Conteúdos

Ética

Diversidade
Respeito às diferenças
Convívio social
 

Objetivos

Compreender a importância dos valores sociais;

Construir o significado dos termos relacionados aos valores;
Promover a construção de valores socialmente desejáveis para o convívio escolar;
Associar palavras de valores com ações e atitudes cotidianas;
Relacionar os valores apresentados com pensamentos ou trechos de importantes autores.
 

1ª Etapa: Introdução do tema

Inicie uma conversa com o grupo sobre atitudes positivas que devemos ter na escola, em casa e/ou em nosso convívio social. Peça aos alunos que digam palavras que representem essas atitudes e as escreva na lousa. Apresente ao grupo outras palavras que você considere importante discutir com esse grupo.

 

Em seguida, peça que cada aluno escolha uma palavra, da lista escrita na lousa, e pesquise seu significado para apresentar ao grupo.

 

Organize o grupo de modo que todos os dias, ao final da aula, um aluno apresente o resultado da sua pesquisa ao grupo e, em seguida, cole a palavra e seu significado num mural afixado na sala de aula. 

 

2ª Etapa: Caixa de Valores

Organize cartões com as palavras de valores escolhidas e apresentadas pelos alunos. Esses cartões devem compor uma caixa intitulada “Caixa de valores”.

 

Organizados em roda, um aluno por vez, deve sortear uma palavra, ler e dizer o nome de um amigo do grupo que tenha demonstrado o valor sorteado ou que acha que precisaria trabalhar para conquistá-lo.

 

Deixe que retomem a atividade quantas vezes quiserem. Conforme forem esclarecendo as dúvidas e se apropriando das informações, os nomes dos amigos vão se alterando e cada vez menos alunos serão citados para conquistar os valores sorteados.

 

3ª Etapa: Pesquisa

Nesta etapa, você deve pesquisar pensamentos ou trechos de textos escritos por importantes autores ou filósofos que tenham relação com as palavras estudadas.

 

Divida os alunos em grupos e entregue um pensamento para cada grupo que deverá relacionar o texto recebido com uma ou mais palavras da caixa de valores e justificar a relação encontrada.

 

4ª Etapa: Amarelinha de valores

Com o auxílio do professor, os alunos devem desenhar uma amarelinha no chão do pátio e, ao invés de numerais, devem ter palavras de valores escritas nos quadrados.

 

Brinca-se da seguinte forma: Um aluno sorteia um cartão com um pensamento, e após ler o texto, associa a uma das palavras escritas na amarelinha. 

 

Não existe erro ou acerto, a relação que o aluno estabelecer entre o texto e a palavra deve ser respeitada.

 

O aluno coloca a pedrinha em cima da palavra escolhida e pula a amarelinha como de costume.

 

A amarelinha de valores deve ficar no pátio por tempo indeterminado durante os horários de lanche. Todos os alunos da escola devem brincar, inclusive alunos de outras turmas. 

 

Sugestão para a amarelinha: Também pode ser confeccionada em plástico ou material sintético (courino) e decorada com tinta acrílica fosca. Por último, deve-se usar verniz spray semi brilho (duas demãos), como na ilustração abaixo. (Veja a tabela/ figura/ Imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula).

Materiais Relacionados

 Leia os artigos

 
1. A prática dos valores na escola 
 
 
 
4. Conheça a cartilha do MEC “Ética e Valores, construindo valores na escola e na sociedade 
 
Assista aos vídeos
 
5. Turma da Mônica: regras e exceções 
 
 
 

Arquivos anexados

  1. Um jogo de amarelinha

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.