Conteúdos

O Diário de um Banana I

Objetivos

Aprender a escrever sobre as próprias experiências e as de outras pessoas mais velhas. Utilizar verbos e pronomes adequados para escrever em primeira e em terceira pessoa.

Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.

1ª Etapa: Aproximação do gênero

Introduza a aula explicando que:

• O diário é um gênero textual que registra acontecimentos e impressões sobre fatos ou situações da vida.
• No caso do Diário de um banana, o texto é uma  ficção cujo personagem principal é um garoto – Greg Heffley. Ele fala sobre a convivência com pais, professores, colegas e o irmão mais velho, que está sempre aprontando com Greg.
• Geralmente, os diários são escritos com a intenção de captar, na escrita, momentos da vida que merecem ser registrados. Nem sempre tais momentos são os mais importantes para outras pessoas. Não importa: a experiência de tais momentos deve ser importante para quem os registra.
• O diário é, portanto, uma espécie de “lembrança viva” de nossas experiências. Quando quisermos rememorá-las, basta abri-lo para que retorne uma vasta gama de nós mesmos.
• É pela lembrança dos fatos (e pelo registro que se tem deles) que entramos em contato com outro ser humano. É por meio desse contato que descobrimos o quanto de nós há nos outros, e vice-versa.
• Sendo um gênero textual presente  em todos os tempos e nas mais variadas culturas, é importante não só cada aluno conhecer, mas também construir o seu, no qual colocará o registro de suas experiências.
• É também importante ler o diário de outros colegas para aprender com as experiências deles e assim, conhecermos melhor o universo do outro.
• Em um diário que será feito e lido no ambiente escolar, é importante registrar fatos que podem ser lidos por todos. No entanto, aqueles acontecimentos que devem ficar em segredo devem ser registrados em um diário particular e preservados dos olhos de outras pessoas.

2ª Etapa: Aproximação do texto

Introduza a aula explicando que será trabalhado um dos livros mais lidos pela garotada no momento: Diário de um banana. São as aventuras de Greg Heffley sobre a convivência com pais, professores, colegas e o irmão mais velho, que está sempre aprontando com Greg.

Comente também que Greg Heffley cursa o ensino fundamental, em que garotos pequenos dividem os corredores da escola com garotos que são mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Greg sofre pressão não apenas de alguns desses garotos, mas também de seu irmão mais velho, Rodrick.

3ª Etapa: Leitura da obra

Junto com os alunos, inicie a leitura da obra, cujo acesso pode ser obtido no item 1 de “Para organizar seu trabalho”. É importante reservar por volta de 30 minutos a 40 minutos diários para a leitura compartilhada. Nesse tipo de atividade, o professor divide com os alunos a leitura do livro. É importante observar, no entanto, que esse tempo pode ser estendido ou encurtado de acordo com o perfil da turma. Durante cada atividade de leitura, ouça as observações dos alunos sobre a história e cuide para que sejam feitas complementações que enriqueçam a percepção deles sobre o livro.

Sugestões para complementar a leitura dos alunos:

• Greg registra em seu diário as próprias lembranças e impressões do que viu ou sentiu e, como fala de si mesmo, usa a primeira pessoa para se exprimir. Isso significa que Greg é também uma personagem de seu texto.
• Geralmente, as palavras que expressam a primeira pessoa são “eu” e os pronomes meu, minha, me, mim, comigo etc. Observe como Greg se refere a ele mesmo utilizando essas expressões.
• Quando ele se refere aos outros, usa a terceira pessoa “ele”  e os pronomes o, a, ele, lhe, consigo etc.
• Muitas vezes essas palavras não estão escritas, mas podemos descobrir quem fala por meio da forma verbal. Observe: “acho que a mamãe ficou bem orgulhosa consigo mesma por me fazer escrever aquele diário no ano passado, porque agora ela comprou outro para mim”. (Diário de um banana)

4ª Etapa: Atividades

Solicite aos alunos que procurem lembrar de alguma coisa na vida deles quando eram bem pequenos e peça que a registrem no caderno utilizando-o, no caso, como uma página de diário. Como eles vão contar alguma coisa que aconteceu com eles mesmos algum tempo atrás, lembre-os de que devem escrevê-la em primeira pessoa e de usar o verbo no passado.

Depois, pergunte a eles quem é a pessoa mais velha que eles conhecem. Solicite aos alunos que conversem com ela e peçam para que ela conte alguma coisa do passado. Peça para eles escreverem esse relato. Como é a história da vida de outra pessoa, o relato será escrito por eles em terceira pessoa.

5ª Etapa: Socialização

Reserve um dia na escola para que os alunos possam ler esses relatos para outros colegas de outras turmas. Cuide para que as apresentações sejam filmadas ou gravadas.

Materiais Relacionados

Leia o  volume 1 na íntegra acessando o link.

Há vários trailers de Diário de um banana disponíveis na rede, mas a maioria é legendado. Para assistir a um dublado, acesse o link.

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula : O Diário de um Banana I.Profa. Evaneide Albuquerque.

 

Arquivos anexados

  1. O Diário de um Banana I

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.