Objetivos

• Conhecer os números e ter noção das operações matemáticas;

• Saber utilizar o mouse e as teclas do computador;

• Conhecer o sistema monetário brasileiro;

• Desenvolver os conhecimentos a respeito das operações matemáticas;

• Aprender a utilizar o dinheiro para realizar compras, vendas e conferir o troco;

• Compreender a organização de um supermercado e suas seções de produtos;

• Desenvolver o vocabulário e trabalhar a ortografia dos nomes dos produtos;

• Aprender a formular uma lista de compras;

• Construir uma ligação entre os conceitos matemáticos e sua aplicação prática na vida.

1ª Etapa: Conhecendo o dinheiro

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.

• Leve para a sala de aula cédulas e moedas e proponha aos alunos que analisem o dinheiro (números/valor), cor, tamanho das moedas, animais das cédulas, ordem crescente e comparação (maior/menor).

2ª Etapa: Elaborando um mini mercado

• Entregue para os alunos pequenos pedaços de papel para que eles criem fichas com o nome do produto, imagem e valor. Pode-se utilizar imagens da Internet ou encartes de mercado;

• Auxilie-os a construir o nome dos produtos, fazendo intervenções de escrita quando achar necessário, além de orientá-los a respeito das seções correspondentes no supermercado, organizando os produtos de acordo com cada seção;

• Durante a brincadeira de compra as crianças deverão utilizar o dinheiro de papel para representar o valor dos produtos e o troco correspondente;

• Os alunos podem também elaborar uma lista de compras para assim conseguir calcular o valor da compra de mais de um produto;

• Alguns alunos serão os vendedores e outros os compradores.

Modelo de ficha dos produtos: 

Modelo da lista de compras: 

3ª Etapa: Selecionando os produtos de acordo com a lista apresentada

• Na sala de informática solicite que os alunos acessem o site, indicado no link 4.

Para usar o programa, eles deverão:

• Eles devem: , então, selecionar o ícone menino ou menina para iniciar as compras. Clicar em “avançar” e preencher os dados (nome, turma, série e escola);

• Selecionar no caixa eletrônico a quantidade necessária de dinheiro. Observe a lista de compras e o limite máximo que podem sacar. Clique nos números e depois em “OK”;

• Observar a lista e adicionar os produtos ao carrinho;

• Clicar no produto e arrastar para dentro do carrinho. Todos os produtos adicionados ao carrinho irão aparecer no campo “Conteúdo do carrinho”;

• Se precisar, pode utilizar a calculadora para realizar os cálculos.

• Ao finalizar as compras clique em “avançar”.

,

• Verificar o total das compras e se o dinheiro que possuem foi suficiente. Caso tenha sido suficiente, solicite ao aluno que calcule quanto irá sobrar. Caso tenha ultrapassado solicite ao aluno que calcule quanto falta de dinheiro;

• Clique em “Ok” para finalizar o jogo.

4ª Etapa: Supermercado Virtual

• Em seguida, deixe com que os alunos joguem outro jogo que está no site indicado no link 6:

• Eles deverão selecionar uma lista para começar o jogo.

• Observe os produtos da lista e identifique as seções correspondentes (enlatados, massas, biscoitos e doces, material de higiene, material de limpeza, grãos e refinados, condimentos, frios e laticínios, padaria, açougue, congelados, feira, etc);

• Clique no ícone do carrinho para iniciar as compras.

• Utilize as setas do teclado para se locomover no supermercado.

• Caso tenha esquecido a quantidade é só clicar no carrinho que abrirá uma tela com as informações.

• Clique no ícone “Lista de compras” para verificar a lista de produtos e a quantidade necessária.

• Clique em “Produtos no carrinho” para verificar os produtos que estão no carrinho. Lembre-se de verificar o dinheiro que tem disponível para as compras.

• Caso o aluno tenha dificuldade para memorizar, ele poderá fazer uma lista das compras em um papel;

• Para retornar as compras clique em “voltar”;

• Se locomova com o carrinho pelo supermercado e selecione a seção desejada para realizar as compras.

• Clique no produto desejado para verificar as informações. Observe a quantidade, o valor, a data de fabricação e sua validade. Se o produto estiver fora da validade não deverá ser comprado.

• Selecione a quantidade desejada;

• Clique em “comprar” para adicionar o produto ao carrinho.

• Ao completar a lista de compras leve o carrinho até o caixa para realizar o pagamento e conferir se cumpriu tudo que foi solicitado.

• Aparecerá o total das compras. Solicite ao aluno que calcule o quanto terá de troco.

5ª Etapa: Avaliação

Observar se o aluno:

• Compreendeu o sistema monetário brasileiro (cédulas e moedas);

• Conseguiu realizar os cálculos corretamente;

• Utilizou corretamente o dinheiro para comprar as mercadorias;

• Conseguiu verificar/calcular o troco;

• Compreendeu a organização dos produtos em um supermercado;

• É capaz de diferenciar os produtos do supermercado e sabe nomeá-los.

Materiais Relacionados

1. Plano de aula de Matemática: O sistema monetário nacional: conhecendo as moedas do real;

2. Jogo de memória;

3. Canal Kids: História do dinheiro;

4. Supermercado Virtual.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Sistema Monetário

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.