A noite de 12 de junho foi de premiação no México, com a cerimônia de entrega do prêmio Carlos Slim em Saúde. A iniciativa é realizada todos os anos e reconhece organizações e pessoas que se dedicam às pesquisas de soluções para questões relacionadas à saúde da população que vive na América Latina.

Na ocasião, foram entregues os prêmios das categorias “Instituição Destaque” – que seleciona instituições sem fins lucrativos, públicas e privadas, com sede na América Latina – e “Carreira em Pesquisa” – que reconhece pesquisadores que se dedicaram a buscar soluções em saúde.

A premiação acontece desde 2007 e já contemplou pesquisadores e organizações de países como Argentina, Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Peru, El Salvador, além do Brasil, em 2010 e 2013.

Conheça os vencedores de 2019:

Categoria Instituição Destaque: Instituto Comemorativo Gorgas de Estudos da Saúde – organização criada há 90 anos para homenagear o Doutor William Gorgas, responsável pela erradicação da febre amarela no Panamá.

Em sua atuação, o instituto se dedica a investigar enfermidades tropicais, incluindo doenças transmissíveis e não transmissíveis. Além disso, é um laboratório de referência nacional, que oferece serviços de diagnóstico, e um centro de formação e capacitação científica na região.

Entrega do prêmio ao responsável pelo Instituto Gorgas


Categoria Carreira em Pesquisa:
premiou duas pessoas:

Adolfo Martínez Palomo, nascido no México, é doutor em ciências médicas e dedicado ao estudo da biologia de células neoplásticas do sistema circulatório do coração e da relação hóspede-parasita na amebíase, na giardíase e na oncocercose. Já escreveu cinco livros sobre amebíase e mais de 150 artigos científicos. É membro de comitês da Organização Mundial da Saúde, da Academia de Ciências dos Estados Unidos e da Fundação Rockfeller.

Dr. Adolfo Martínez Palomo durante a entrega do prêmio


Juan Ángel Rivera Dommarco
, também do México, é doutor em nutrição internacional, com especialização em epidemiologia. Conhecido nacional e internacionalmente, escreveu cerca de 400 artigos científicos voltados à área de saúde pública e nutrição. Foi editor de 56 livros e tem uma trajetória de prestígio no Instituto Nacional de Saúde Pública em Cuernavaca, Morelos, do qual é diretor-geral atualmente.

Dr. Juan Ángel Rivera Dommarco recebendo o prêmio

 

Além do troféu, os contemplados receberam uma quantia de US$ 100 mil como reconhecimento pelo trabalho realizado. Para saber mais, acesse o site do prêmio Carlos Slim em Saúde 2019.

Leia também:

Estão abertas as inscrições para o prêmio Carlos Slim em Saúde
Prêmio Carlos Slim em Saúde contribui para a pesquisa da doença de Chagas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Prêmio Carlos Slim em Saúde tem inscrições abertas até 30 de novembro

15ª edição da premiação reconhece trabalhos inovadores da América Latina

há 3 anos
Notícias

Crise de saúde no Amazonas: saiba como ajudar

Instituto Claro indica instituições que levantam doações para os pacientes com covid-19

há 3 anos
Notícias

Programa Campus Mobile abre inscrições para a 8ª edição

Competição está de volta e terá duas novas categorias: Games e Saúde

há 5 anos
Notícias

Diálogos Gigantes reúne debatedores para analisar 30 anos da “Constituição Cidadã”

Evento traz os avanços e retrocessos nos campos da educação, cultura, meio ambiente, indígenas, saúde e direitos trabalhistas

há 6 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.