Conteúdos

– Vozes verbais ou vozes do verbo

Objetivos

– Conhecer os usos da voz ativa e da voz passiva em frases e textos
– Testar o conhecimento por meio da análise de tirinhas e exercícios de escrita
– Desenvolver a capacidade de interpretação e criação de texto em grupo

1ª Etapa: Início de Conversa

Nessa aula, propõe-se trabalhar com os alunos os usos das vozes verbais em diferentes construções textuais, utilizando os exemplos de tirinhas e do texto narrativo. Em um segundo plano, pretende-se suscitar a reflexão acerca da utilização das vozes verbais em situações de comunicação reais, ou seja, do cotidiano. Para isso, serão propostos exercícios de interpretação de texto e uma atividade de criação textual em grupo. O objetivo desse plano de aula é conectar o conhecimento sobre as regras da língua escrita com a vida prática dos alunos, mostrando que a língua é algo vivo e está presente em tudo que nos cerca.

A difusão da norma culta da língua portuguesa por meio do ensino de gramática na escola é algo bastante desafiador, devido à necessidade de transmissão e assimilação de regras gramaticas que costumam remeter a algo maçante e pouco atrativo para os alunos. Nesse sentido, esse plano de aula busca ser uma alternativa para que haja um compartilhamento significativo do saber em torno da gramática da língua portuguesa em sala de aula, de modo que faça sentido para o/a professor(a) ensinar e, para os alunos, aprender, visando uma assimilação do conteúdo de gramática fluida e menos automatizada.

Abaixo, um resumo sobre o emprego das vozes verbais, retirado do site Info Escola (conferir seção “Para organizar o seu trabalho e saber mais”):

Voz ativa

Ocorre quando o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo (sujeito agente), como nos seguintes exemplos:

Eu escrevi este poema.
Eles farão um mutirão para limpar a praça amanhã.
Nadir terminará os preparativos para o casamento ainda hoje.

Voz passiva

Ocorre quando o sujeito recebe a ação expressa pelo verbo (sujeito paciente), como nos exemplos:

O poema foi escrito por mim.
A festa será encerrada porque a vizinhança está reclamando do barulho.
Ela foi impedida de participar do concurso, pois chegou muito atrasada.

A formação da voz passiva pode dar-se através de dois processos: analítico e sintético.

– Voz passiva analítica

É formada pelo verbo auxiliar (ser) + particípio do verbo principal, como no exemplo abaixo:

O hambúrguer é feito por mim.

É possível também que o agente da passiva não esteja explícito, tal como exemplificado nas seguintes orações:

A estrada será interditada amanhã.

A igreja será reformada.

Como o particípio é invariável, a variação temporal se expressa através do verbo auxiliar:

A lasanha foi feita por Rosa. (pretérito perfeito do indicativo)

A lasanha é feita por Rosa. (presente do indicativo)

A lasanha será feita por Rosa. (futuro do presente)

O verbo auxiliar assume o mesmo tempo e modo do verbo principal da voz ativa, quando presentes em orações que possuam locuções verbais. Confira:

A moça ia levando as compras. (gerúndio) – (voz ativa)

As compras iam sendo levadas pela moça. (gerúndio) – (voz passiva)

– Voz passiva sintética

Também conhecida como pronominal, a voz passiva sintética nasce a partir do uso do verbo na 3ª pessoa + pronome apassivador (SE). Veja os exemplos para compreender melhor:

Concluiu-se, através de pesquisa, que a taxa de natalidade vem diminuindo no Brasil.

Abandonou-se aquele antigo conceito por não ser justo.

Voz reflexiva

A voz reflexiva ocorre quando o sujeito recebe e pratica a ação expressa pelo verbo.

Exemplos:

Bruno machucou-se ao cair do balanço.

Roberto mudou-se para uma casa mais ampla.

Suzana molhou-se inteira tentando dar banho no cachorro.

2ª Etapa: Sensibilização do tema

O(a) professor(a) poderá iniciar um diálogo com os estudantes a respeito de situações de fala e dos sujeitos implicados nessa fala. Um bom exemplo, é fazer uso do verbo “fazer” para simular uma situação entre dois alunos da sala. Sendo assim, pode-se dizer, hipoteticamente, que o aluno A fez um trabalho com o aluno B, para ilustrar o uso da voz ativa e, em seguida, que o trabalho foi feito pelos alunos A e B, para exemplificar o uso da voz passiva, sem necessariamente demarcar esse uso com a nomenclatura da regra gramatical, perguntando qual a diferença entre as duas situações e discutindo com os alunos.

Feito isso, o(a) professor(a) irá expor no quadro as regras gramaticais de uso das vozes do verbo (consultar guia na seção “Para organizar o seu trabalho e saber mais”). Durante a discussão sobre o conteúdo exposto no quadro, o(a) professor(a) poderá apresentar os exemplos do guia (consultar guia na seção “Para organizar o seu trabalho e saber mais”) e criar outros a partir de interações com os alunos, como no começo da aula. O conteúdo deverá permanecer no quadro até o fim da aula, para eventuais consultas.

Após explanação do conteúdo e exploração de exemplos com os alunos, o(a) professor(a) irá dividir os alunos em duplas. Cada dupla receberá a tirinha abaixo e os exercícios que seguem:

Disponível em: < http://guilhermebrasilunb.blogspot.com/2013/05/a-voz-passiva-analitica.html >. Acesso 14 de out. de 2018.

– Passe a frase do primeiro quadrinho para a voz ativa: “Você acredita que nossos destinos são controlados pelas estrelas?”

– Discuta com a sua dupla, colegas e com o(a) professor(a) o que muda na sentença quando a voz ativa é utilizada.

No momento de discussão do segundo exercício, o(a) professor(a) poderá atentar para a forma como cada sujeito é evidenciado na voz passiva ou ativa e as mudanças de sentido decorrentes da alteração das vozes do verbo. No exemplo do primeiro quadro da tirinha, quando a sentença está na voz passiva, há a impressão de que temos menos controle sobre nossos destinos e, quando passamos para a voz ativa, gera-se a impressão de que temos mais controle. Assim, cabe ao fim da aula uma breve discussão sobre a intencionalidade do uso de determinados termos na língua, atentando-se para o fato de que a escolha de uma forma ou outra, na comunicação verbal, nunca é gratuita – assunto abordado no texto sugerido na seção “Materiais Relacionados”.

3ª Etapa: Proposta de atividade - Criação textual

A turma irá se dividir grupos de cinco alunos e receberá as seguintes instruções:

– Imaginem a seguinte cena: duas pessoas marcam de ir ao cinema e se deparam com uma situação inesperada, no caminho, que as impede de assistir ao filme. Descreva essa situação e como cada pessoa presente reagiu a ela.

Atenção: sua cena deverá ser elaborada em 10 linhas. O grupo determinará as características das personagens: sexo, idade, atributos pessoais (inteligência, timidez, vaidade, etc.). O(A) professor(a) deverá analisar se os grupos conseguem construir possíveis usos das vozes verbais para elaborar as ações dos sujeitos da cena.

Após decorrido o tempo determinado pelo(a) professor(a), cada grupo deverá compartilhar com o restante da turma a sua cena, salientando o emprego das vozes verbais para compô-la.

Materiais Relacionados

1 – O Guia Vozes do Verbo é bastante satisfatório e servirá como suporte para o(a) professor(a) sistematizar as informações sobre o conteúdo com os alunos. Acesso em: 13 de agosto de 2018.

2 – Para aprofundar seu conhecimento sobre o efeito da aplicação das formas verbais em situações de comunicação, leia o artigo “Vozes Verbais: do discurso ao aprendizado”. Acesso em: 13 de agosto de 2018.

 

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Vozes verbais

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