Conteúdos
– Causas e consequência da tragédia do rompimento das barragens da mineradora Samarco
– Processo de mineração de minério de ferro.
– Impactos ambientais ocasionados por mineradoras.
– Consumismo e desastres ambientais
Objetivos
– Reconhecer as causas e consequências da tragédia em Minas Gerais, com o rompimento das barragens da mineradora Samarco.
– Identificar os principais impactos ambientais advindos após a tragédia.
– Conhecer ações independentes de cientistas para investigação dos impactos da tragédia.
– Identificar as etapas relacionadas ao processo de mineração do minério de ferro.
– Conhecer a utilização do minério de ferro no cotidiano.
– Reconhecer a relação entre o consumismo exagerado e a tragédia em Minas Gerais.
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Para dar início a esse Plano de Aula, assista, com a turma reunida, ao vídeo sugerido no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Em seguida, organize uma discussão com os alunos, procurando identificar quais são os seus conhecimentos sobre a tragédia que ocorreu na região. Lance questões norteadoras da discussão como, por exemplo: vocês leram as notícias sobre esse assunto? Vocês sabem qual é a atuação da Samarco/Vale na região? Têm ideia do significado dessa tragédia para o ambiente, para a flora e fauna da região e para a população ribeirinha do Rio Doce? Procure esclarecer dúvidas e lançar questões que instiguem os alunos para a realização das atividades propostas nas próximas etapas. Caso considere necessário, o material disponível no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho” pode ajudá-lo(a) na preparação dessa aula, munindo-o(a) de informações para a realização dessa discussão com a turma.
2ª Etapa: Extração de minério de ferro e a tragédia em Mariana
Essa etapa do Plano de Aula deverá ser realizada no Laboratório de Informática ou em tablets, na sala de aula e consiste na investigação das causas da tragédia em Minas Gerais, por meio da exploração de animações e infográficos sobre o assunto em questão. Para que a etapa se desenvolva com bom rendimento para o aprendizado, com a exploração adequada dos recursos audiovisuais que serão disponibilizados aos alunos, prepare um breve roteiro, como esquematizado a seguir. Organize a turma em duplas para o desenvolvimento das atividades dessa etapa.
3ª Etapa: Impactos ambientais da tragédia e ação cidadã de grupo de cientistas independentes
Assista com a turma reunida ao vídeo sugerido no item 7 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Ao final do vídeo, esclareça aos alunos sobre a importância da realização de avaliações sérias sobre o impacto ambiental dessa tragédia. Procure recolher impressões dos alunos sobre essa questão. Em seguida, apresente aos alunos os links sugeridos no item 8 desse mesmo tópico e faça uma navegação livre, na qual seja possível identificar a seriedade do projeto que foi idealizado a partir da tragédia. Converse com os alunos sobre as possíveis formas de ajuda a esse grupo independente, Como cada um de nós poderia atuar? Como exercer a nossa cidadania nesse caso?
4ª Etapa: O minério de ferro em nosso cotidiano
Essa etapa deverá ser realizada no Laboratório de Informática, ou em tablets na sala de aula. Consiste na exploração do infográfico sugerido no item 9 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Permita a navegação livre dos alunos pelo recurso sugerido e circule pela sala, esclarecendo dúvidas. Lance questões desafiadoras para os alunos, procurando relacionar a extração do minério de ferro ao consumismo que caracteriza a sociedade contemporânea. Qual a nossa participação na tragédia ocorrida em Minas Gerais? O consumismo exagerado está relacionado a essa tragédia?
5ª Etapa: Exercendo a cidadania
Essa etapa consiste na elaboração de um cartaz virtual (elaborado em Powerpoint, Prezi ou Gogster) no qual os alunos devem demonstrar de que forma o consumismo exagerado está relacionado com a tragédia em Mariana, utilizando as informações trabalhadas durante as atividades propostas nesse Plano de Aula. Esclareça aos alunos que um cartaz (ou pôster) virtual deve ter o mesmo objetivo que um cartaz (ou pôster) em papel, ou seja, deve transmitir (divulgar) uma ideia e ser visualmente atraente. Deve conter textos curtos com imagens que substituem palavras.
6ª Etapa: Questão do ENEM
A questão que segue é a mais próxima do conteúdo relacionado a essa proposta de Plano de Aula.
7ª Etapa: Análise e fechamento
A reação descrita no enunciado produz ácido sulfúrico e um sal (que por hidrólise produzirá ácido forte).
Materiais Relacionados
1) O vídeo disponível produzido pelo BBC Brasil relata a tragédia que ocorreu no dia 5 de Novembro, na cidade de Mariana, Minas Gerais.
2) A matéria é bastante didática e esclarecedora sobre algumas questões que envolvem a tragédia em Mariana, MG.