Conteúdos

• Esportes adaptados.
• Paraolimpíada.

Objetivos

• Conhecer a história dos esportes Paralímpicos.
• Identificar e comparar as mudanças propostas nos esportes adaptados.
• Compreender a importância da inclusão no esporte para a socialização das pessoas com deficiência.
• Participar dos esportes adaptados propostos respeitando as regras.

1ª Etapa: Início de conversa

A prática de esportes é importante para todos, seja por diversão, condicionamento físico, saúde, entre outras razões. Ela deve ser acessível inclusive a pessoas portadoras de deficiência física, pois facilitam o processo de reabilitação, além de ser uma importante forma de inclusão social. Atualmente, existem diversos eventos mundiais que reúnem estes atletas para praticarem esportes que são desenvolvidos e adaptados às  diversas deficiências, sendo o de maior destaque os Jogos Paraolímpicos, hoje, chamados de Paralímpicos. O Brasil, em sua última participação dos jogos em 2012, ficou entre as 10 primeiras posições no ranking de medalhas, ultrapassando países como a Alemanha e a Holanda. Assim, apresentar aos alunos formas de adaptação de esportes mundialmente praticados e fazê-los compreender a importância da inclusão é relevante.

2ª Etapa: Jogos Paralímpicos

• Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem a respeito dos Jogos Paralímpicos e se já assistiram alguma dessas competições. Em seguida, assista com eles a vídeos que tragam um pouco do histórico desse evento esportivo, algumas sugestões estão no link 5, aba Para organizar seu trabalho e saber mais. É importante debater com o grupo a importância das adaptações feitas para cada uma das modalidades.

• Após as discussões iniciais, divida os alunos em duplas e sorteie entre eles as modalidades contempladas nos Jogos Paralímpicos, você encontra a lista completa no link 1 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais. Nas duplas eles deverão pesquisar, em casa ou na escola, as regras adaptadas desse esporte, nomes dos principais medalhistas da categoria e imagens e vídeos para compartilhar com os colegas em forma de seminário.

• Nessa etapa, você ainda pode propor algumas brincadeiras como um jogo da memória com imagens de Esportes convencionais e suas adaptações, quiz de perguntas e respostas com as informações retiradas dos seminários, entre outros que achar interessante.

3ª Etapa: Esportes adaptados

• Depois de sistematizar com os alunos as informações sobre os esportes adaptados e conhecer mais sobre o histórico e regras de cada um deles, proponha ao grupo a realização de alguns como Futebol de Cego ou Vôlei sentado, por exemplo. As regras você encontra nos links 3 e 4, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.

• Pesquise outras modalidades que são possíveis de serem realizadas com os alunos e proponha que joguem também, você encontra a regra de alguns no link 1 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais. Cabe sempre ao final de cada partida, conversar com os alunos sobre as dificuldades que tiveram com as adaptações e as semelhanças e diferenças encontradas entre as regras desse esporte e sua forma convencional.

4ª Etapa: Criando adaptações

• Agora que os alunos já estão mais familiarizados com esses esportes, separe-os em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que pensem em uma modalidade esportiva ou um jogo/brincadeira que ainda não foi adaptada para pessoas com deficiência e criem novas regras para ela pensando em como adaptá-la. Como por exemplo, ginástica olímpica com exercícios de ajuda parcial ou integral ou um jogo de queimada as cegas, utilizando uma bola com artifício sonoro.

• Após criarem as regras, eles terão que vivenciá-las para descobrir se as mudanças ficaram ou não viáveis. Você pode inclusive convidar pessoas que possuam alguma deficiência para analisar as regras criadas pelos grupos e conversar com eles sobre sua deficiência e as dificuldades que enfrenta para conviver com ela em sociedade.

• Para finalizar, organize uma competição escolar, junto com os alunos, de esportes adaptados, os demais estudantes da escola poderão se inscrever nas modalidades de seu interesse e os alunos da sua turma poderão ser os técnicos. Essa é uma grande oportunidade de validar para a comunidade escolar o trabalho desenvolvido pelo grupo, além de apresentá-los esse importante evento esportivo mundial.

Materiais Relacionados

1. Para saber quais são as modalidades de esportes paralímpicos acesse o link

2. Para saber sobre a importância do esporte adaptado assista ao vídeo “Esporte como fator de inclusão” no link

3. Para compartilhar com os alunos as regras do Futebol para Cegos acesse o link

4. Para compartilhar com os alunos as regras do Vôlei sentado acesse o link

5. Para assistir com os alunos vídeos com histórico dos Jogos Paralímpicos acesse o link

http://bit.ly/1SUOvTB

http://bit.ly/1SUOzT7

Arquivos anexados

  1. Esportes: adaptação e inclusão

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.