Em junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio ambiente e, durante todo o mês, a Claro realizou uma série de atividades para promover o tema. Ao longo de quatro semanas, os colaboradores da empresa participaram de iniciativas que abordaram a importância do cuidado com o planeta Terra, da preservação e de práticas mais sustentáveis.

Cerca de 5,1 mil colaboradores foram impactados em 24 ações presenciais que aconteceram em 9 estados do país. A programação também contou com webinários abertos ao público, sobre assuntos como mobilidade urbana, eficiência energética e lixo eletrônico, com transmissão ao vivo pela página do Instituto NET Claro Embratel, no Facebook.

“Fiquei surpreso porque recebi muitas informações que nem imaginava. Sempre me perguntei como eu poderia descartar computadores antigos e outros dispositivos eletrônicos, e pude aprender como posso fazer isso adequadamente. Hoje, eu posso transmitir todo esse conhecimento para outras pessoas da minha família e amigos”, lembra o colaborador Vagner Lima.

Além das palestras online, cinco colaboradores foram sorteados para fazer test drive em um carro elétrico. Durante o teste, os participantes conheceram o automóvel e conversaram com um dos responsáveis pelo projeto sobre a necessidade de redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.

Colaboradores da Claro, na Henri Dunant, após test drive no carro elétrico

 

Houve, também, o Circuito Bike Ecológica. Na atividade, os participantes puderam andar em uma bicicleta elétrica utilizada por técnicos da NET, no Rio de Janeiro (RJ), e São Paulo (SP), Santos (SP),  Mogi das Cruzes (SP), Guarulhos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Santo André (SP), São Caetano do Sul (SP), em um projeto que tem a intenção de contribuir com a qualidade do ar e desafogar o trânsito nos municípios.

O objetivo foi explicar as vantagens ecológicas dos meios de transporte amigos do meio ambiente. “Saber que a nossa empresa coloca em prática um projeto de mobilidade por meio de bicicletas, e que isso traz benefícios para o mundo, dá um sentimento de orgulho”, diz o colaborador Leonardo Ladeira.

Para o funcionário Carlos Mello, o uso das bicicletas promove benefícios ambientais e estimula que as pessoas pratiquem atividade física, mas lembra que as cidades precisam dar mais espaço para esse tipo de transporte. “Acredito que deveriam existir mais ciclofaixas para que a gente pudesse usar a bike com mais segurança. Isso faria as pessoas utilizarem mais”, comenta.

E não para por aí! Aconteceram, também, oficina de terrário, exibição de filmes e um encontro sobre hábitos alimentares e como eles influenciam a geração de lixo, entre outros.

“Acompanhar o evento sobre alimentação foi muito interessante. A fala do palestrante me incentivou a tentar mudar alguns hábitos, difíceis de mudar, mas que são totalmente necessários. É ótimo saber que a empresa onde trabalho apoia a discussão de um assunto importante como esse”, conta a colaboradora Alexandra Jusevicius.

A criançada não ficou de fora. Os filhos de 58 colaboradores estiveram na Claro, em São Paulo (SP), e fizeram parte da campanha sobre conscientização ecológica. Os pequenos participaram de brincadeiras sobre a poluição dos oceanos e oficinas de criação de ecobags.

A colaboradora Fernanda Carvalho, mãe do Matheus, de 10 anos, conta que a experiência do filho nas oficinas infantis foi significativa. “Ele gostou muito de participar das ações e, no dia seguinte, apresentou um trabalho na escola sobre o assunto. Isso mostra que ele aprendeu e entendeu a importância de refletirmos sobre esse tema”, afirma. “Essas iniciativas são muito legais. A conscientização precisa começar desde o desenvolvimento das crianças”, afirma.

Filhos de colaboradores da Claro durante oficina infantil sobre meio ambiente

 

Para complementar a programação, o portal do Instituto NET Claro Embratel divulgou um teste chamado “Cálculo da Pegada Ecológica”, onde o leitor, por meio de uma análise breve dos próprios costumes, pode descobrir quantos planetas seriam necessários para manter seu estilo de vida.

É assim que a Claro constrói um amanhã gigante. Investindo em educação e cidadania para alcançar um mundo mais conectado, divertido e sustentável.

Para assistir aos webinários, acesse nossa página no Facebook.

Atualizado em: 31/7/2019 às 16h34

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Aplicativo criado por universitários pretende facilitar a gestão de fazendas produtoras de leite

Iniciativa foi vencedora da categoria Smart Farms na 7ª edição do programa Campus Mobile

há 3 semanas
Notícias

Projeto Educonex@o ganha novo formato e chega a mais cidades

Iniciativa irá formar coordenadores pedagógicos e municipais com o objetivo de fortalecer equipes escolares

há 4 semanas
Notícias

Claro Brasil convida colaboradores para participarem da Campanha do Agasalho 2019

Ação arrecada itens de frio, como blusas e cobertores, para pessoas em situação de vulnerabilidade

há 2 meses
Notícias

Participantes da 7ª edição do Campus Mobile criam app para combater assédio contra mulheres

Projeto foi o vencedor da competição na categoria Diversidade

há 2 meses

Receba NossasNovidades