Conteúdos

Histórias em quadrinhos.

Objetivos

Incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler.

Conhecer o gênero textual, sua estrutura e função, percebendo características da linguagem das histórias em quadrinhos.
Criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando os conhecimentos adquiridos.
 

1ª Etapa: Início de conversa

O interesse que as crianças demonstram por histórias em quadrinhos (HQS) está totalmente relacionado à facilidade com que esse tipo de leitura conversa com a personalidade infantil. São textos que mobilizam as crianças por apresentarem uma estrutura particularmente atrativa com desenhos que por si só contam a história, além de uma proximidade com a linguagem utilizada pelas crianças em seu dia a dia. Dessa forma, os quadrinhos contribuem para a formação do prazer leitor e do aprimoramento do vocabulário, sendo eles assim, um excelente recurso para o trabalho em sala de aula.

2ª Etapa: Explorando histórias em quadrinhos

 • Para iniciar a aula separe diversos tipos de histórias em quadrinhos (gibis, livros e tirinhas de jornal), você encontra algumas no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Em seguida, distribua esse material pela sala ou, se possível, em um gramado dentro da escola. 

 

Apresente aos alunos esse gênero textual, perguntando quem tem o costume de ler histórias em quadrinhos e quais são as características desse tipo de texto. Você poderá criar com eles uma lista com os itens que não podem faltar em uma HQ. Além disso, lembre-se de apresentar histórias em quadrinhos de autores diversos como Turma da Mônica, Luluzinha, Calvin e Haroldo, Mafalda, entre outros.

 

Depois, deixe que explorem individualmente ou em grupo as histórias que você disponibilizou. Esse momento de exploração é extremamente importante para a criação do hábito de leitura. Uma sugestão é que esse material fique disponível em sala de aula todos os dias, para que ao término das atividades ou em momentos estipulados os alunos possam fazer a leitura dos mesmos.

 

3ª Etapa: Feira de trocas de HQS

 • Após a exploração inicial, pergunte aos alunos quem tem esse tipo de material em casa e proponha que façam a troca entre eles dos que já leram. Assim, eles criarão um repertório maior de histórias e movimentarão os gibis ou tirinhas que estão em desuso. 

 

Você também pode promover junto com os alunos uma feira de troca de HQS entre toda a comunidade escolar. Monte um espaço na recepção da escola, solicite que os alunos criem cartazes explicando a proposta de troca de histórias em quadrinhos e convidando a todos para participar.

 

Esse tipo de atividade além de promover a leitura, estimula os alunos a dividirem e compartilharem o que tem.

 

4ª Etapa: Criando suas próprias tirinhas

Posteriormente, estimule os alunos a criarem suas próprias histórias em quadrinhos.

 

Levante com eles as características das histórias em quadrinhos: o tipo de linguagem, os formatos gráfico para fala e pensamento, os símbolos usados em lugar dos palavrões, a organização espacial da página, o lugar do título, do autor, o tipo de letra.

 

Inicialmente leve os a sala de informática da escola e deixe que criem tirinhas virtuais, você encontra dois sites com essa proposta no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. 

 

Para facilitar a utilização dos programas você poderá criar uma tirinha coletivamente com o grupo ensinando-os passa a passo de como fazer. Os dois sites disponíveis são de fácil utilização, primeiro você escolhe o cenário, em seguida os personagens e por último coloca os balões escrevendo o texto da história. Você poderá também imprimir as produções dos alunos caso ache válido, essa opção está disponível nos dois programas indicados.

 

Em seguida, em sala de aula, proponha que a criação de histórias em quadrinhos seja feita manualmente disponibilizando folhas em branco, réguas, lápis e borracha, entre outros materiais que achar necessário. Lembre-se de repassar com os alunos a lista escrita anteriormente com os itens fundamentais para uma HQ.

 

Outra ideia divertida de criação de histórias em quadrinhos é recortar quadrinhos de gibis ou tirinhas de jornal e continuar ou completar a história.

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre histórias em quadrinhos acesse o link 

 
2. Para compartilhar com os alunos tirinhas da Mafalda acesse o link 
 
3. Para compartilhar com os alunos tirinhas da Turma de Mônica acesse o link 
 
4. Para compartilhar com os alunos tirinhas do Calvin e Haroldo acesse o link 
 
5. Para criar suas próprias histórias em quadrinhos acesse os links
 
 
 

Arquivos anexados

  1. Histórias em quadrinhos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.