O Projeto foi realizado alunos de 9º ano e surgiu com o objetivo de suprir as necessidades apresentadas pela instituição escolar, onde questões culturais, sociais e econômicas interferem diretamente no rendimento escolar dos alunos, nas relações que estabelecem no cotidiano escolar e com a comunidade do entorno. O tema projeto foi Cidadania o trabalho buscou envolver os educandos e comunidade em um processo de discussão, debates e ações. Em sala de aula, os alunos foram ressaltando as diversas temáticas que permeiam o conceito de cidadania e para eles, cidadania é a própria vida e as relações que estabelecemos neste mundo. Elaboramos um mapa conceitual, onde constaram todas as ramificações que surgem do conceito de cidadania e a partir deste mapa começamos o trabalho.

Na primeira discussão, ressaltamos os nossos direitos enquanto cidadão e quais as necessidades da escola para garantir estes direitos. Assim foi decidido que iríamos participar de uma sessão na Câmara de Vereadores e nesta ocasião entregamos uma solicitação a respeito das problemáticas levantadas em sala de aula, dando ênfase à questão do trânsito em frente à escola, pois o mesmo oferece risco a todos que fazem parte da comunidade escolar. Foram vários os temas abordados e diversas atividades foram realizadas durante o projeto: pesquisa e entrevistas (documentação), campanha de doações (solidariedade), teatro, organização do pátio da escola (Meio Ambiente), trilha da cidadania (com alunos menores da escola), desenhos, confecção pequenos livros, criação de blogs, pesquisa de ações não cidadãs, pintura de monumento pichado que fica no bairro da escola, palestras(civismo-tradicionalismo), produção de vídeos e produções textuais.

Estas atividades renderam frutos, o legislativo já esteve na escola para providenciar soluções, principalmente ao que se refere ao trânsito, o monumento pintado pelos alunos continua sem pichações sendo que este sempre foi alvo dos próprios alunos da escola e o livro dos alunos será reproduzido e servirá como material para escola. Este foi um trabalho coletivo, oportunizou discussão, estudo, produção de conhecimento e ações cidadãs. Chegamos ao final do projeto com a sensação de dever cumprido, escola é isso, é movimento, é gente, é dar, é receber, é acreditar que podemos a partir de pequenas atitudes fazer um mundo melhor. Elizane Pegoraro Bertineti – Escola. Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II Município: Canguçu /Rio Grande do Sul

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