Desde que iniciei minha atividade docente em 2011 no C.E. Antonio Racanello Sampaio, no qual já fui aluno durante o Ensino Fundamental, sendo destacado para participar de uma olimpíada de conhecimentos gerais no ano de 1994; hoje tenho a chance de retribuir a boa educação nele recebida. Trata-se da implantação do projeto que visa a utilização de redes sociais como o Facebook com a página Filosofistica, como material didático complementar, a fim de posteriormente implementar as Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito escolar de modo efetivo. Adequando o processo de ensino e aprendizagem aos parâmetros internacionais da educação para o século XXI, conforme o fomento do próprio Facebook e também da UNESCO. Ao incorporar a rede social ao conteúdo da disciplina busco incentivar o acesso aos temas abordados na aula de Filosofia, favorecendo a interatividade entre os agentes da comunidade escolar, rompendo as barreiras físicas que impedem uma melhor integração entre pais, estudantes e professores em um espaço público virtual, mais amplo e dinâmico, no qual o trâmite de dados e informações ocorre online e em tempo real.

Esse é o substrato necessário ao processo de construção de conhecimento, que ao articular e organizar essas informações, transforma a maneira como as pessoas se relacionam e estabelece um novo patamar educacional onde os agentes envolvidos, no uso das ferramentas próprias de seu tempo orientadas para o ensino, obtêm mais alcance e eficácia na participação das atividades escolares, contribuindo efetivamente no suprimento das demandas sociais pertinentes à educação. Os resultados iniciais dessa proposta foram imediatos apontando a viabilidade desse objetivo, pois a participação espontânea de pais e demais professores e a larga adesão dos estudantes constata que essa facilidade permite sanar muitos problemas escolares.

Assim há um grande proveito que estudantes e professores obtêm ao compartilhar ideias e pensamentos fundamentados nos conteúdos estruturantes de modo interativo e simultâneo, possibilitando a discussão, crítica e reflexão de temas relevantes, através de um processo didático-pedagógico bastante eficiente, no qual o estudante exercita suas habilidades técnicas e competências intelectuais em uma ferramenta de grande potencial educativo e o professor atualiza e aperfeiçoa seus conhecimentos constantemente, orientando melhor sua prática docente. Leonardo Céli de Azevedo C.E. Antonio Racanello Sampaio Arapongas – PR

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