Conteúdos

Representação da Terra; elementos de um planisfério;  leitura e interpretação de planisfério político;  descrição de um planisfério: roteiro de viagem de volta ao mundo. 

 

Objetivos

– Conhecer as características de uma representação plana da Terra.
– Identificar os elementos fundamentais de uma representação da Terra: continentes e oceanos, linhas imaginárias, hemisférios.
– Elaborar um roteiro de viagem de volta ao mundo a partir da leitura de um planisfério.
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

Inicie a aula lendo com a turma a reportagem sobre o roteiro de viagem de volta ao mundo de trem citado no item 1 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. Discuta com a turma o que seria necessário para elaborar um roteiro de viagens e como representá-lo em um mapa. Apresente e discuta com a turma o mapa que acompanha o texto: 

 

a. o que está representado nesse mapa? 

b. quais elementos nos ajudam a ler e a entender melhor um mapa como esse?

c. você consegue localizar alguma região, continente ou oceano da Terra nesse mapa?

d. por que esse tipo de mapa foi utilizado para representar um roteiro de viagem de volta ao mundo?

 

A partir das contribuições dos estudantes, discuta com a turma o que seria necessário para construir um roteiro de viagem de volta ao mundo e representá-lo em mapas. Monte uma lista com todos os itens sugeridos pela turma e aproveite para introduzir a próxima etapa de estudo, que consiste em compreender os elementos de um planisfério. 

2ª Etapa: Conhecendo os elementos de um planisfério

Retome a discussão da etapa anterior, trazendo a lista de contribuições dos alunos. Organize a turma em pequenos grupos (trios, preferencialmente) e entregue a cada grupo:

 

uma cópia muda (mapa sem conteúdos específicos, apenas com a representação dos continentes e oceanos, e das linhas imaginárias principais) de um planisfério;

uma cópia do texto citado no item 3 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.

 

Os grupos terão a tarefa de ler e discutir o texto, grifando as informações mais importantes nele contidas. Em seguida, cada grupo preencherá o planisfério com os nomes de todos os continentes, oceanos, paralelos e meridiano principais. 

Ao final da atividade, o professor fará uma discussão coletiva para corrigir a tarefa e resolver as dúvidas que ainda permanecem.

 

3ª Etapa: Elaboração de um roteiro de viagem de volta ao mundo a partir de um planisfério – produção do croqui

Antes de realizar esta etapa na aula, o professor providenciará cópias de um planisfério político que contenha os topônimos (nomes das linhas imaginárias, continentes, oceanos e países), folhas de papel transparente (preferencialmente vegetal tamanho A4 ou A3), clipes para papel e fita adesiva (tipo fita crepe), além de folhas avulsas para registrarem os textos elaborados por eles.

O professor organizará a turma em duplas e/ou trios para realizar esta etapa do plano de aula. O ideal é que os grupos sejam pensados a partir das competências dos estudantes e que contemplem saberes diversos, uma vez que esse grupo será fixo até o final das etapas 3, 4 e 5. 

 

A tarefa dos grupos é elaborar um roteiro de viagem de volta ao mundo a partir da leitura de um planisfério político, que será entregue a cada um deles previamente. Para isso, os grupos seguirão o roteiro anexo.

Roteiro de Viagem de Volta ao Mundo 

 

Vocês já aprenderam a usar o planisfério para se localizar e para encontrar diferentes locais no espaço geográfico. Agora, usarão seus conhecimentos para planejar um roteiro de viagem que dê a volta ao mundo. Siga as etapas:

 

a. No planisfério que seu grupo recebeu, marque 15 localidades situadas nos seguintes hemisférios:

 

 

 

 

O professor poderá estabelecer previamente a direção e o sentido do trajeto desse roteiro. Por exemplo:

sentido Oeste-Leste, acompanhando a linha do Equador, a partir do Brasil;

sentido Oeste-Leste, a partir do Brasil, apenas;

sentido Leste-Oeste, com saída de qualquer ponto da Terra.

 

Além disso, é importante que os grupos marquem esses pontos no mapa com lápis grafite, numerando-os. O professor poderá determinar uma quantidade maior ou menor de pontos a serem contemplados no roteiro, de acordo com as características da turma.

O principal é garantir que todos os hemisférios e/ou continentes façam parte do roteiro.

 

b. A partir das localidades escolhidas e numeradas, cada grupo deverá traçar no planisfério com lápis grafite a sequência dos pontos visitados, interligando-os. Nessa fase, os grupos deverão utilizar uma régua para garantir melhor qualidade do trabalho.

 

c. Com os pontos e o roteiro de viagem traçados no planisfério, cada grupo deverá elaborar uma legenda para o seu mapa de viagem, de modo a contemplar:

 

– pontos de visita do roteiro (representação pontual)

– trajeto de viagem proposto (representação linear)

– meios de transporte utilizados em cada etapa do roteiro (símbolos em representação pontual)

 

d. No papel vegetal, cada grupo representará o seu roteiro em croqui. Para construir o croqui, os alunos deverão fixar a folha transparente sobre o planisfério com clipes. Depois, farão o contorno do planisfério, dos continentes e das linhas imaginárias principais. Se necessário, poderão usar régua.

 

e. Quando os grupos terminarem de fazer os contornos, deverão colocar as informações do roteiro de viagem (os pontos numerados e a linha que mostra o trajeto da viagem).

 

f. Para finalizar o croqui, os símbolos dos meios de transporte e os topônimos principais deverão ser colocados no papel vegetal (nomes dos continentes, oceanos, paralelos e meridiano principais, nomes dos lugares que fazem parte do roteiro de viagem ao lado dos respectivos números). Se necessário, deverão colorir o que deverá ser destacado.

 

g. Por último, os grupos colocarão o título e a legenda no croqui.

 

4ª Etapa: Apresentação dos roteiros de viagem

O professor organizará uma exposição dos croquis de viagem no mural da turma e cada grupo apresentará o seu roteiro. Ao final das apresentações, a turma poderá dar seu parecer em relação aos pontos fortes e àquilo que poderia ser mais bem explorado em cada roteiro.

 Se o professor considerar pertinente, a turma poderá votar no melhor roteiro para expor para a escola.

 

Materiais Relacionados

1. A reportagem sobre um roteiro de viagem de volta ao mundo de trem, disponível em  , pode ser o ponto de partida para o estudo dos planisférios. Nessa reportagem há um mapa do roteiro capaz de gerar boas discussões em torno do assunto proposto.
 
2. O site da Revista Nova Escola disponibilizou um plano de aulas com o tema elementos de um planisfério que poderá inspirar o professor a realizar outras atividades para além daquelas que propusemos neste plano de aula; 
 
3. O texto Elementos de um planisfério, do site Mundo Educação, tem linguagem acessível e didática para uso em sala de aula. Ele traz as principais características de um planisfério e breves explicações a respeito dos elementos básicos desse tipo de representação. 
 
4. Para tratar especificamente das linhas imaginárias e dos hemisférios da Terra, selecionamos os links abaixo, que trazem conteúdo e linguagem adequados ao contexto da sala de aula e podem gerar discussões potentes. Acesse-os em:
 
Texto com informações a respeito dos paralelos e meridianos da Terra e sua representação em mapas;
 
Vídeo de 1min34seg do programa TV Globinho que explica o conceito de linhas imaginárias);
 
Texto acompanhado por planisfério que mostra a representação das linhas imaginárias principais, continentes, oceanos, localização do Brasil no mundo e hemisférios da Terra.
 

Arquivos anexados

  1. Representações da Terra – Planisférios

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