Conteúdos

• Jogos olímpicos.

• História das modalidades esportivas.

Objetivos

• Conhecer a história dos Jogos Olímpicos.

• Identificar as modalidades presentes atualmente no evento.

• Pesquisar a origem, regras e importância de cada modalidade esportiva.

• Trabalhar em equipe respeitando sua função no grupo.

1ª Etapa: Início de conversa

Os Jogos Olímpicos têm uma importância histórica sem precedentes no mundo todo. Iniciados em Olímpia, na Grécia e, hoje, presentes em diversas nações, os Jogos Olímpicos são o maior evento esportivo já criado. Com seu crescimento em larga escala, ano após ano, propicia a atletas de quase todas as nações a chance de alcançar um fama internacional com a conquista de medalhas, além de constituir uma grande oportunidade para os países sedes de se mostrarem para o mundo todo. No ano de 2016 o Rio de Janeiro será sede dos Jogos, assim, é de fundamental importância incorporar a temática na rotina escolar dos alunos brasileiros, com o objetivo de que se apropriem do histórico do evento, suas modalidades e de como ele pode afetar a organização do país.

A construção das atividades poderá ser feita em conjunto com professores de História e de Educação Física.

2ª Etapa: Histórico dos Jogos Olímpicos

 • Inicie a aula assistindo com os alunos um vídeo sobre a história dos Jogos Olímpicos disponível no link 3 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais. Durante o vídeo você pode ir criando com o grupo uma linha do tempo dos Jogos Olímpicos, você encontra alguns modelos no link 5 da mesma aba.

• Ao final do vídeo reúna o grupo e peça para que falem o que mais chamou a atenção deles na retrospectiva histórica do evento. Os alunos também poderão trazer comentários sobre os eventos que já acompanharam pela televisão, os esportes que mais gostam, se conhecem nomes de medalhistas, entre outras curiosidades que acharem pertinentes.

• Em seguida, leve os alunos até a sala de informática da escola e proponha que pesquisem uma curiosidade dos Jogos Olímpicos e criem um pequeno texto falando sobre ela, depois eles deverão montar um cartaz no word utilizando seu texto e fotos que representem a curiosidade escolhida. Os trabalhos poderão ser impressos e expostos na escola.

3ª Etapa: Jogos e suas modalidades

 • Após conhecerem mais sobre o histórico do evento, divida os alunos em duplas e apresente a eles quais modalidades esportivas são contempladas atualmente no evento, você pode trazer algumas imagens ou vídeos de cada uma delas. Um opção, nesta atividade, é a escolha de modalidades menos ‘populares’ ou conhecidas dos alunos. No atletismo, por exemplo, temos competições como  lançamento de martelo, peso e disco. Em seguida, defina com a turma as modalidades a serem trabalhadas e sorteie uma modalidade por dupla.

• Ciente de qual será sua modalidade, cada dupla deverá pesquisar informações, curiosidades, regras, principais medalhistas, imagens, vídeos, entre outras informações que achar interessantes compartilhar com os demais colegas e criar uma apresentação em forma de seminário.

• Para a finalizar, esta etapa organize uma data e um local para que os alunos apresentem seus trabalhos, ao alunos do Fundamental 1.

• O passo seguinte será propor que as duplas criem oficinas esportivas, contemplando a sua modalidade e atendam crianças menores, seja da própria unidade escolar ou de outras comunidades. Dessa forma, eles poderão colocar em prática o conhecimento adquirido e valorizar o esporte como fonte de prazer, inclusão e socialização.

4ª Etapa: Criação

 • O desafio agora, será convidar os alunos a inventar uma modalidade. É importante, como primeiro passo, levantar o que é comum numa modalidade: espaço em que se realiza, objetos que utiliza, número de jogadores, objetivo, tempo, regras, possibilidades e proibições. Também é interessante que criem as roupas adequadas à prática.

• Você poderá manter as mesmas duplas ou juntar duas delas formando grupos de 4 alunos.

• Para finalizar, é possível criar um e-book com todas as sugestões dessas ‘Modalidades do Futuro’. Para isso utilize o aplicativo BookCreator.

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre os Jogos Olímpicos acesse os links:

http://bit.ly/1TZqzRf

http://bit.ly/1Rk2fpf

2. Para saber quais são as modalidades esportivas participantes dos Jogos Olímpicos acesse o link.

3. Para assistir com os alunos vídeo sobre a história dos Jogos Olímpicos acesse o link.

4. Para saber mais sobre o Projeto Transforma que leva os Jogos Olímpicos para as escolas acesse o link .

5. Para usar de modelo algumas linhas do tempo dos Jogos Olímpicos:

http://glo.bo/1W2rhRo
http://bit.ly/1TjUzVM

6. Para compartilhar com os alunos os maiores medalhistas dos Jogos Olímpicos acesse os links:

http://glo.bo/24ZVNNs

http://bit.ly/24ZWar6

7. Para criar um e-book, utilize o aplicativo BookCreator.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Jogos olímpicos modalidades contemporâneas

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.