Conteúdos

– Artigos definidos e indefinidos

Objetivos

– Conhecer as diferenças entre artigos definidos e indefinidos
– Reconhecer o uso de artigo definido ou indefinido de acordo com a determinação dos sentidos

Conhecimento prévio:
Substantivos

Previsão para aplicação:
2 aulas (50 minutos/aula)

1ª Etapa: Início de conversa

Projete para os alunos a charge do Snoopy, de Charles Schulz, e peça para que leiam e identifiquem os elementos principais. Direcione a discussão para que cheguem à palavra “cachorro”. Peça que notem nas frases quais são as palavras que se referem ao cachorro, assim como tentem explicar quais as diferenças entre os sentidos do primeiro e do segundo quadrinho. Aqui é importante enfatizar o que muda quando nos referimos a “o cachorro” e a “um cachorro”.

Explique aos alunos que “o” e “um” são exemplos de artigos definidos e indefinidos e que os mesmos possuem função de fazer referência a um elemento representante que se faz menção dentro do contexto comunicativo, aparecendo na estrutura textual antepostos aos substantivos.

2ª Etapa: Sistematizando

Na lousa, sistematize os conteúdos e as definições que você discutiu com os alunos. Anote que artigo definido, como o próprio nome diz, define um substantivo, determina gênero (masculino e feminino) e o número (singular ou plural). Em contrapartida, o artigo indefinido determina de um jeito vago o substantivo em questão, muitas vezes se referindo a um termo não mencionado anteriormente na oração. Na lousa, esboce o quadro abaixo para sistematizar o conteúdo.

Artigos definidos Artigos indefinidos
Singular Plural Singular Plural
Masculino o os um uns
Feminino a as uma umas

 
Explique aos alunos que a determinação é o valor do artigo. Assim, o artigo definido restringe a extensão do significado dos substantivos, individualiza-os e os define; o que pode significar conhecimento prévio por parte dos interlocutores a respeito do termo em questão. Já o artigo indefinido indica a espécie dos substantivos que são apresentados ao ouvinte e demonstra falta de conhecimento e determinação do elemento ao qual ele se refere. Sobre isso, retome as diferenças entre os sentidos da charge, que apresenta:

Um cachorro quer entrar em casa.

O cachorro que entrar em casa.

3ª Etapa: Praticando

Na sequência da atividade, promova o exercício da identificação e do reconhecimento dos artigos por parte dos alunos. Na lousa, escreva o poema Cidadezinha qualquer, de Carlos Drummond de Andrade.

Cidadezinha qualquer

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar… as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.

Carlos Drummond de Andrade
De Alguma poesia (1930)

Peça aos alunos para identificarem os elementos do poema relacionando-o com seu título. Questione quanto aos substantivos do poema, ajude-os a notar os substantivos “homem”, “cachorro”, “burro” e “janelas”. Na sequência, pergunte quais elementos antecedem essas palavras, grife-os na lousa e anote ao lado do poema. Questione os alunos quanto ao sentido que essas palavras assumem em relação ao título e enfatize a diferença entre o sentido de “um homem” e “as janelas”.  Na lousa, o(a) professor(a) deverá fazer a correção e discutir com a classe os resultados encontrados. Ajude a turma a reconhecer que a indeterminação e a generalização estão associadas ao emprego dos artigos indefinidos “um, uns, uma, umas” e que a definição e especificação estão associadas ao emprego dos artigos indefinidos “o, a, os, as”. Aproveite para mostrar que a determinação do artigo também determinaria a cidade a que o autor do poema se refere.

Materiais Relacionados

1) Artigo: “Entendendo a importância da utilização dos artigos”, do site Estudo Kids.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Artigo definido e indefinido

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