Conteúdos
Classe Insecta;
Relações entre seres vivos e diversidade da vida.
Objetivos
• Caracterizar os insetos morfologicamente;
1ª Etapa: Introduzindo o tema
Professor, você encontra este plano para download na aba “Material de apoio”. Antes de iniciar o trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”
2ª Etapa: Agrupando as informações
Após o filme, promova uma discussão sobre o que os alunos acharam de mais interessante e se eles perceberam a relação de interdependência entre os organismos vivos e como essa relação poderia influenciar no controle de pragas na agricultura. Apresente rapidamente o vídeo sugerido no link 2, que reforça essa relação.
3ª Etapa: Construindo um vídeo – documentário sobre os insetos
Apresente à sala um aplicativo de celular chamado VivaVídeo, acesse por meio do Link 3. Este é um dos melhores apps de câmera de vídeo e editor de vídeos da loja do Android. Ele pode ser instalado nos celulares dos alunos clicando na opção Play Store e buscando “Viva Vídeo” e seguindo as instruções de instalação. Após instalado os alunos já podem montar seu vídeo sobre os insetos.
4ª Etapa: Mãos à obra
Primeiramente dividiremos grupos de alunos para a produção do vídeo. Eles deverão tirar fotos dos diferentes insetos encontrados em sua escola, bairro, casa e diversos lugares. Depois, em grupo, na sala de aula, eles deverão reunir essas fotos e montarão um vídeo – documentário, no qual poderão falar sobre as particularidades ou curiosidades dos insetos cujas imagens foram reunidas. O vídeo pode ter duração de, no máximo, 5 minutos.
5ª Etapa: Concluindo a tarefa
Após a conclusão dos vídeos, os mesmos podem ser apresentados para toda a turma por meio do Data Show ou recurso que a escola tiver. Deve ser avaliado o envolvimento dos alunos com a produção do vídeo, a pesquisa relacionada ao tema e apresentação geral.
Materiais Relacionados
1 – Filme Microcosmos: Fantástica aventura da natureza. É uma aventura emocionante que tem como personagens principais os insetos. Disponível no link.