Conteúdos
História da África
Objetivos
Transformar o entendimento de “África” como unidade para um conceito de “Áfricas”, múltiplas culturas, temporalidades, histórias e realidades.
Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.
1ª Etapa: 1ª Etapa: Introdução ao tema
Falar sobre a História da África é tarefa complicada. De qual África estamos falando? Do continente africano? Da África negra ou branca? Das civilizações anteriores à colonização européia? Ou dos períodos de conflitos durante ou depois da exploração pelo homem branco? Da África rica ou da África pobre, da cultura ou da fome?
É importante desfazermos a imagem de África como uma grande e única savana, com desertos e habitantes morrendo de fome. A África trata-se de um grande continente, com vários Estados sem ligação entre si, muitas histórias, e culturas extremamente ricas.
Muito de nossa cultura, a brasileira, devemos à cultura africana, trazida para o Brasil colonial com a escravidão. Por que nosso carnaval é diferente? Como surgiu a capoeira? De onde vieram as religiões umbandistas?
2ª Etapa: 2ª Etapa: Apresentação
A visão sobre a África:
• Levante as opiniões correntes dos alunos sobre o continente africano;
• Questione-os sobre a visão que tem sobre:
– Organização política e econômica
– Estruturas religiosas;
– Aspectos culturais
Professor, se achar que faltam dados você pode propor uma pesquisa no laboratório de informática.
• De posse destes dados, apresente o vídeo e os textos seguintes. Ao final, refaça o questionamento na mesma ordem.
Exiba o vídeo “O Perigo de uma única história”. Chame atenção para as menções da autora sobre a sua infância, o contato com a universidade, seu olhar sobre o garoto Fide e sua família.
Informações importantes para abordar sobre o vídeo:
• A África, antes da colonização européia, estava distribuída em tribos organizadas, e havia grandes reinos formados, com reis e uma organização hierárquica complexa. Havia ainda rivalidades e alianças entre estas tribos e reinos.
• A alimentação inclui os mais variados frutos. Hobob, nome da jujuba, fruto da jujubeira, deu nome à bala de goma que conhecemos. Fufu e futu, bolinhos de milho, mandioca ou banana, acompanhados de diversos molhos. Grãos de milhete, parecidos com o milho, ou o sorgo, branco ou vermelho, outro semelhante.
• As mulheres usam conjuntos-pagne, composição de três peças de vestuário do mesmo tecido: uma bata longa, uma saia comprida e um lenço na cabeça.. Homens usam bubu. Em geral, são muito coloridos.
• A história era transmitida oralmente, não era escrita. O conhecimento era transmitido por griot, espécie de músico-poeta que, conservava a memória oral. O griot não se enganava, não esquecia e não mentia.
• A música é elemento presente. No trabalho, nos rituais religiosos, nas celebrações dos bons e maus momentos, nos nascimentos e nas mortes.
3ª Etapa: 3ª Etapa: Atividades
As cores da África
1) proponha as seguintes questões para debate:
• Quais elementos da cultura africana você pode identificar no nosso país?
• Nós conseguimos identificar esses elementos da cultura africana?
2) Para ampliar o debate, faça uma leitura mediada da reportagem "Arte e história do museu Afro-Brasil". Após cuidadosa leitura, discuta com os alunos os seguintes aspectos:
• A África tem uma história para ser contada?
• O preconceito é fruto do desconhecimento?
3) Assista a filmes que retratem a cultura e as crenças: Kiriku e a Feiticeira
Materiais Relacionados
– Consulte os links indicados:
• África Negra (colonização, escravidão e independência)
• Conheça o site Afro Educação
– Selecione um mapa político do continente africano, com os países bem demarcados, preferencialmente com cores diferentes para melhor ilustrar o número e a diversidade de Estados.
• World Mapper (ao passar o mouse sobre os países encontrará sua denominação)
• Mapoteca Virtual da Universidade do Texas
– Utilize livros paradidáticos de contos tradicionais de povos africanos. Durante a escolha tenha o cuidado de checar a visão apresentada sobre o assunto, as imagens, a representação do negro. Confira um exemplo.
– Assista aos vídeos:
“O Perigo de uma única história”, o discurso da contadora de histórias Chimamanda Adichie, [“The danger of a single history”[legendado].
Bibliografia:
DESNOËTTES, Caroline, HARTMANN, Isabelle. Batuque das Cores: Companhia das Letrinhas, 2009
LIMA, Heloisa Pires. Histórias da Preta. Companhia das Letrinhas, 2005
PRANDI, Reginaldo. Ifá, o Adivinho. São Paulo: Companhia das Letras, 2002
THEODORO, Helena. Os ibejis e o carnaval. Ed. Pallas, 2009
– Você pode ainda consultar bibliografia adicional sobre o tema:
COUTO, Mia. Os vizinhos. In: Na berma de nenhuma estrada e outros contos. Lisboa: Caminho, 2002
FANON, Franz. Desventuras da consciência nacional. In: Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
HERNANDEZ, Leila M.G.L. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.(Confira parte da obra)
SCHWARTZ, Stuart. Repensando Palmares. Resistência escrava na colônia. In: Escravos, roceiros e rebeldes.Tradução. Bauru: Edusc, 2001
Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: História da África. Prof. Eduardo Freitas Fonseca.