O projeto Pé-de-Pincha concluiu mais um ciclo de preservação de tracajás – espécie comum de quelônio na região amazônica. Com o apoio do Instituto Claro, moradores das comunidades de Igapó Açú e Mamori (AM) realizaram a soltura de 7,7 mil filhotes de tracajás. A ação foi realizada por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o auxílio de voluntários. “Foi significativo acompanhar todo o ciclo e perceber o engajamento e dedicação dos moradores locais para que o projeto aconteça”, comentou Camila Borges da área de sustentabilidade da Claro Brasil, que também participou do momento de soltura.

Na fase anterior, moradores e voluntários realizaram a coleta dos ovos e o depósito em uma chocadeira. Cerca de 60 dias depois, os ovos eclodiram. Após o nascimento, os quelônios passam por uma análise biométrica, feita com o apoio de pesquisadores da Ufam e, em seguida, recebem um reforço na alimentação.

Pé-de-Pincha

A iniciativa teve início com moradores de Terra Santa (PA) e pesquisadores da Ufam, com a intenção de preservar e conservar as populações de tracajás, comum na região amazônica. O nome do projeto vem das pegadas que essa espécie de réptil deixa na areia, que se parecem com marcas de tampas de garrafas de vidro, chamadas de pincha pelos moradores da região.

“Em nove anos, com o engajamento dos moradores e voluntários, o Pé-de-Pincha já devolveu à natureza cerca de 20 mil filhotes de tracajá da Amazônia”, destacou o gerente de sustentabilidade da Claro Brasil, Carlos Bueno.

Além do trabalho de preservação, o projeto realiza ações de educação com crianças. O objetivo é mostrar que, no futuro, elas serão as responsáveis pela perpetuação dos tracajás. Por fim, também são organizadas conversas com moradores para sensibilizá-los sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

Um novo ciclo do Pé-de-Pincha começa no segundo semestre de 2019 quando acontece a coleta de novos ovos. Para saber mais, acesse a página do projeto.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Projeto Pé-de-Pincha realiza soltura de 7,7 mil filhotes de tracajá no Amazonas

Com apoio do Instituto Claro, iniciativa de preservação chegou a seis novas comunidades em 2020

há 4 anos
Notícias

Projeto Pé-de-Pincha finaliza mais um ciclo

Mais de 11,6 mil filhotes de tracajás foram soltos com apoio do Instituto Claro

há 2 anos
Notícias

Projeto Pé-de-Pincha tem número recorde de ovos de tracajás coletados no ciclo de 2021

Iniciativa tem o apoio do Instituto Claro na preservação de espécie ameaçada na Amazônia

há 2 anos
Notícias

Mesmo na pandemia, projeto Pé-de-Pincha coleta mais de 8 mil ovos de tracajás no Amazonas

Com apoio do Instituto Claro, iniciativa age na preservação de espécie ameaçada

há 3 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.