Conteúdos

– Causas e consequência da tragédia do rompimento das barragens da mineradora Samarco
– Processo de mineração de minério de ferro.
– Impactos ambientais ocasionados por mineradoras.
– Consumismo e desastres ambientais

Objetivos

– Reconhecer as causas e consequências da tragédia em Minas Gerais, com o rompimento das barragens da mineradora Samarco.
– Identificar os principais impactos ambientais advindos após a tragédia.
– Conhecer ações independentes de cientistas para investigação dos impactos da tragédia.
– Identificar as etapas relacionadas ao processo de mineração do minério de ferro.
– Conhecer a utilização do minério de ferro no cotidiano.
– Reconhecer a relação entre o consumismo exagerado e a tragédia em Minas Gerais.

Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.  H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Para dar início a esse Plano de Aula, assista, com a turma reunida, ao vídeo sugerido no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Em seguida, organize uma discussão com os alunos, procurando identificar quais são os seus conhecimentos sobre a tragédia que ocorreu na região. Lance questões norteadoras da discussão como, por exemplo: vocês leram as notícias sobre esse assunto? Vocês sabem qual é a atuação da Samarco/Vale na região?  Têm ideia do significado dessa tragédia para o ambiente, para a flora e fauna da região e para a população ribeirinha do Rio Doce? Procure esclarecer dúvidas e lançar questões que instiguem os alunos para a realização das atividades propostas nas próximas etapas. Caso considere necessário, o material disponível no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho” pode ajudá-lo(a) na preparação dessa aula, munindo-o(a) de informações para a realização dessa discussão com a turma.

2ª Etapa: Extração de minério de ferro e a tragédia em Mariana

Essa etapa do Plano de Aula deverá ser realizada no Laboratório de Informática ou em tablets, na sala de aula e consiste na investigação das causas da tragédia em Minas Gerais, por meio da exploração de animações e infográficos sobre o assunto em questão. Para que a etapa se desenvolva com bom rendimento para o aprendizado, com a exploração adequada dos recursos audiovisuais que serão disponibilizados aos alunos, prepare um breve roteiro, como esquematizado a seguir. Organize a turma em duplas para o desenvolvimento das atividades dessa etapa.

Roteiro de aula
1) Exploração do infográfico sugerido no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho”.
2) Exploração do infográfico disponível no item 4 do tópico “Para organizar seu trabalho”.
3) Exploração do infográfico disponível no item 5 do tópico “Para organizar seu trabalho”.
4) Exploração da animação sugerida no item 6 do tópico “Para organizar seu trabalho”.
Após a exploração dos recursos sugeridos, solicite aos alunos a elaboração de um texto (individual), no qual deverão ser apresentadas as suas conclusões sobre a atividade proposta nessa etapa, ou seja, as relações entre a tragédia em Mariana e a extração de minério de ferro.

3ª Etapa: Impactos ambientais da tragédia e ação cidadã de grupo de cientistas independentes

Assista com a turma reunida ao vídeo sugerido no item 7 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Ao final do vídeo, esclareça aos alunos sobre a importância da realização de avaliações sérias sobre o impacto ambiental dessa tragédia. Procure recolher impressões dos alunos sobre essa questão. Em seguida, apresente aos alunos os links sugeridos no item 8 desse mesmo tópico e faça uma navegação livre, na qual seja possível identificar a seriedade do projeto que foi idealizado a partir da tragédia. Converse com os alunos sobre as possíveis formas de ajuda a esse grupo independente, Como cada um de nós poderia atuar? Como exercer a nossa cidadania nesse caso?

4ª Etapa: O minério de ferro em nosso cotidiano

Essa etapa deverá ser realizada no Laboratório de Informática, ou em tablets na sala de aula. Consiste na exploração do infográfico sugerido no item 9 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Permita a navegação livre dos alunos pelo recurso sugerido e circule pela sala, esclarecendo dúvidas. Lance questões desafiadoras para os alunos, procurando relacionar a extração do minério de ferro ao consumismo que caracteriza a sociedade contemporânea. Qual a nossa participação na tragédia ocorrida em Minas Gerais? O consumismo exagerado está relacionado a essa tragédia?

5ª Etapa: Exercendo a cidadania

Essa etapa consiste na elaboração de um cartaz virtual (elaborado em Powerpoint, Prezi ou Gogster) no qual os alunos devem demonstrar de que forma o consumismo exagerado está relacionado com a tragédia em Mariana, utilizando as informações trabalhadas durante as atividades propostas nesse Plano de Aula. Esclareça aos alunos que um cartaz (ou pôster) virtual deve ter o mesmo objetivo que um cartaz (ou pôster) em papel, ou seja, deve transmitir (divulgar) uma ideia e ser visualmente atraente. Deve conter textos curtos com imagens que substituem palavras.

6ª Etapa: Questão do ENEM

A questão que segue é a mais próxima do conteúdo relacionado a essa proposta de Plano de Aula.

(ENEM, 2013) – Questão 69
A formação frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecida como “drenagem ácida de minas”. Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25°C, a pirita sofre reação, de acordo com a equação química:
4 FeS2 (s) + 15 O2 (g) + 2 H2O (l) → 2 Fe2(SO4)3 (aq) + 2 H2SO4 (aq)
FIGUEIREDO. B. R. Minérios e Ambientes. Campinas. Unicamp. 2000.
Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o
(A) sulfeto de sódio.
(B) cloreto de amônio
(C) dióxido de enxofre.
(D) dióxido de carbono.
(E) carbonato de cálcio.

7ª Etapa: Análise e fechamento

A reação descrita no enunciado produz ácido sulfúrico e um sal (que por hidrólise produzirá ácido forte).

4 FeS2 (s) + 15 O2 (g) + 2 H2O (l) → 2 Fe2(SO4)3 (aq) + 2 H2SO4 (aq)
Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o carbonato de cálcio é um sal que, em contato com a água sofre hidrólise produzindo  hidróxido de cálcio e ácido carbônico, que se degrada e deixa o meio reacional básico.
Alternativa correta: (E)

Materiais Relacionados

1) O vídeo disponível produzido pelo BBC Brasil  relata a tragédia que ocorreu no dia 5 de Novembro, na cidade de Mariana, Minas Gerais.

2) A matéria é bastante didática e esclarecedora sobre algumas questões que envolvem a tragédia em Mariana, MG.

3) O infográfico disponível no link apresenta, em linhas gerais, a extensão da tragédia em Mariana (volume de lama, número de mortos, cidades atingidas ao longo do Rio Doce)
4) O infográfico disponível no link apresenta uma visão geográfica do acidente e o percurso da lama até o oceano. É possível também acompanhar o percurso da lama, com informações sobre as consequências nas cidades de Minas Gerais e Espírito Santo.
5) O infográfico disponível no link é bem simples, mas fornece uma visão geral de como se formam as barragens em minas de mineração. Complementa a animação sugerida a seguir.
6) O vídeo disponível no link elaborado pelo Estado de Minas Gerais mostra o percurso da lama até o mar, apresentando os principais impactos gerados no ambiente.
7) O link do Facebook apresenta o trabalho de um grupo de cientistas independentes que se organizaram para realização de estudos na região da ocorrência da tragédia.

Arquivos anexados

  1. Mineração, meio ambiente e consumismo: alguma relação?

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