Conteúdos

Leitura; Escrita; Oralidade.

 

Objetivos

 Leitura
• Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
• Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos  pelas crianças.
• Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas lidas por uma pessoa experiente.
• Realizar inferência em textos de diferentes gêneros com diferentes temáticas lidos pelas crianças.
• Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticos lidos com autonomia.
 
Produção de Texto
• Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia;
• Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
 
Oralidade
• Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
• Escutar com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente;
• Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, de história.
 

1ª Etapa: Introdução sobre o uso consciente da água

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

Comece a aula com uma breve exposição sobre a importância/desperdício da água.

 

Peça aos alunos e às alunas que desenhem livremente como deve ser o uso consciente da água.

 

Para ter maior segurança com relação ao tema é conveniente ler os textos indicados no início deste plano.

 

 

2ª Etapa: Sistematização das informações sobre a água

Reunir a sala para analisar os desenhos, se preferir faça isso em pequenos grupos. Eles deverão encontrar os pontos comuns e aqueles que mais se repetem.

 

Cada grupo deverá anotar o maior número de dados possível retirados dos desenhos.

 

Com os dados coletados expostos na lousa, o professor poderá organizar uma conversa com a sala, especulando a razão dos destaques encontrados e, ao mesmo tempo, das possíveis omissões.

 

 

3ª Etapa: Pesquisando sobre o uso consciente da água

Levante com os alunos quais são as alternativas que eles conhecem para o desperdício de água. Se possível peça para verificar em casa com suas famílias  e com pessoas da comunidade, amigos, vizinhos o que é possível fazer para não desperdiçar água

A partir das informações que os alunos apresentarem, pontue, acrescente ou insira informações importantes. Eis algumas que não podem faltar: 

 

HORA DO BANHO: Cinco minutos de banho são suficientes pra higienização do corpo. Ao ensaboar-se, sempre feche o registro. Um banho de ducha gasta em média 9 litros de água por minuto (em casa) e 16 litros (em apartamento). No caso de banho com chuveiro elétrico o consumo é de 3 litros por minuto (em casa) e 9 litros (em apartamento).

 

AO ESCOVAR OS DENTES: Ao escovar os dentes com a torneira um pouco aberta consome-se, em média, 2,5 litros de água por minuto (em casa) e 16 litros (em apartamento). Molhe a escova e feche a torneira ao escovar os dentes.

 

AO FAZER A BARBA: Ao fazer a barba, sempre feche a torneira. A torneira um pouco aberta, gasta em média 2,5 litros de água por minuto (em casa) e 16 litros (em apartamento). Também seja rápido ao lavar o rosto.

 

DESCARGA E VASO SANITÁRIO O vaso sanitário não deve ser utilizado como lixeira. Nunca utilize a descarga sem que seja necessário, pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com válvula gasta em média 2 litros de água por segundo. As bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam da metade do tempo para realizar a limpeza. A dica é manter a válvula da descarga sempre regulada e consertar os vazamentos assim que aparecerem.

 

 NA COZINHA: Na hora de lavar a louça, primeiro ensaboe tudo o que tiver de ser lavado, e só depois abra a torneira para enxaguar. Ao lavar a louça com a torneira meio aberta, gasta-se em média, 8 litros de água por minuto (em casa) e 16 litros (em apartamento). Uma lavadora de louças gasta em média 40 litros de água, portanto só a utilize quando estiver cheia. Para lavar frutas e verduras utilize uma colher de sopa de cloro ou água sanitária para um litro de água. Depois de 15 minutos coloque duas colheres de vinagre em um litro de água e deixe por 10 minutos.

 

NA ÁREA DE SERVIÇO: Nunca lave uma peça de roupa por vez. Sempre junte o máximo de roupa possível para lavar, seja na máquina ou no tanque. Você também pode reaproveitar a água do enxágüe para lavar outras áreas da casa. No tanque a torneira aberta gasta em média 19 litros de água por minuto.

 

JARDIM E PISCINA Para molhar as plantas utilize um regador, pois a mangueira pode gastar até 18,6 litros de água por minuto. Se você tem uma piscina, utilize uma cobertura sobre ela, pois a exposição ao sol e à ação do vento faz você perder água.

 

CALÇADA: Não utilize água para varrer a calçada! Uma mangueira gasta em média 18,6 litros de água por minuto. Utilize a vassoura ou reaproveite a água que você utilizou no enxágüe das roupas.

 

CARRO: Para lavar o carro, utilize um balde e um pano, ao invés da mangueira, pois ela gasta em média 18,6 litros de água por minuto.

 

 

4ª Etapa: Apresentação de vídeo e de música

Apresente o vídeo – Ciclo da água. Converse com os alunos sobre a compreensão do vídeo assistido.

Proponha a leitura da letra e a audição da música  Planeta Água, ressaltando a importância do uso consciente da água.

 

5ª Etapa: Fechamento

Proponha a visita ao Departamento de Água e Esgoto da cidade, oriente os alunos a perguntarem sobre o gasto total de água. Proponha relações com o número de habitantes, com as atividades que demandam água: quantos reservatórios é possível encher, quantos carros é possível lavar, quanto cada habitante poderia economizar.  

 

6ª Etapa: Preparação

Antes de iniciar o trabalho é importante ler o livro para conhecer a história, as ilustrações e as informações presentes na capa e internamente, preparando-se para fazer uma leitura em voz alta para as crianças.

 

Organize o espaço e as crianças de forma que todas consigam visualizar o livro e fiquem à vontade; 

 

Apresente o livro para as crianças e peça  que observem a ilustração da capa, perguntando se conseguem dizer do que se trata a historia. Pergunte às crianças como elas acham que essa história se chama. Antes de iniciar a leitura ou mesmo de mostrar as ilustrações, instigar nos alunos aquilo que eles imaginam sobre o que se trata o livro. Ao apresentar o livro “por fora” e “por dentro”,  explore a capa, a contracapa, o título e as ilustrações, ensinando os conceitos do livro como objeto e aprendam suas características.

 

É importante informar quem escreveu o livro (autor) e quem o ilustrou (ilustrador), explicando onde é possível encontrar essas informações. Além disso, solicite um pequeno resumo da historia, assim como ler a mesma mostrando as ilustrações e, no fim, socializar com as crianças pedindo que falem sobre os personagens e que apontem as partes de que mais gostaram para que haja uma releitura.

 

Materiais Relacionados

Livro “O Nabo Gigante”.
 
Áudio livro “O Nabo Gigante”.
 

Arquivos anexados

  1. O Nabo Gigante, de Aleksei Tolstói e Niamh Sharkey
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.