Em 30/01, as barreiras que pessoas com deficiência enfrentam para navegar na internet foram tema de uma palestra dentro da semana presencial da 6ª edição do Campus Mobile, iniciativa do Instituto Claro, que discute inovação e empreendedorismo entre jovens talentos do ensino técnico e universitário. O objetivo do encontro foi estimular os participantes a pensarem em soluções digitais que sejam acessíveis desde sua concepção até a execução, evitando, assim, que pessoas com deficiência sejam segregadas da web. Além da acessibilidade, foram discutidos temas como: mobilidade, startups e arquitetura em microserviços.

Essa palestra contou com a participação do movimento Web Para Todos (WPT), que pretende estimular organizações a transformarem seus ambientes virtuais em espaços acessíveis a todos os públicos. “Falar sobre acessibilidade é sempre importante. Convidamos os usuários a se colocarem no lugar de pessoas com deficiência e, assim, mudarem seu comportamento de navegação. Temos que nos acostumar a ter esse diálogo constantemente”, diz William Daflita, líder de desenvolvimento do Web Para Todos. Na opinião de William, falar sobre essa questão é importante para que os jovens tenham uma visão ampla sobre o impacto que as suas ações podem gerar.

A inclusão tem sido um tema muito difundido e, atualmente, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 57% de pessoas com deficiência utilizam a internet constantemente, mas essa realidade está muito distante da ideal. Pessoas com deficiência tendem a preferir navegar por celulares ou tablets. Possibilitar isso em aplicativos que abraçam a acessibilidade e olham para a experiência dos usuários faz com que essa prática se torne mais simples para pessoas com deficiência.

O Instituto Claro, ciente de sua responsabilidade social, pretende com essa iniciativa, formar não apenas novos empreendedores, mas cidadãos que contribuam com o desenvolvimento de uma sociedade que valorize o direito de todos e de forma acessível.

A semana presencial da 6ª edição do Campus Mobile, que acontece de 29/01 a 02/02, em São Paulo, é realizada em parceria com o LSI-TEC da Universidade de São Paulo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Campus Mobile abre inscrições para a 7ª edição e traz novas categorias

Programa incentiva jovens estudantes a criarem soluções para a sociedade por meio da tecnologia móvel

há 5 anos
Notícias

12ª edição do Campus Mobile prorroga as inscrições

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem enviar projetos mobile até 19/11

há 5 meses
Notícias

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Campus Mobile

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem se inscrever até 12/11

há 7 meses
Notícias

Conheça os projetos uShare e SimSilo da 11ª edição do Campus Mobile

Aplicativos ajudam moradores universitários e previnem acidentes em silos agrícolas

há 8 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.