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Causas e consequências das ilhas de calor 

Objetivos

 Causas e consequências das ilhas de calor 

1ª Etapa: Explorando ideias iniciais

Com a turma reunida, leia o seguinte trecho de uma notícia que está indicada no item 1 do tópico “Para saber mais”.

Enquanto o Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, ferve a mais de 30°C, os moradores da Serra da Cantareira, extremo norte, podem desfrutar um clima abaixo dos 20°C. Uma pesquisa inédita da Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizada com a colaboração do laboratório Goddard da Nasa (agência espacial americana), mostra que a capital paulista já pode ter diferença de temperatura de até 14°C no mesmo instante.

Em seguida, no laboratório de informática (ou utilizando netbooks ou tablets), organize a turma em duplas e solicite um levantamento das características dos bairros do Itaim Paulista e da Cantareira, procurando responder à  seguinte questão:

Quais são as características geográficas de cada um desses bairros que acarretam a diferença de temperatura?

Você pode sugerir os sites para pesquisa: Google Maps, Site da Prefeitura de São Paulo. 

2ª Etapa: Socializando informações

Com a turma reunida, solicite a cada dupla que apresente os resultados da pesquisa anterior. A ideia é formar um fórum de discussão, no qual o professor interage acrescentando ou corrigindo informações apresentadas pelos alunos. Utilize o material indicado no item 2 do tópico “Para saber mais”, para mediar esse fórum com a turma. 

3ª Etapa: Sistematizando os conteúdos

Prepare uma aula expositiva para sistematizar o conteúdo trabalhado nas etapas anteriores deste plano. Para isso, utilize os materiais disponíveis nos itens 2 e 3 do tópico “Para saber mais”. Utilize a simulação indicada no item 4 deste mesmo tópico para ilustrar a sua aula.

 

Por fim, assista com os alunos ao vídeo sugerido no item 5 que mostra uma ação para minimizar esse fenômeno na cidade de Guarulhos.

 

4ª Etapa: Finalizando a discussão

Com a turma reunida, apresente aos alunos a imagem abaixo que mostra a relação da temperatura aparente da superfície e a distribuição da vegetação em São Paulo. Peça aos alunos que redijam uma carta ao Prefeito de São Paulo, tendo por base as informações da imagem e também do plano de aula, solicitando a tomada de medidas emergenciais para minimizar o problema nos bairros mais afetados. O vídeo sugerido no item 6 do tópico “Para saber mais”, fornece orientações para a elaboração de uma carta formal.

 

Materiais Relacionados

1) A notícia veiculada traz informações sobre pesquisa que mapeou as temperaturas nos diferentes bairros de São Paulo.
2) O link fornece informações muito interessantes sobre as ilhas de calor em São Paulo, inclusive com as temperaturas de alguns bairros. 
3) O link mostra a realidade do fenômeno ilhas de calor em outro estado brasileiro, o Amazonas.
5) O vídeo apresenta as ações da Prefeitura de Guarulhos para minimizar o fenômeno ilhas de calor nesta cidade. 
6) Orientações para a escrita de uma carta formal podem ser obtidas no vídeo.

 

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