Conteúdos

Imigração através de Imagens

Objetivos

Discutir movimentos migratórios no Brasil e no mundo através da leitura de imagens. Compreender que imagem é texto e pode ser lida. Realizar a leitura da imagem Emigrantes, de Domingos Maria Xavier Rebelo, e compará-la a obra Os Regressantes de Tomás Vieira.

Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.
 
 

1ª Etapa: Conhecendo o autor

Inicie a aula apresentando a imagem Emigrantes, sem aprofundar-se. Sugira que os alunos pesquisem sobre o autor. Cada aluno deverá registrar um aspecto que achar interessante sobre o pintor Domingos Rebelo, para ser socializado em sala. A pesquisa pode ser feita na sala de informática da escola ou em casa (utilize link 2).



O professor deverá complementar os dados, apresentados pelos alunos, se necessário, organizando um texto coletivo (nessa modalidade de produção, o professor passa a ser o escriba da classe, organizando na lousa os dados pesquisados e trazidos pelos alunos ). Enquanto compõe o texto na lousa, aproveita para acrescentar dados que julgue relevantes, e que não foram citados sobre Domingos Rebelo, veja as sugestões:



• Período de vida.

• Local onde nasceu e viveu.

• Principais obras.

• Curiosidades sobre as principais obras.

• Fatos de sua vida que se relacione com  o regionalismo em suas pinturas.

• Período que ele retratou.

• Sua importância para a cultura local.

 

2ª Etapa: Leitura de imagem

Apresente, por meio de um data-show, projetor ou fotocópia, a imagem da tela Os Emigrantes de Domingos Rebelo (lembre-se de colocar a legenda, disponível no link 1).



Inicie com os alunos a leitura da imagem, incentivando-os a observar detalhes. 



Organize o processo coletivamente (caso os alunos não tenham esta vivência) ou em grupos, utilizando o roteiro de leitura de imagem a seguir  para produzir um texto, caso os alunos já possuam esta habilidade.



Observe a sugestão de roteiro para a leitura da imagem:

• De quem é esta imagem (pintor, fotógrafo…).

• Quando a imagem foi feita?

• Que tempo histórico ela retrata?

• O que ela mostra? (Se for um acontecimento, o que se sabe sobre ele? Ou simples descrição).

• Tem pessoas? Descreva posturas, vestimentas, expressões.

• Como se sentem essas pessoas? Por quê?

• O que você acha que está acontecendo?

• Sobre a arquitetura o que pode ser percebido (tempo, estilo, cores …)?

• Motivos que o autor teria para produzir esta imagem.

• Quantos planos? O que está em cada plano?

• Curiosidades.

• Abra uma discussão com a classe, para comparar as leituras da imagem.

 

3ª Etapa: Localização no espaço

Observe no Atlas Geográfico a localização do Arquipélago do Açores (link 4).

Discuta a localização, distância do continente Americano, oceano que separa o arquipélago do continente Americano (link 4).

 

4ª Etapa: Fechamento

Reapresente a obra Os Emigrantes e proponha que relacionem o que já sabem sobre a imagem com as informações construídas na etapa nº 3.



Apresente aos alunos uma nova imagem, “Os Regressantes” (link 1) e compare com a imagem “Os Emigrantes”. Os alunos, em grupos, organizarão um texto sobre a comparação entre as imagens, utilizando o conhecimento obtido nas aulas anteriores.

 

Materiais Relacionados

Para obter as imagens que serão analisadas, acesse.

Para conhecer mais sobre a vida e a obra do pintor Domingos Rebelo, acesse aqui e aqui.

Para saber mais sobre a imigração no Brasil, acesse aqui e aqui.

Para observar o mapa do Arquipélago dos Açores e informações sobre o lugar. Acesse:

Site 1
Site 2
Site 3

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Imigração através de Imagens. Profa. Edileine Lima Souza.  

Arquivos anexados

  1. Imigração através de Imagens

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.