Conteúdos

• Gêneros textuais; 
• Produção de textos;
• Literatura infantil.

Objetivos

• Respeitar as diferenças entre as pessoas;

• Conhecer ou revisar diferentes gêneros textuais;

• Produzir diversos textos (listas, autobiografia, carta etc.);

• Usar diferentes gêneros textuais em situações cotidianas;

• Observar as mudanças e permanências do comportamento do ser ao longo do tempo;

• Participar de práticas de leitura compartilhada.

1ª Etapa: Apresentação do livro e Vídeo sobre a autora

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.



A proposta inicial é levar os alunos a desenvolverem o respeito à diversidade existente entre as pessoas e, paralelamente, conhecer ou revisar diferentes gêneros textuais dentro de uma mesma história. Para isso utilizaremos o livro Felpo Filva, da autora Eva Furnari.



Com os alunos organizados em roda de conversa, apresente o livro Felpo Filva, pedindo para que eles se atentem às características da capa e do personagem. Em seguida, assista na lousa digital a biografia da autora Eva Furnari disponível no link 2, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.

2ª Etapa: Estudo dos gêneros

As demais aulas serão organizadas de acordo com os gêneros textuais existentes no livro, proporcionando, a cada aula, a leitura e análise de um gênero diferente.



O primeiro gênero apresentado é a dedicatória – Página inicial

 

Esta história é dedicada a

Todos aqueles que têm

Orelhas diferentes.

 

Após a leitura da dedicatória, em roda de conversa, deve-se estimular que os alunos reflitam a respeito do que está, porque está e para quem está escrito.



Em um segundo momento, estudaremos o primeiro gênero apresentado na história: autobiografia. (pág. 7 a 9). “Quando alguém escreve a sua própria história, está criando um texto que se chama autobiografia. Se a gente dividir a palavra em partes vai descobrir que auto significa próprio, bio significa vida e grafia significa escrever, portanto escrever sobre a própria vida”.



Posteriormente, um aluno lerá, em voz alta, a autobiografia de Felpo Filva. Cada aluno deve comentar sobre as características que consideram mais marcantes no Felpo e em seguida, realizar a própria autobiografia e autorretrato.


AUTOBIOGRAFIA:

E desenhar seu autorretrato



O segundo gênero apresentado é o manual: Manual do Sticorelia – Página 10


 “Felpo estava observando o manual do Sticorelia e começou a lembrar de sua infância, quando de repente, foi interrompido pela campainha. Era o carteiro, que trazia uma pilha enorme de cartas que o poeta sempre recebia e nunca lia, porém, nesse dia, recebeu um envelope diferente e curioso resolveu abrir e ler.”



Os alunos receberão o manual de instrução abaixo para comparar com o manual do Sticorelia. Após analisarem em duplas, o professor conduzirá a roda de conversa questionando-os sobre as diferenças e semelhanças observadas. 


O terceiro gênero apresentado é a carta – Páginas 11 a 15.

 

Com base na leitura da carta de Charlô para Felpo, os alunos devem analisar, com o apoio do professor, os elementos de uma carta, tais como Local e Data, Vocativo, Texto, Desfecho, Despedida e Assinatura. Pode-se explicar brevemente sobre o Post Scriptum.


Nossa carta para o Felpo Filva


Querido Felpo Filva, 



O quarto gênero apresentado é o poema – Páginas 11 a 15.



Quando todos os alunos terminarem de escrever a carta, pode-se estimular que procurem na carta elementos que lhes chamem atenção, como rimas, ritmo, etc. Posteriormente, o professor pode explicar o que é um poema, bem como sua estrutura e importância.



“O poema é um texto em versos que tem uma musicalidade própria, criada pelo som das palavras. O ritmo é dado pelo número de sílabas dos versos, e a rima é um elemento importante da sua sonoridade. Mas nem todos os poemas são assim; existem também aqueles que não têm rimas nem cadência de sílabas, são os chamados versos livres. Escrever um poema é uma maneira de brincar com as palavras, criando relações entre seu sentido, seu som e sua forma”.


Poema



Observação: No livro, há diversos gêneros que podem ser desenvolvidos em atividades com os alunos, como receita, autobiografia, contos de fadas, lista, música, etc.

3ª Etapa: Mãos à obra

Um dos gêneros estudados no livro será Receita Culinária, em que o Felpo ensina a fazer bolinho de chocolate, por isso, nesta etapa, pode-se fazer a receita com a ajuda dos alunos, sempre se atentando aos procedimentos, levando os alunos a entenderem a importância da receita, com relação às medidas dos ingredientes utilizados, modo de preparo e hábitos de higiene.



Cada aluno deverá trazer de casa os ingredientes necessários para a receita. O bolo será feito ao final da leitura do livro.

4ª Etapa: Finalização do plano de aula

Com os alunos organizados em duplas, haverá um sorteio para que cada dupla seja responsável por um dos tipos de textos estudados no livro Felpo Filva. Posteriormente, na sala de informática, cada dupla deverá digitar e apresentar para a sala o gênero sorteado.

Materiais Relacionados

1. Resumo do livro Felpo Filva;

2. Quem é Eva Furnari;

3. Ideias para o plano de aula; 

4. Dica de livro;

5. Manual de instrução;

6. Receita do bolinho de chocolate.

Felpo Filva (Livro de Eva Furnari)
 
Sinopse: A história de FELPO FILVA é muito interessante e bem-humorada. Felpo é um coelho solitário, deprimido e um pouco neurótico, pois quando criança era alvo de gozação dos seus colegas por ter uma orelha mais comprida que a outra.
Felpo é escritor e os livros que escreve são carregados de pessimismo. Um dia recebe a cartinha de uma fã, Charlô, que além de discordar do teor pessimista de suas histórias ainda resolve reescrevê-las de modo mais alegre e positivo. Dessa maneira, inicia-se a troca de correspondência entre ambos que vai se desenrolando ao longo da leitura. 

Arquivos anexados

  1. No mundo de Felpo Filva

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.