A 6ª edição do projeto Campus Mobile,  que premia jovens estudantes empreendedores na área dos dispositivos móveis, chegou ao fim. Em 25 de abril, o gerente de projetos do Instituto Claro, Flávio Januário, e o engenheiro do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da USP, Alexandre Martinazzo, divulgaram os nomes dos vencedores do concurso.

O ganhador na categoria educação foi o Vivros (SP), idealizado por Rafael Eiki Matheus Imamura, Rafael Bueno Lamarques Alves e Daniela Marques de Morais. Trata-se de uma plataforma para produção de livros interativos em papel, que utiliza técnicas de dobradura, como o pop-up. A ideia é um aplicativo que permita o uso de mídias, câmera e sensores do celular para enriquecer a experiência da leitura.

Na categoria facilidades, o vitorioso foi o Raks (RS), desenvolvido por Fabiane Kuhn, Guilherme de Oliveira Ramos e Vinicius Muller Silveira. A proposta do grupo é um aplicativo que consegue mensurar e acompanhar a umidade do solo nas lavouras, além de permitir o controle de irrigação das plantações.

Já na categoria jogos, a iniciativa contemplada foi o Juke Fiesta (RS), produzido por Rafael Grohmann Cadaval, Matheus Mello Vaccaro e Matheus Fetzner Viana. O game tem temática mexicana e o objetivo do jogador é desviar de obstáculos, utilizandodiversos personagens.

Os premiados participarão de uma viagem de imersão a São Francisco e ao Vale do Silício (Califórnia, EUA), onde conhecerão algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. Além disso, os grupos receberão uma quantia em dinheiro para investirem no aperfeiçoamento de seus projetos.

Foto de uma sala onde há uma três mesas formando um u. Atrás delas, há pessoas sentadas participando de uma vídeo conferência.
Momento de seleção dos projetos vencedores (créditos: divulgação)

O concurso

A 6ª edição do projeto começou em setembro de 2017 e contou com 575 iniciativas inscritas.Destas, foram selecionadas 52 ideias de 18 estados brasileiros – um total de120 jovens empreendedores. Após a escolha, iniciou-se a etapa de desenvolvimento, em que os participantes puderam acompanhar palestras online, que os auxiliaram na produção de seus aplicativos.

Na última semana de janeiro, aconteceu a Semana Presencial. Nessa fase do concurso, foram realizadas maratonas de programação, palestras, oficinas e visitas técnicas, com o objetivo de melhorar a experiência profissional dos competidores.

Ao fim, os nove grupos finalistas – três de cada categoria – receberam um conjunto de metas e, após seu cumprimento, apresentaram seus projetos para uma banca avaliadora, que selecionou os vencedores.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Claro em parceria com o LSI-TEC e apoio da Faculdade Politécnica da USP.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

12ª edição do Campus Mobile prorroga as inscrições

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem enviar projetos mobile até 19/11

há 5 meses
Notícias

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Campus Mobile

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem se inscrever até 12/11

há 6 meses
Notícias

Conheça os projetos uShare e SimSilo da 11ª edição do Campus Mobile

Aplicativos ajudam moradores universitários e previnem acidentes em silos agrícolas

há 7 meses
Notícias

Conheça os projetos MagicCard e Naveghi Book da 11ª edição do Campus Mobile

Soluções se destacaram ao trazer inovação para as categorias educação e saúde

há 9 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.