Devido ao fato do celular fazer parte do dia-a-dia dos estudantes , nada melhor que tentar usá-lo como ferramenta complementar de ensino-aprendizagem para ajudar nas aulas de História. Então, elaborei um projeto com as regras do uso do celular em sala e utilizei em turmas do Fundamental 2 e no 1º ano do ensino médio. O resultado não poderia ter sido melhor. Aula de históriaHISTÓRIA USANDO O CELULAR OBJETIVOS: DESCONSTRUIR A IDEIA DE QUE O CELULAR É ALGO PREJUDICIAL AO APRENDIZADO, COMPROVANDO, QUE QUANDO BEM USADO, PODE SER UMA FERRAMENTA PODEROSA PARA COMPARTILHAR O CONHECIMENTO E ENRIQUECÊ-LO. CRIAR ESTRATÉGIAS PARA A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DO ENSINO-APRENDIZAGEM. PÚBLICO ALVO: Fundamental 2 ( 6º ao 9º ano) Foi feito um comunicado aos alunos em sala de aula e via Facebook sobre o uso liberado do celular para fins pedagógicos.

Então os alunos deveriam levar o celular e utilizá-lo conforme o desenvolvimento da aula. Utilização do celular com envio de mensagens sobre o tema da aula, respondendo questões propostas por mim e opinando sobre os pontos positivos e negativos do uso do celular em sala de aula. Alguns alunos produziram vídeos com os assuntos estudados durante a aula . Esses vídeos foram feitos usando o celular. CONCLUSÃO Mudar a metodologia é um processo lento e mais lento ainda com o uso dessas plataformas digitais, tendo em vista que pra nossa realidade ( Fortaleza- Ceará) não temos nenhuma escola trabalhando com isso. O que se tem são laboratórios de informática – muitas vezes sem internet ou com computadores desatualizados ou com defeito. · Os alunos têm uma forte tendência a pensar o uso do CELULAR SOMENTE PARA LAZER. (Consequência da falta de interação CELULAR-APRENDIZADO, suponho) ·

Devemos ter muita paciência e perseverança pra realizar as mudanças. Segue o link com as observações sobre a aula e os depoimentos de alguns alunos.

http://www.profisabelaguiar.blogspot.com.br/2013/08/1-experiencia-usando-celular-em-sala-de.html

Link com os vídeos produzidos pelos alunos

http://www.profisabelaguiar.blogspot.com.br/2013/09/atencao-se-liguem-nessas-dicas.html

Link com o registro da aula com o 1º ano médio

http://www.profisabelaguiar.blogspot.com.br/2013/09/aula-com-celular-e-o-que-ha.html

Link com a entrevista concedida por mim ao site Docência in Loco

http://www.profisabelaguiar.blogspot.com.br/2013/09/entrevista-ao-site-docencia-in-loco.html

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.