Conteúdos

– Pronomes pessoais
– Pronomes demonstrativos
– Pronomes possessivos
– Pronomes relativos
– Pronomes interrogativos
– Pronomes indefinidos

Objetivos

– Conhecer as regras gramaticais de uso dos pronomes na língua portuguesa
– Desenvolver a habilidade de comunicação e trabalho em grupo
– Praticar a norma culta

1ª Etapa: Início de Conversa

No ensino de gramática é fundamental que o(a) professor(a) tente promover uma aproximação entre o ensino das normas da língua e a vida dos alunos, no intuito de mostrar-lhes a dimensão da linguagem em nossa vida, pois ela estrutura a realidade em todos os âmbitos. Assim, o(a) professor(a) deverá atentar seus alunos para o fato de que mobilizamos a gramática constantemente ao nos comunicarmos e, dessa forma, colocamos as regras de funcionamento da língua em ação.

A norma culta da língua é utilizada em algumas situações específicas de comunicação, como em envios de e-mails, em telejornais, revistas, entre outras inúmeras ocasiões cotidianas, e, realizar essa discussão com os alunos, poderá ajudá-los a compreender as regras gramaticais de forma mais leve, vislumbrando a aplicação da gramática em várias instâncias da vida prática.

Essa aula tem como objetivo trabalhar o conteúdo de pronomes de maneira contextualizada. Sendo assim, o aluno terá acesso a alguns textos disponibilizados pelo(a) professor(a) após a exposição do conteúdo, a fim de familiarizar-se com o emprego dos pronomes em alguns textos escritos. Após essa etapa, o(a) professor(a) realizará uma atividade em grupo, na qual cada grupo deverá vender um produto para o restante da turma, mobilizando o uso de pronomes para alcançar sucesso nas vendas. Para finalizar, os alunos deverão realizar alguns exercícios de fixação das regras de uso de pronomes.

Segue abaixo um resumo sobre o emprego dos pronomes, retirado do site Info Escola (conferir seção “Para organizar o seu trabalho e saber mais”):

Os pronomes são a classe de palavras com a função de substituir o nome, cumprindo funções análogas às exercidas pelos elementos nominais. São facilmente identificados, pois se organizam em número limitado de palavras.

Desta forma, na língua portuguesa, os pronomes podem ser substantivos, adjetivos e advérbios. Essas palavras assumem um significado lexical genérico, para aludir algo dado pela situação ou pelas palavras do contexto em que estão inseridos. Por exemplo: pessoas, lugares, tempo, modalidades, entre outros.

De acordo com os exemplos descritos, os pronomes servem para:

a) Representar um substantivo:

As plantas que resistiram ao tempo instável da última estação, atingindo-as diretamente, frutificam neste novo período do ano.

b) Acompanhar um substantivo determinando a extensão de seu significado:

Aquele texto histórico constitui uma teia de palavras, formando o que eu poderia chamar de arabescos. Esta imagem se caracteriza por um entrecruzamento de significados, no caso dos arabescos se entrecruzam linhas. Ele enredou os meus afetos enquanto leitora. Relembrei alguns antepassados, refiz a história da humanidade através da mitologia africana, após tê-lo lido. E esse processo transformou minha maneira de agir sobre o mundo.

Neste exemplo, os pronomes acompanham os elementos nominais modificando os seus sentidos ou proporcionando ao leitor compreender a extensão de seus significados. Por esta razão, são pronomes adjetivos.

Faz-se uma distinção prática entre os pronomes substantivos e os pronomes adjetivos: os substantivos estão isolados na estrutura frasal, enquanto os pronomes adjetivos aparecem sempre acompanhando os substantivos com os quais estabelecem concordância nominal de gênero e número.

Os pronomes representam as pessoas gramaticais, ou pessoas do discurso, e dividem-se em: pessoais, demonstrativos, possessivos, indefinidos, relativos e interrogativos.

Pronomes pessoais

São as pessoas do discurso:

– 1ª pessoa: quem fala
– 2ª pessoa: com quem se fala
– 3ª pessoa: de quem se fala

Observe o quadro com os pronomes pessoais:

Uma observação sobre o pronome pessoal: a tradição considera três pessoas do discurso, porém, para a Moderna Gramática Portuguesa, (2009), do Professor Evanildo Bechara, ocorrem apenas duas pessoas do discurso, uma vez que a terceira representa uma “não pessoa”, pelo fato de não poder determiná-la.

Pronomes demonstrativos

São usados com a função de situar a pessoa ou o objeto designado em relação às pessoas do discurso, ou ainda, em relação ao espaço ou tempo.

De acordo com Celso Cunha e Lindley Cintra, em Nova Gramática do Português Contemporâneo (1985), “a capacidade de mostrar um objeto sem nomeá-lo, a chamada função dêitica (do grego deiktikós = próprio para demonstrar, demonstrativo), é a que caracteriza fundamentalmente esta classe de pronomes.” (página 319)

Eles apresentam formas variáveis, invariáveis ou neutras. Observe o quadro:

Pronomes possessivos

Os pronomes possessivos relacionam-se com os pronomes pessoais, atribuindo-lhes posse. São considerados pronomes adjetivos e podem exercer a função sintática de adjunto adnominal.

Flexionam-se em gênero e número, e concordam com o objeto possuído, bem como com o possuidor.

As orações exemplificam o uso dos pronomes possessivos, observe:

A atual conjuntura política não permite a nós, brasileiros, uma escolha transparente de nosso voto.

O Tribunal Regional Eleitoral convocou todos os eleitores ao o recadastramento através da digital. O voto representa o nosso exercício de cidadania.

Os pronomes possessivos também são utilizados para realçar a ideia de posse, informar o que cabe (fazer, realizar, decidir) à pessoa do discurso, ou ainda, são usados com um sentido de posse figurado.

Por exemplo: Eu tenho as minhas alegrias e tristezas, não posso me queixar (posse no sentido figurado).

Pronomes relativos

São aqueles que se referem a um termo anterior, geralmente introduzem uma nova oração. Apresentam formas variáveis e invariáveis:

O valor do pronome relativo vai variar de acordo com a natureza do termo antecedente ao qual se refere, que pode ser: um substantivo, um pronome, um adjetivo, um advérbio ou uma oração. No que concerne à função sintática, eles podem ser: sujeito, objeto direto ou indireto, predicativo, adjunto adnominal, complemento nominal, adjunto adverbial, agente da passiva. São diferentes das conjunções nesse sentido, pois elas não exercem nenhuma função interna, são apenas conectivos.

Pronomes interrogativos

São aqueles que iniciam perguntas diretas ou indiretas, há os variáveis e os invariáveis:

Que, quem, qual (quais), quanto (quanta, quantas, quantos)

Exemplo:

Que problema poderia enfrentar após sua denúncia?
O pronome interrogativo “quem” refere-se apenas a pessoas ou personificações de objetos, tem o valor de pronome substantivo:

Quem era a professora que mais alegrava aquela turma?
O pronome interrogativo “qual” pode estar referindo tanto pessoas como coisas e geralmente tem valor de adjetivo.

Qual é o endereço, em que bairro se localiza?
Os alunos explicaram para a diretora qual era o problema na sala de aula.
A diretora falava de qual professora?

Pronomes indefinidos

São pronomes indefinidos aqueles que se aplicam à 3ª pessoa do discurso de forma indeterminada ou imprecisa. Eles fazem referência aos substantivos de modo vago, impreciso ou genérico.

O pronome indefinido tem formas variáveis ou invariáveis:


Os pronomes invariáveis não recebem desinências para concordância verbal, e são usados somente como pronomes substantivos.

Exemplo:

O presidente da empresa não teve nada a declarar. (valor de substantivo)
Se todos realizassem as tarefas juntos, ninguém teria do que reclamar
(observe como o termo “ninguém” faz alusão a um substantivo vago, sabe-se que são pessoas, mas não se pode precisá-las, por isso são indefinidos).

Os pronomes variáveis concordam com as outras palavras no contexto, e são geralmente usados como adjetivos. Podem ocorrer casos em que funcionam como substantivos.

Algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, vário, tanto e quanto são exemplos de pronomes adjetivos, mas podem ocorrer como substantivos, conforme apresentado pela Nova Gramática do Português Contemporâneo:

Todos estavam alegres (pronome substantivo).

“Tudo” é recorrente como pronome substantivo, mas ao lado dos termos isto, isso, aquilo, mais, ele torna-se pronome adjetivo:

Tudo isso é uma grande armadilha.

2ª Etapa: Praticando

A seguir, o(a) professor(a) dividirá a turma em grupos de quatro alunos e entregará a cada grupo revistas e jornais usados. Pedirá que cada integrante do grupo selecione uma manchete, leia e destaque os pronomes que encontrar. Feito isso, os alunos deverão trocar entre si as manchetes e dialogar sobre os destaques feitos pelos colegas nos textos analisados. Nesse interim, o(a) professor(a) deverá circular entre os grupos, observando os destaques feitos pelos alunos a fim de sanar dúvidas.

Ao longo dessa atividade, o(a) professor(a) poderá fazer apontamentos sobre o tipo de texto que os alunos têm em mãos, a forma como os pronomes são mobilizados para que os textos façam sentido, entre outros aspectos que possam contribuir para que a turma entenda a construção textual e o papel dos pronomes nessa construção.

3ª Etapa: Exercícios de fixação

1. (PUC-SP) No trecho que a seguir transcrevemos, há vários pronomes.

“Com esta história eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia é um dia roubado da morte. Eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma névoa úmida.”

Identifique, nele, dois pronomes demonstrativos, um pronome pessoal do caso reto e um pronome pessoal do caso oblíquo.

Resposta: pronomes demonstrativos: esta, o / pronome pessoal do caso reto: eu / pronome pessoal do caso oblíquo: me

Comentário: Neste caso, o artigo “o” tem o valor de pronome demonstrativo. Isso porque poderia ser substituído da seguinte forma: “E aquilo que escrevo é uma névoa úmida.”

2. (Mackenzie) A colocação do pronome oblíquo está incorreta em:

a) Para não aborrecê-lo, tive de sair.
b) Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda.
c) Não me submeterei aos seus caprichos.
d) Ele me olhou algum tempo comovido.
e) Não a vi quando entrou.

Alternativa b: “Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda.”

Comentário: O correto seria “Quando se sentiu em dificuldade, pediu ajuda.” Quando há advérbio antes do verbo (quando é advérbio de tempo), usa-se próclise.

3. (PUC-MG) Encontramos pronome indefinido em:

a) “Muitas horas depois, ela ainda permanecia esperando o resultado.”
b) “Foram amargos aqueles minutos, desde que resolveu abandoná-las.”
c) “A nós, provavelmente, enganariam, pois nossa participação foi ativa.”
d) “Havia necessidade de que tais ideias ficassem sepultadas.”
e) “Sabíamos o que você deveria dizer-lhe ao chegar da festa.”

Alternativa a: “Muitas horas depois, ela ainda permanecia esperando o resultado.”

Comentário: Os pronomes das orações restantes são classificados em:
b) aqueles: pronome demonstrativo
c) nossa: pronome possessivo
d) tais: pronome demonstrativo
e) lhe: pronome pessoal do caso oblíquo

4. (Fuvest) Assinale a alternativa onde o pronome pessoal está empregado corretamente:

a) Este é um problema para mim resolver.
b) Entre eu e tu não há mais nada.
c) A questão deve ser resolvida por eu e você.
d) Para mim, viajar de avião é um suplício.
e) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.

Alternativa d: Para mim, viajar de avião é um suplício.

Comentário: Por que as restantes alternativas estão erradas?

“mim resolver”: sempre que for conjugar um verbo, usa-se pronomes do caso reto e não do caso oblíquo. O correto seria: Este é um problema para eu resolver.

“entre eu e tu”: com a preposição “entre”, usa-se pronomes pessoais do caso oblíquo. O correto seria: Entre mim e ti não há mais nada.

“por eu e você”: depois de preposição (por), usa-se pronomes pessoais do caso oblíquo tônicos. O correto seria: A questão deve ser resolvida por mim e ti.

“a si”: aqui houve uma mistura de pessoas (eu voltei – 1.ª pessoa do singular – e si – 3.ª pessoa do singular). O correto seria: Quando voltei a mim, não sabia onde me encontrava.

5. (UFPR) Complete com os pronomes e indique a opção correta, dentre as indicadas abaixo:

1. De repente, deu-lhe um livro para _____ ler.
2. De repente, deu um livro para _____ .
3. Nada mais há entre _____ e você.
4. Sempre houve entendimentos entre _____ e ti.
5. José, espere vou _____ .

a) ele, mim, eu, eu, consigo
b) ela, eu, mim, eu, contigo
c) ela, mim, mim, mim, com você
d) ela, mim, eu, eu, consigo
e) ela, mim, eu, mim, contigo

Alternativa c: ela, mim, mim, mim, com você

Comentário: Depois de preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo, por isso, a 2.ª oração não poderia ser “De repente, deu um livro para eu”.

O mesmo acontece na 3.ª e na 4.ª oração, de modo que o correto é “Nada mais há entre mim e você.” e “ Sempre houve entendimentos entre mim e ti.”

Na 5.ª oração, o uso de “com você” e “contigo” estão corretos.

6. (UFMA) Identifique a oração em que a palavra “certo” é pronome indefinido:

a) Certo perdeste o juízo.
b) Certo rapaz te procurou.
c) Escolheste o rapaz certo.
d) Marque o conceito certo.
e) Não deixe o certo pelo errado.

Alternativa b: Certo rapaz te procurou.

Comentário: “certo rapaz” dá uma ideia vaga de quem seria o rapaz, motivo pelo qual estamos diante de um pronome indefinido.

7. (Unirio) Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho: A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; _____ , porém, estavam mais gastos que _____ .

a) esses, aquela
b) estes, aquela
c) estes, esses
d) aqueles, esta
e) estes, esses

Alternativa b: estes, aquela

Comentário: O pronome demonstrativo “estes” refere-se aos dentes, uma vez que é o termo mais próximo. O pronome “aquela” refere-se à maxila, uma vez que é o termo mais distante na oração.

Materiais Relacionados

1 – O guia disponível no site do Info Escola poderá ser utilizado pelo(a) professor(a) para apresentar as regras de utilização de pronomes aos alunos. Acesso em: 28 de agosto de 2018.

2 – Os vídeos sobre pronomes, do Professor Noslen, podem ajudar o(a) professor(a) a sanar dúvidas de maneira simples e objetiva. Confira:
Parte 1
Parte 2
Parte 3

Acesso em: 28 de agosto de 2018.

3 – Confira os exercícios utilizados para fixação do conteúdo estão disponíveis com os respectivos gabaritos, no site Toda Matéria. Acesso em: 28 de agosto de 2018.

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