Em 30/01, as barreiras que pessoas com deficiência enfrentam para navegar na internet foram tema de uma palestra dentro da semana presencial da 6ª edição do Campus Mobile, iniciativa do Instituto NET Claro Embratel, que discute inovação e empreendedorismo entre jovens talentos do ensino técnico e universitário. O objetivo do encontro foi estimular os participantes a pensarem em soluções digitais que sejam acessíveis desde sua concepção até a execução, evitando, assim, que pessoas com deficiência sejam segregadas da web. Além da acessibilidade, foram discutidos temas como: mobilidade, startups e arquitetura em microserviços.

Essa palestra contou com a participação do movimento Web Para Todos (WPT), que pretende estimular organizações a transformarem seus ambientes virtuais em espaços acessíveis a todos os públicos. “Falar sobre acessibilidade é sempre importante. Convidamos os usuários a se colocarem no lugar de pessoas com deficiência e, assim, mudarem seu comportamento de navegação. Temos que nos acostumar a ter esse diálogo constantemente”, diz William Daflita, líder de desenvolvimento do Web Para Todos. Na opinião de William, falar sobre essa questão é importante para que os jovens tenham uma visão ampla sobre o impacto que as suas ações podem gerar.

A inclusão tem sido um tema muito difundido e, atualmente, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 57% de pessoas com deficiência utilizam a internet constantemente, mas essa realidade está muito distante da ideal. Pessoas com deficiência tendem a preferir navegar por celulares ou tablets. Possibilitar isso em aplicativos que abraçam a acessibilidade e olham para a experiência dos usuários faz com que essa prática se torne mais simples para pessoas com deficiência.

O Instituto NET Claro Embratel, ciente de sua responsabilidade social, pretende com essa iniciativa, formar não apenas novos empreendedores, mas cidadãos que contribuam com o desenvolvimento de uma sociedade que valorize o direito de todos e de forma acessível.

A semana presencial da 6ª edição do Campus Mobile, que acontece de 29/01 a 02/02, em São Paulo, é realizada em parceria com o LSI-TEC da Universidade de São Paulo.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Empreendedorismo, tecnologia e protagonismo jovem são tema de palestra no programa Dupla Escola

Objetivo é sensibilizar alunos e gerar inspiração para carreiras ligadas a ciência e engenharia

há 2 meses
Notícias

Conheça os vencedores da 6ª edição do projeto Campus Mobile

Jovens empreendedores premiados irão aos Estados Unidos para conhecerem empresas de tecnologia

há 4 meses
Notícias

Projeto Campus Mobile anuncia os finalistas da 6ª edição

“Jovens precisam acreditar que podem transformar o mundo e tornar seus sonhos realidade”, afirma professora

há 6 meses
Notícias

Integrantes da 6ª edição do Campus Mobile participam de semana presencial de imersão

“Você volta motivado para empreender e melhorar a vida das pessoas”, diz ex-participante do evento

há 7 meses

Receba NossasNovidades