Conteúdos

– Conceitos de migração, emigração, imigração, fluxo migratório, conflito, cultura, crise, refugiados, direitos humanos.
– Tipos de conflitos e questões humanitárias.

Objetivos

– Compreender o significado dos conceitos de migração, emigração, imigração, fluxo migratório, conflito, cultura, crise, refugiados, direitos humanos.

 

– Conhecer as origens dos fluxos migratórios relacionados aos refugiados.

 

– Ler e interpretar textos informativos, imagens, mapas temáticos, gráficos e tabelas que trazem dados e informações referentes às migrações no mundo contemporâneo.

 

– Elaborar um seminário com o tema Conflitos, migrações e os refugiados no mundo atual.

 

– Apresentar o seminário para a turma.

 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. O professor poderá selecionar alguns e deixar para consulta na sala de aula, desde o início das atividades. 

 

Inicie a proposta de estudo com uma leitura compartilhada da última reportagem mencionada no item 8 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. Ela trata do aumento do fluxo migratório de africanos na Europa no ano de 2015: “As ações do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)”.

 

Dê atenção também aos países de onde saem os imigrantes e ao mapa das rotas de imigração rumo à Europa. Com a turma, identifique as causas dessa migração na Eritréia, Somália, Nigéria, Gâmbia e Sudão. Na lousa, monte um esquema de síntese das informações destacadas pela turma.

 

2ª Etapa: Conhecendo os tipos de migração relacionados aos conflitos no mundo contemporâneo

Nessa etapa, a turma assistirá a um episódio do programa Sem Fronteiras, mencionado no item 2 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. Os alunos deverão identificar causas, consequências, tipos de migração e características dos fluxos migratórios atuais, anotando-os. 

 

Depois, o professor mediará uma discussão com o título Como ocorrem migrações contemporâneas associadas a conflitos políticos, religiosos e étnicos?

 

 

A partir da discussão realizada, os alunos se organizarão em duplas ou trios para elaborar uma resposta por escrito para a questão proposta. Essa resposta deverá ser construída na forma de um pequeno texto narrativo.

 

Os pequenos grupos trocarão os textos entre si para que colegas apreciem a produção escrita, indicando lacunas, falhas, trechos interessantes e que merecem destaque. 

 

Depois dessa intervenção inicial, os grupos reelaborarão seu texto e farão uma apresentação oral de cada produção na forma de uma roda de leitura. 

 

 

3ª Etapa: Pesquisando sobre os fluxos migratórios e a crise dos refugiados na Europa

Os estudantes serão organizados em pequenos grupos (preferencialmente duplas) para pesquisarem as origens dos fluxos migratórios recentes na Europa e sua relação com os refugiados. Sugerimos que os textos dos sites indicados nos itens 4, 5, 7 e 8 da Seção Para

Organizar o seu Trabalho e Saber Mais sejam o material de consulta inicial dos alunos.

 

O professor orientará na organização da turma, que se dividirá para pesquisar os seguintes temas:

 

Migrações e refugiados do Afeganistão;

 

Migrações e refugiados da Turquia;

 

Migrações e refugiados da Síria;

 

Migrações e refugiados da Macedônia;

 

Migrações e refugiados da Eritréia; 

 

Migrações e refugiados da Somália;

 

Migrações e refugiados da Nigéria;

 

Migrações e refugiados da Gâmbia;

 

Migrações e refugiados do Sudão.

 

Cada grupo deverá identificar, de acordo o seu tema de estudo: as causas e as consequências das migrações, os locais para onde esses imigrantes se deslocam, as políticas de ajuda humanitária e de respeito aos direitos humanos adotadas pelos países que recebem esses imigrantes, as tensões e as propostas contrárias à abertura das fronteiras aos imigrantes, imagens e dados estatísticos capazes de ilustrar o conteúdo pesquisado.

 

4ª Etapa: Apresentação dos seminários

Na etapa final, cada grupo apresentará o seminário, resolvendo as dúvidas que surgirem. Sempre que necessário, o professor poderá intervir de modo a garantir a coerência e veracidade das informações, e a continuidade da dinâmica de apresentações, onde o saber ouvir e o respeito aos turnos de fala são elementos fundamentais. Sugerimos que cada grupo tenha um tempo de aproximadamente vinte a trinta minutos para se apresentar.

 

Ao final de cada apresentação (ou do conjunto de apresentações), o professor poderá solicitar uma avaliação da turma em relação aos seminários apresentados, destacando os pontos positivos e as ações propositivas para a melhoria do trabalho com seminários em situações futuras.

 

Materiais Relacionados

1. O documentário Migrações: Um Retrato do Nomadismo Contemporâneo trata da diáspora portuguesa no mundo atual. Ele está disponível no link

 
2. O programa Sem Fronteiras, do canal de TV a cabo GloboNews, disponível no link, trata das relações entre as crises econômicas e as mudanças nos fluxos migratórios, principalmente no que se refere à entrada de migrantes em países em desenvolvimento.
 
3. O texto aborda o papel do Brasil na rota das migrações atuais como polo de atração de pessoas oriundas de países vizinhos (Bolívia, Paraguai), do Caribe e da África (Nigéria, Angola, Moçambique). No mesmo sentido, o texto aborda como o Brasil se insere no contexto internacional das emigrações e das imigrações.
 
4. Os textos a seguir tratam de aspectos conceituais relacionados ao tema deste plano de aula, explicando as causas e as consequências dos principais fluxos migratórios do mundo atual:
 
 
 
 
5. Sobre os motivos das migrações ocorridas nos últimos dez anos, as seguintes reportagens ajudam a entender o fenômeno e relacioná-lo às questões humanitárias:
 
 
 
 
 
 
6. O texto orienta o professor nos elementos fundamentais a serem abordados no estudo do fenômeno das migrações.
 
7. No link o professor encontra um texto que relaciona as migrações à xenofobia, tema importante dentro do estudo proposto.
 
8. A Organização das Nações Unidas têm publicações periódicas sobre a situação dos migrantes e dos refugiados no mundo. Há vários materiais, dentre os quais destacamos o Relatório do Secretário-Geral: Migrações Internacionais e Desenvolvimento, disponível no link; as ações do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), encontradas no link 
 
9. O jornal O Globo disponibilizou uma reportagem acompanhada de gráficos sobre o fluxo migratório mundial desde a década de 1950, que pode ser encontrado no link. No mesmo sentido, a reportagem trata das migrações contemporâneas e da crise dos refugiados na Europa Ocidental. 
 

Arquivos anexados

  1. Migrações internacionais e a crise dos refugiados

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