O Instituto NET Claro Embratel firmou uma parceria estratégica com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) durante o Seminário Promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar. O objetivo é combater um dos graves problemas da Educação no Brasil: a distorção idade-série.

A ideia é contribuir com o ensino, estimular a produção de tecnologias educacionais e o desenvolvimento de currículos escolares específicos para adolescentes em situação vulnerável nas escolas do país.

No evento, houve o lançamento do estudo “Panorama da distorção idade-série no Brasil”, que apresenta um diagnóstico do atraso escolar por etapa de ensino na educação básica. A pesquisa é dividida por cor, raça, gênero e por regiões brasileiras, e também inclui análises sobre a situação de crianças e adolescentes com deficiência.

No evento de lançamento da plataforma, ocorrido em 17/8, em Recife (PE), o chefe da área de Educação do Unicef, Ítalo Dutra, lembrou que, no Brasil, existem 35 milhões de jovens matriculados no ensino fundamental e no ensino médio. Desse total, cerca de 7 milhões frequentam as aulas, mas estão com defasagem no desempenho escolar. O estudante é considerado em situação de distorção idade-série quando a diferença entre sua idade e a idade prevista para cursar determinada série é de dois anos ou mais. “São muitos fatores que levam as crianças a não terem sucesso no ambiente escolar. Precisamos pensar em políticas que tragam estas crianças de volta para as escolas e que tenham sucesso”, comentou.

Da esquerda para a direita: Patrícia Sanches, Maria Teresa Lima, Italo Dutra, Daniely Gomiero, Julia Ribeiro e Camila Carvalho no Seminário Promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar (créditos: divulgação).

 

Com o instrumento e outras ações, o Unicef pretende auxiliar municípios a reverter os índices dessa distorção nas escolas da rede pública, a maior parte localizada nas regiões Norte e Nordeste e entre crianças negras e indígenas.

A intenção é construir uma rede que combata o problema nas escolas por meio de um veículo digital que disponibiliza dados da escolaridade nos ensinos médio e fundamental. Além do monitoramento, a ferramenta pretende identificar boas práticas de ensino e criar novas parcerias com a sociedade civil para beneficiar estudantes e professores.

Formalização da parceria

A assinatura da parceria aconteceu na quinta-feira (6/9) e contou com representantes do Instituto NET Claro Embratel, da Claro Brasil – que sediou o encontro – e do Unicef. Na ocasião, o grupo discutiu sobre pontos importantes para a qualidade da educação.

Foto de sete pessoas, sendo três homens e sete mulheres, lado a lado e sorrindo, em uma sala de escritório. Ao fundo, há uma tela com o logo do Instituto NET Claro Embratel.
Da esquerda para a direita: Patrícia Sanches, coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto; Rodrigo André, diretor de RH da Claro Brasil; José Felix, presidente da Claro Brasil; Oscar Petersen, diretor executivo da Claro Brasil (ao fundo); Florence Bauer, da Unicef Brasil; Daniely Gomiero, vice-presidente de projetos do Instituto; e Camila Carvalho, área de parcerias do Unicef Brasil (Créditos: divulgação).

 

Para saber mais sobre a plataforma e o projeto, acesse o site Trajetórias do Sucesso Escolar.

Atualizada em 10/09/18, às 19:34.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Vencedores do Campus Mobile relembram experiência de imersão no Vale do Silício

“Ganhar uma viagem aos Estados Unidos me abriu muitas portas no mercado”, comenta participante

há 3 semanas
Notícias

Adolescentes de Belo Horizonte e Porto Alegre participam do programa ASUME Jovens

Iniciativa ocorreu também na Fundação Gol de Letra, parceira do Instituto NET Claro Embratel

há 3 semanas
Notícias

Repleto de histórias, está no ar o novo relatório social do Instituto NET Claro Embratel

Em formato de revista online, publicação reúne diversos relatos de beneficiados pelos projetos e colaboradores

há 4 semanas
Notícias

Ações de Voluntariado da Claro Brasil beneficiam instituições de cinco estados do país

Atividades reuniram 187 voluntários em Campanha do Agasalho e comemoração do dia dos avós

há 1 mês

Receba NossasNovidades