseram anteriormente.

 

•Após esse momento, pergunte a eles o que sabem a respeito da palavra extinção, o que ela significa e porque está relacionada aos direitos dos animais.

 

3ª Etapa: Sorteie um animal

•Com os alunos ainda dispostos em roda, apresente uma sacola. Dentro dela deverá haver figuras de animais extintos ou em risco de extinção, em número suficiente para que cada um dos alunos receba a figura de um animal, procure selecionar animais brasileiros, você encontrará listas dos animais nos links 2 e 3 da aba “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Peça que cada aluno retire uma imagem da sacola e escreva em um papel qual o nome do animal. 

 

•Solicite que colem a imagem em seu caderno e levem como lição de casa a seguinte a Tabela 1, disponível no Material de Apoio, tabela para preencher com a ajuda dos pais, como forma de coleta de dados.

 

•Na data estipulada por você, reúna as coletas de dados e socialize-as com o grupo. Você pode construir uma tabela única que ficará exposta na sala para consultas futuras. Veja o modelo da Tabela 2, no Material de Apoio.

 

4ª Etapa: Selecionando animais

•Depois de socializar os dados coletados pelos alunos, faça uma votação para escolherem somente 10 animais que serão pesquisados mais intensamente. Cada aluno poderá votar somente em um animal e os mais votados serão pesquisados pelo grupo durante as aulas. Aqui, você pode propor uma votação secreta entregando um papel pequeno e em branco para cada aluno e pedindo que escreva o nome do animal que mais lhe interessa. Depois todos devem colocar seu papel em uma caixa e, então, será feita a apuração.  

•Antes de iniciar a votação explique que o resultado do trabalho será uma enciclopédia virtual contendo os 10 animais mais votados e as informações e curiosidades sobre eles. Defina coletivamente quais serão os itens dessa enciclopédia, para que todos os grupos pesquisem as mesmas informações. Veja um modelo com itens de pesquisa no Material de Apoio, ficha 3. Avalie a condição do grupo para uma lista mais ou menos extensa

•Com os 10 animais selecionados, divida os alunos em grupos e entregue a cada um o nome do animal que o grupo deverá pesquisar e livros onde possam encontrar as informações necessárias. Agende aulas na biblioteca e no laboratório de informática para que os alunos pesquisem na internet as informações. 

 

5ª Etapa: Produzindo a enciclopédia

Com as informações coletadas, peça aos alunos para digitarem-nas no computador da escola e depois organize a enciclopédia. Você pode utilizar programas como o  Power Point, o Publisher ou outro sugerido pelo professor de informática. Converse com ele, com antecedência, para ajudar você neste projeto. Você também poderá colocar na enciclopédia, junto com as informações sobre os animais, um poema escrito sobre ele. Para isso, leia para os alunos os poemas da coleção “Brasileirinhos” escritos por Lalau e ilustrados por Laurabeatriz, os livros estão indicados no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.  

6ª Etapa: Assistindo filmes sobre o tema

Como forma de finalizar o trabalho realizado, assista com os alunos aos filmes “Rio”, “Tainá 1” e “Tainá 2 – A aventura continua” em que o assunto animais em extinção é abordado.

 

Materiais Relacionados

 1. Para saber mais sobre animais em risco de extinção acesse o link: http://www.smartkids.com.br/especiais/animais-em-extincao.html

2. Para saber mais sobre desmatamento e extinção acesse o link: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1633175

3. Para selecionar imagens de animais em risco de extinção no Brasil leia o livro “100 animais ameaçados de extinção no Brasil” acessando o link: http://construtor.universonet.com.br/Sites/6e257e32-14d9-443b-87c8-dcc95a6f7177/page31.aspx
 
4. Para saber detalhes sobre a declaração do direito dos animais acesse o link http://www.apasfa.org/leis/declaracao.shtml
 
5. Para ler, com os alunos, selecione alguns bons livros sobre o tema, abaixo você encontrará alguns títulos:
 
– CAMM, Martin. Perguntas e Curiosidades – Moradia dos Animais. Editora: Girassol.
– TAYLOR, Barbara. Ciência em 3D – Animais e suas Moradias. Editora: Girassol.
– TERNI, Fabio. Bicharada em perigo. Editora: Girafinha.
– WETTER, Bernard de. Animais em perigo. Editora: Girassol.
– Lalau e Laurabeatriz. Brasileirinhos. Editora: Cosac Naify.
– Lalau e Laurabeatriz. Novos Brasileirinhos. Editora: Cosac Naify.
– Lalau e Laurabeatriz. Mais Brasileirinhos. Editora: Cosac Naify.
– Lalau e Laurabeatriz. Bem Brasileirinhos. Editora: Cosac Naify.
 

Arquivos anexados

  1. Enciclopédia: Animais em extinção, quais são?

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.