Conteúdos

Causas e consequências da inversão térmica

Objetivos

  • Compreender o conceito de inversão térmica, suas causas e consequências.
  • Discutir mecanismos de ação visando a minimização desse fenômeno.
  • Reconhecer que i inversão térmica dificulta a dispersão de poluentes.

1ª Etapa: Início de conversa

É muito comum, em artigos de divulgação, confundir-se os conceitos de densidade e peso. Em vários materiais indicados (inclusive os redigidos por químicos) utiliza-se como sinônimos, “ar mais denso” com “ar mais pesado” ou “ar menos denso” com “ar mais leve”. Densidade e peso são dois conceitos diferentes. Procure esclarecer essa questão com os alunos, durante a realização deste plano de aula. 

2ª Etapa: Conhecendo o fenômeno da inversão térmica

Providencie cópias da matéria indicada no item 1 do tópico “Para saber mais” e distribua aos alunos. Com a turma reunida, solicite a leitura e abra uma discussão que terá como principal objetivo identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Oriente-os também sobre as diferenças entre os conceitos de peso e densidade.  Utilize para isso informações que poderão ser obtidas no texto indicado no item 2 do tópico “Para saber mais”. Se considerar necessário, faça anotações na lousa e peça aos alunos que anotem em seus cadernos, para compararem suas ideias iniciais e finais (depois da realização do plano). 

3ª Etapa: Conceituando inversão térmica

Prepare uma aula expositiva com os textos indicados nos item 3 do tópico “Para saber mais”. Utilize o infográfico do item 4 deste mesmo tópico para ilustrar sua aula. 

4ª Etapa: Experimentando a inversão térmica

No laboratório de Ciências realize o experimento indicado no item 5 do tópico “Para saber mais”. O vídeo deve ser uma referência para o professor, os alunos não devem assisti-lo, pois esse fornece de imediato respostas a algumas questões que poderão ser trabalhadas durante a realização do experimento. 

5ª Etapa: Propondo soluções

Sabendo-se que a inversão térmica é um fenômeno que dificulta a dispersão de poluentes, principalmente no inverno, realize uma atividade com seus alunos com o intuito de propor soluções para o problema, ou seja, lance a questão: quais são as ações individuais e coletivas que devem ser adotadas para que ocorra diminuição de poluentes na atmosfera e minimização das consequências da inversão térmica?

 

Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos e, no laboratório de informática ou utilizando computadores e tablets em sala, solicite a elaboração de um cartaz em Powerpoint (ou similar) que responda a questão. Informe aos alunos que cada grupo deverá escolher uma ação e representá-la, por meio de uma só imagem e uma só frase, como no exemplo abaixo:

 

Materiais Relacionados

1) No link pode ser encontrada uma matéria recente que indica de forma geral as causas do fenômeno inversão térmica.
2) No link é apresentado de forma bastante didática o conceito de densidade.
3) Explicações sobre o fenômeno de inversão térmica são apresentadas de forma bastante ilustrativa nos links http://ambiente.hsw.uol.com.br/inversao-termica.htm e http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/08/10/o-que-e-o-que-e-9/ 
4) No link encontra-se uma animação sobre o fenômeno.
5) O vídeo apresenta um experimento bastante simples que esclarece os conceitos de densidade, fundamentais para compreensão do fenômeno da inversão térmica.

 

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