Conteúdos

 Representação, circo, expressão, Stop motion, massa de modelar.

Objetivos

Refletir sobre o uso de diferentes materiais e técnicas presentes nas produções artísticas.

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Comece a aula com o jogo cênico “Dado do circo. ”

O jogo consiste em um dado com a figura de seis personagens do circo: Mágico, palhaço, bailarina, equilibrista, malabarista e domador de leões. Para fazer o dado, utilize o molde abaixo ou convide os alunos a desenharem os personagens, após uma conversa sobre quem trabalha no circo:

 

 

   

 

* Cole as  imagens dos personagens em cada lado do dado.

* Em um espaço amplo, organize os alunos em círculo.

* Cada aluno em sua vez deverá jogar o dado e observar qual figura que virou, na sequência deverá representar o personagem. Assim trabalhando a encenação. 

 

Caso prefira trabalhar em pequenos grupos, convide-os a montar vários dados para o jogo.

 

2ª Etapa: Agrupando as informações

Reúna a turma e use como disparador o vídeo: “A História do Circo” (link 1 da área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais). Na sequência abrir para uma roda de conversa sobre o tema.

 

Organize um cronograma para que os alunos assistam aos vídeos:  “Os Saltimbancos Trapalhões 1981 Filme Completo”, “Jesko, Cirque du Soleil, Saltimbanco”, links 2, 3 e 4. Se for impossível apresentar a íntegra, selecione trechos que iluminem a discussão a seguir

Essas produções permitirão a reflexão com os alunos sobre as mudanças na apresentação circense: as diferenças dos circos antigos e contemporâneos, no Brasil e no mundo. O Início do circo no Brasil e o circo contemporâneo.

 

3ª Etapa: Apresentação da técnica Stop Motion

Utilize o vídeo: “Borboleta de massinha em Stop Motion” para instigar a curiosidade dos alunos. Partir para uma conversa informal relacionada ao vídeo.

Na sequência assistir o vídeo: “Como fazer um Stop Motion (vídeo de instrução)”. Para entender como se produz um “stop motion”.

 

4ª Etapa: Mãos à obra

Com base nos vídeos anteriores, propor aos alunos a criação de uma animação  relacionada ao tema circo, utilizando a técnica do stop motion. A animação do vídeo pode ser feita em MovieMaker.

5ª Etapa: Conclusão das atividades

Após concluir a atividade proposta, exponha os produtos elaborados pelos alunos no ambiente escolar para que possam ser apreciados pelos demais alunos da instituição.

6ª Etapa: Avaliação

Proponha ao grupo a avaliação a partir dos seguintes elementos:

Representa ideias atribuindo e se utilizando da linguagem teatral através do jogo?

Aprecia e realiza experimentações cênicas de forma individual e coletiva com autonomia?

Materiais Relacionados

1 – A História do Circo

2 – Os Saltimbancos Trapalhões 1981 Filme Completo

3 – Jesko, Cirque du Soleil, Saltimbanco, Clown ACT 1
 
 
5 – O que é Stop Motion?
 
6 – Como fazer um Stop Motion (vídeo de instrução) 
 
7 – Borboleta de massinha em Stop Motion
 

Arquivos anexados

  1. Jogo cênico: elaboração da cena circense

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Destinos do lixo urbano: aterro sanitário e lixão

Material promove reflexão em sala de aula sobre o descarte de materiais consumidos na escola

Avatar Autor: Angélica Pall Oriani

Língua portuguesa: artigo definido e indefinido

Saiba como abordar com os aluno suas diferenças e usos

Avatar Autor: Angélica Pall Oriani

Dos and don’ts: forma imperativa para regras de convívio na escola

Atividade utiliza mind maps com normas da sala de aula para trabalhar a língua inglesa

Avatar Autor: Carla Laureto Hora

Temas populares na obra de Alfredo Volpi

Trabalhe com os alunos a produção do artista e a têmpera como técnica de pintura

Avatar Autor: Angélica Pall Oriani

Receba NossasNovidades