A construção do material didático pedagógico Folhas Identidade X Preconceito justifica-se pela: a) insuficiência de material teórico científico no interior das escolas; b) falta de capacitação específica sobre o tema em questão; c) oportunidade de desenvolver um trabalho baseado na experiência empírica por meio da história de Samanta; d) necessidade de realizar um estudo sobre concepções educacionais. A concepção Histórico-Cultural defende a ideia de que a escola deve exercer o papel de principal mediadora dos processos de desenvolvimento humanos. A preferência pelos pressupostos vigotskianos para fundamentar o trabalho deve-se, entre outros aspectos, a fundamentos da teoria com base marxista, em seus estudos sobre defectologia buscando uma direção para se educar pessoas com deficiências, sobretudo, propiciar a elas condições que permitam o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.

O objetivo principal é contribuir para a construção de novas práticas atitudinais, por meio do conhecimento científico, com o intuito de facilitar o processo de escolarização de estudantes com síndrome de Down. A experiência com a estudante Samanta auxiliará em outros casos, bem como no trabalho pedagógico que será realizado com a estudante com síndrome de Down que iniciará seus estudos no Colégio Estadual Igléa Grollmann – EFM. O Folhas Identidade X Preconceito, voltado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio foi publicado no site www.diaadiaeducacao.pr.gov.br, no dia 03/08/2009. Tem como Conteúdo Estruturante – Relações Culturais, Conteúdo Básico – Os sujeitos, as revoltas e as guerras e Conteúdo Específico – Conflitos culturais na Mongólia nos séculos XII a XX. A situação problema abordada no referido material é: Por que os mongóis medievais eram considerados bárbaros? O que significam os conceitos barbárie, civilização e preconceito? O que você entende pelos termos mongol e mongoloide? Por que esses termos foram utilizados para denominar a síndrome de Down? Se somos geneticamente diferentes uns dos outros, quais os conceitos que levaram a ciência a classificar a diversidade humana em raças? Os conteúdos curriculares abordados no Folhas contemplam conhecimentos científicos das disciplinas de História, Biologia e Sociologia e serão trabalhados de forma interdisciplinar. O referido material didático foi trabalhado no Colégio Estadual Duque de Caxias – EFM, de Tuneiras do Oeste e no próximo ano será aplicado no Colégio Estadual Igléa Grollmann – EFM, de Cianorte – PR.

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