Conteúdos

Artistas: Os Gêmeos – Releitura de obra

Objetivos

– Construir a releitura de uma obra de arte
– Conhecer a obra dos artistas do grafite Os Gêmeos

1ª Etapa: Início de Conversa - "Os Gêmeos”

Sugere-se uma roda de conversa com os alunos onde o grafite será apresentado como forma de artes plásticas e algumas obras dos artistas Os Gêmeos serão apreciadas. O(A) professor(a) pode iniciar perguntando para a turma se alguém conhece o grafite e se já ouviram falar na dupla Os Gêmeos. Neste momento, os textos sugeridos nos itens 1 e 2 da seção “Materiais Relacionados”, devem ser lidos com os alunos. Assim como, apresentados os vídeos abaixo indicados.

Após a introdução, os estudantes podem utilizar o laboratório de informática para conhecer a variedade de obras destes e de outros artistas do grafite.

Antigamente, o grafite era representado por assinaturas e escritas, mas com o passar do tempo, passou a ser representado com formas, desenhos e personagens. No Brasil, além do spray, os artistas utilizam tinta látex com rolinhos ou pincéis e canetões.

Os irmãos e artistas Gustavo e Otávio Pandolfo, carinhosamente apelidados de Os Gêmeos, fizeram seus primeiros grafites ainda na infância, na Vila Cambuci, em São Paulo, e devido à extrema sintonia entre os dois ganharam espaço no mundo da arte. Passaram a dar personalidade às ruas das cidades.

Entre seus inúmeros trabalhos, grafitaram um painel na fachada do MAM (Museu de Arte Moderna), em São Paulo, além de ganharem o mundo realizando grafites em espaços públicos em outros países.

Os Gêmeos passaram a fazer esculturas mantendo a ideia e característica do grafite e, hoje, além da arte de rua, expõem seus trabalhos em pavilhões e museus, como a exposição realizada no Museu da FAAP: Mostra vertigem.

Outro marco na carreira desses artistas foi o projeto de grafite realizado para a empresa aérea Gol, onde grafitaram a aeronave da seleção brasileira de futebol. Confira no link: Avião com grafite vira obra de arte.

2ª Etapa: Releitura

A releitura é uma técnica utilizada para criar algo próprio, no caso, uma obra de arte, inspirada em obras de outros artistas, porém, composta por elementos pessoais. Essa técnica, diferentemente da cópia, usa partes da obra original criando elementos, utilizando materiais diferentes.

A proposta é que os alunos realizem uma releitura de um grafite dos artistas Os Gêmeos, sem fazer uso de tinta spray e da parede (é possível também ampliar a ideia e elaborar um projeto para grafitar os muros da escola). Nesse momento irão utilizar as impressões coloridas selecionadas. Uma impressão será usada como guia e legenda da obra original (impressão em A3), nas outras (impressões em A4 – uma para cada aluno) serão recortados elementos escolhidos pelos alunos.

Em seguida, as partes recortadas serão coladas na folha para desenho. A releitura será finalizada com grafismo e desenhos, utilizando lápis grafite, lápis de cor, canetinha e giz de cera. Os alunos deverão dar nome à obra e assiná-la.

3ª Etapa: Exposição

Uma exposição será montada, de forma que os trabalhos serão expostos ao lado da impressão da obra original. As produções poderão ficar expostas por até uma semana. Assim, além dos próprios alunos, outros estudantes, funcionários da escola e pais, poderão ser convidados a apreciarem. A apreciação das produções é de suma importância para a valorização do trabalho desenvolvido por cada aluno.

Para aprofundar o tema e conhecer outros artistas, sugere-se uma pesquisa na internet, usando o laboratório de informática para pesquisar grafites. Uma visita a algum desses locais seria muito interessante. Por fim, os locais abaixo encontram-se na cidade de São Paulo e representam parte da produção artística de cada um dos artistas indicados abaixo. O(A) professor (a) pode mapear onde encontrar grafites em sua cidade ou estado, para adaptar a atividade e apresentar artistas locais aos estudantes.

Materiais Relacionados

1 – Para saber mais sobre pichação, grafite, arte urbana e a história do grafite em São Paulo, acesse o site

2 – Para saber mais sobre os artistas “Os Gêmeos” e encontrar fotografias de suas obras, confira o link

Materiais necessários:

TV ou projetor para apresentação do vídeo sobre os artistas Os Gêmeos, sugeridos em diferentes links dessa aula; uma impressão colorida para cada aluno, tamanho A4, de uma obra dos artistas, previamente escolhida pelos alunos; a mesma impressão em A3 para exposição para a turma durante a releitura (a obra também pode ser exposta utilizando um projetor, ou mesmo uma impressão em A4); itens de papelaria (cola, tesoura, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e folhas para desenho) e espaço para expor o trabalho final dos alunos.

Arquivos anexados

  1. 2018_Plano de aula_GRAFITE
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.