Conteúdos

Cinema Hollywoodiano;

Filmografia de Walt Disney;

Disney Shorts década de 30;

Objetivos

Aprofundar os conceitos da cultura musical a partir do jazz e da música erudita;

Conhecer os diversos instrumentos musicais e suas características;
Distinguir grave, médio e agudo – bem como jogos rítmicos. 
Terminologias em Língua Inglesa;
 

1ª Etapa: Exibição do Filme

O curta-metragem Silly Symphonies – Music Land tem 9 minutos e meio, portanto, pode ser exibido e discutido em uma aula. Introduza o debate explicando a importância de se expressar a respeito dessa animação. As impressões primeiras dos relatos apresentados, bem como aquilo que os diferencia, podem ser o ponto de partida para a nossa imersão.

2ª Etapa: Debate sobre o filme

Quais são os personagens? Como se comunicam entre si? Onde moram? Como vivem? O que exatamente os separam? Explorar essas perguntas e suas respectivas respostas é essencial para compreender as nuances dessa animação, desde o retrato social atribuído ao contexto até o caráter antropomórfico ali contido (instrumentos musicais, no caso, representados na forma humana). Comparar as situações dessa história com as experiências pessoais ajuda a situar a criança no debate. 

 

Há momentos engraçados e críticos no enredo que podem ser explorados, como o cárcere na torre “metrônomo”, a fala dos personagens, a cavalgada das Valquírias (Wagner), etc. É possível explorar o enredo e seu desfecho relacionando-os ao próprio desenvolvimento da música moderna – “Bridge of Harmony”.       

 

3ª Etapa: Música, Arte

Podem ser propostas atividades de exploração das sonoridades apresentadas pela animação, desde instrumentos musicais convencionais ou manufaturados com objetos de uso comum. Por exemplo, potes diversos podem virar chocalhos ao serem lacrados cheios de arroz (os de yakult dão chocalhos ótimos), baldes podem virar tambor, etc. A turma pode ser dividida em naipes de percussão, vozes e outros instrumentos e, em seguida, aplicados ditados rítmicos. O Plano de aula Batuques, sugerido no item 4 do “Para organizar o seu trabalho” apresenta várias sugestões de trabalhos com ritmos.  

A percussão corporal também é muito bem-vinda, pois mostra como é possível fazer música sem apoio de qualquer instrumento externo, apenas com nosso corpo. Estão disponíveis na internet apresentações do grupo de expressão corporal Barbatuques, que nos ensinam  a explorar as possibilidades rítmicas e os jogos sonoros entre as crianças. Trabalhar noções de compasso numa grande brincadeira de palmas, por exemplo, também é educativo e divertido ao mesmo tempo. Outra opção possível é retomar a exibição do filme, solicitando que as crianças observem e identifiquem os sons graves, médios e agudos.  

 

O filme pode desencadear a pesquisa dos diversos tipos de música presentes. A música erudita e jazz, mas também de estilos que representam os gostos de cada um, ajudam a aumentar o repertório dos envolvidos e quebrar preconceitos. A classe pode ser dividida em grupos que pesquisarão os diversos gêneros: rock, rap, MPB, chorinho, funk, samba, etc. Os alunos podem pesquisar as características e os exemplos dos diferentes estilos. O professor pode mostrar a conexão entre eles, similaridade e também diferenças entre eles. Expande-se, assim, a forma como consumimos e/ou desfrutamos a nossa amada música, rompendo distanciamentos desnecessários.  

Materiais Relacionados

1. O filme pode ser encontrado no youtube, sem necessidade de legenda, por meio do seguinte link.

 
2. No link há uma análise sobre a obra.
 
3. É possível conhecer o grupo de percussão corporal Barbatuques, por meio de diversos vídeos, entre eles: 
 
 
4. Consulte também o Plano de aula: Batuques aqui no Portal 
 
Terra da Música (da série Sinfonias Tolas)  
 
Sinopse: 
 
A animação Music Land  (Terra da Música)  integra a série Silly Simphony (Sinfonia Tola) e conta a história de dois reinos, separados pelo mar da discórdia. De um lado está a Ilha do Jazz e do outro a Terra da Sinfonia. Os reinos não se bicavam, trazendo para a música uma variação das histórias de amores impossíveis, como a de Romeu e de Julieta. Os filhos dos reis viverão uma  aventura amorosa que aproximou o jazz e a música sinfônica, com ritmos, instrumentos e “batidas” tão diferentes. Os personagens da história são todos instrumentos musicais
 
Direção – Wilfred Jackson, Produced – Walt Disney, Escrito por Pinto Colvig, Música de  Leigh Harline, 1935, EUA. 
 

Arquivos anexados

  1. Terra da Música, (Music Land) de Walt Disney
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.