Conteúdos

• Sistema educacional
• Interpretação de texto
• Mito de Prometeu

Objetivos

• Participar de discussões sobre o sistema educacional (sobretudo o público);

• Conscientizar-se sobre seu papel na escola;

• Utilizar o dicionário corretamente como fonte de pesquisa de sinificados;

• Interpretar textos como notícias, charges, vídeos e músicas (de maneira livre);

• Conhecer o mito de Prometeu. https://www.youtube.com/watch

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.



Utilize um projetor para os vídeos e, se possível, apresente os assuntos em slides. Comece a aula apresentando o tema “o estudo como forma de rebeldia”. Pergunte se os alunos sabem o que é rebeldia. Apresente-lhes a palavra conforme definida no dicionário, é interessante que o professor chame atenção sobre detalhes do dicionário como a marcação da classe de palavras, gênero etc. (afinal muitos alunos não têm esse hábito e estão fazendo um dos primeiros contatos com o dicionário).

2ª Etapa: Encontrando os rebeldes

Apenas como um aquecimento e para chamar atenção para a aula por meio do humor, apresente aos alunos um vídeo engraçado (ou dois, caso sejam curtos) sobre o cotidiano das escolas e dê a instrução de que eles são proibidos de rir (é provável que muitos, talvez todos, irão rir durante a exibição do vídeo e, assim, se rebelar contra a instrução).



Vídeos usados na apresentação Tipos de alunos 1 e Tipos de alunos 2;

3ª Etapa: Contextualizando rebeldia e educação

Converse com os alunos e questione temas sobre a educação. Leve os alunos a refletirem se é do interesse de governos que a educação seja bem desenvolvida e de qualidade e, se isso, acontece na prática.



Independente da resposta e orientação dos alunos mostre  que  estudo e dedicação (não somente o escolar, mas procure enfatizá-lo) são formas de ascensão social, financeira e de cidadania.



Utilize notícias, charges, falas de políticos, vídeos e materiais que reflitam a dualidade entre os discursos de valorização à educação e qualidade da mesma em situações reais.



Vale lembrar que não cabe doutrinar os alunos em alguma orientação política e frente a esse risco iminente, melhor é mostrar aos alunos o aspecto apolítico do tema, buscar motivar nos alunos uma autonomia em relação a qualquer tendência política.

4ª Etapa: Interpretação de Texto

Utilizando as charges e notícias, discuta com seus alunos as ideias centrais dos textos, as ironias e todos os aspectos semânticos presentes. Você também pode discutir alguma questão gramatical, mas cuidado para não perder o foco e tornar a atividade mais extensa.



Em seguida, trabalhe a música “Admirável Gado Novo” (Zé Ramalho), link e discuta as ideias centrais e interpretações para a música. Essa música tende a falar de uma “massa” que é excluída na sociedade, isso reforçará a ideia de que ao estudar o aluno se rebela contra as pessoas a quem convêm manter essa massa excluída.



Em seguida, assista a vídeos que trabalham de maneira mais direta a distinção entre escola pública e particular para melhor argumentar com seus alunos.



Link de vídeos sobre a escola: Escola Pública x Escola Particular e Desvalorização da Escola, links disponíveis na aba Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.

5ª Etapa: Motivando os Alunos

Até esse momento, sua atividade poderá ter chocado os alunos e, até mesmo, tê-los desmotivado (e você terá tido êxito se alcançou tais sensações). Agora chegará a hora de novamente motivá-los e recarregar a bateria.



Uma boa forma é novamente usando algum vídeo divertido, foque nos professores por exemplo.



Vídeos usados na apresentação: 

Tipos de professores 1 e Tipos de professores 2:, links disponíveis na aba Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

Em seguida, questione os alunos se mesmo com um cenário ruim é possível modificar as coisas através da dedicação. Passe a mostrar exemplos de superação e apresente a frase que inspirou essa apresentação, conforme apresentada na imagem abaixo:



Seguem alguns casos de superação e notícias positivas sobre a educação.

6ª Etapa: É Possível Modificar O Sistema?

Os alunos se identificam com diferentes gostos musicais, sempre. No entanto, o estilo musical que mais costuma ser um consenso entre os alunos de diferentes gostos e que se adapta ao trabalho proposto é o rap ou hip hop voltado para o protesto. Apresente aos alunos como uma forma de poesia e de enfrentamento do sistema. Vale a pena trabalhar a música “Babylon by Gus” (Black Alien), disponível no link 10. Mostrando para o aluno o domínio da língua e ao mesmo tempo o conteúdo popular e cotidiano do protesto feito.

7ª Etapa: O Mito de Prometeu

Apresente aos alunos um dos primeiros momentos de rebeldia em favor da inteligência, o mito de Prometeu. Fale para seus alunos de mitologia em geral e, depois, conte a história de Prometeu, você pode resumir tal fato dizendo que:


Zeus havia encarregado Prometeu e seu irmão Hermeteu de criarem os seres que habitariam o mundo, Hermeteu havia dado todas as características importantes aos animais (como a velocidade, a força, a destreza, o tamanho etc). E havia esquecido daquela que deveria ser a principal criação (o homem) e não havendo nenhuma característica que o destacasse dos outros, Prometeu rouba o fogo da inteligência de Zeus e dá aos homens. Mais tarde ele é punido por tal ato de rebeldia.



Essa história é muito interessante por unir com propriedade o tema do trabalho e, também, porque conta por meio da mitologia a criação do homem à semelhança de Deus. Todos esses fatos podem ser trabalhados e comentados durante a aula, mas não apresente a história resumida por escrito aos alunos. Apresente também o vídeo do mito Prometeu.

8ª Etapa: Avaliação

Para alunos mais novos e turmas menos avançadas (com necessidades de conteúdos mais objetivos) peça a seguinte atividade:



• Em grupos de 4 a 6 alunos.



• Pesquisar 5 notícias sobre educação.



• Colar essas notícias num cartaz.



• Escrever um texto dizendo se a maioria das notícias era boa ou ruim e o que os alunos podem fazer para melhorar.



Você também pode pedir a criação de tirinhas ou charges em vez das notícias.



Para alunos e turmas mais avançados (que trabalham bem os conteúdos subjetivos) peça a seguinte atividade:



• Em grupos de 4 a 6 alunos.



• Pesquisar e trazer o mito de Prometeu por escrito.



• Procurar imagens do mito.



• Recontar o mito de Prometeu nos tempos atuais. Quem seria Zeus? O que o fogo simbolizaria? Quem seria o Prometeu moderno? 

Materiais Relacionados

1 – Dicionário para reforçar conceitos (como a palavra rebeldia e outras). Bom exemplo de dicionário;

2 – Muitos vídeos retirados do site foram usados (os links aparecerão nas etapas do trabalho) mas outros vídeos que discutam a educação também podem ser consultados e anexados.

3 – Caso utilize músicas que reflitam sobre educação, cidadania e sociedade, é aconselhado distribuir cópia das letras para os alunos. Pode-se usar o site para consultá-las.

4 – É aconselhado consultar revistas e charges que discutam a educação (há exemplos na apresentação em slides anexada).

5 – Resumo do mito de Prometeu disponível;

6 – É aconselhado buscar outras fontes de estudo de mitologia (como livros, por exemplo) para que o professor se prepare caso os alunos se interessem muito pelo assunto.

7 – Como muitas ideias são discutidas, caso a aula ganhe uma vertente voltada para o debate, uma boa fonte de conhecimento é o livro: Como Vencer um Debate Sem Precisar Ter Razão – Arthur Schopenhauer.

8 – Assista previamente aos vídeos que serão usados nas etapas de trabalho:

2ª Etapa:

Tipos de alunos 1;

Tipos de alunos 2;

4ª etapa

Escola Pública x Escola Particular;

Desvalorização da Escola:

5ª etapa
 

Tipos de professores 1;

Tipos de professores 2;

7ª etapa

Vídeo do mito de Prometeu;

9 – Link da música “Admirável Gado Novo”;

10 – Link da música “Babylon by Gus”;

Arquivos anexados

  1. Rebeldia e Estudo

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.