A 7ª edição do programa Campus Mobile vai para a última fase. No dia 6/9, os 12 integrantes das quatro equipes vencedoras, SmartMilk IoT, Padrinhos Mágicos, SafeGirl e Robosquadrão, embarcam para uma viagem de imersão no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Para acompanhar a viagem dos vencedores da 7ª edição do programa Campus Mobile, acesse os perfis do Instituto NET Claro Embratel no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Durante uma semana, os mobilianos vão visitar algumas das empresas de tecnologia mais famosas do mundo e importantes universidades dos Estados Unidos. Os jovens universitários irão conhecer a sede do Twitter, a Universidade da Califórnia, a Universidade de Stanford, o Google, o Facebook, entre outros. A programação também conta com três eventos: Foreign Startups Mixer’n Pitch, Engineering Leadership Speaker Series e Customer Success Meetup.

Quanto mais a viagem se aproxima, mais ansiosos os jovens ficam. “Minha maior expectativa é a inspiração profissional, no âmbito da inovação, que o Vale pode proporcionar”, conta Ítalo Alvarenga, um dos criadores do aplicativo SmartMilk IoT.

Para Thiago Martins, da equipe do app Padrinhos Mágicos, a viagem será transformadora. “Estamos realmente ansiosos e animados para esta experiência, que, com certeza, irá mudar nossas vidas!”, afirma.

“Estou bem entusiasmada com a viagem”, conta Brenda Abreu, da equipe do app SafeGirl. “Quero conhecer tudo que eu puder, fazer networking, aprender bastante e, claro, dar aquela ‘turistada’ básica né? Acredito que voltarei de lá com novas ideias. Tenho certeza que agregará bastante”, completa.

O que rolou até aqui

O programa Campus Mobile é uma iniciativa do Instituto NET Claro Embratel que promove a inovação e o empreendedorismo jovem. Para isso, estimula que estudantes universitários desenvolvam soluções para a sociedade por meio de aplicativos de telefonia móvel.

A 7ª edição teve início em outubro de 2018, com a abertura das inscrições, e trouxe novidades. Além da categoria Educação, já conhecida, os participantes puderam inscrever suas ideias nas categorias Diversidade, Smart Farms e Smart Cities. Ao todo, o programa recebeu 217 projetos de 25 estados do país.

Em dezembro de 2018, as bancas avaliadoras do programa selecionaram 64 projetos para a etapa de desenvolvimento, que contou com mentorias online e presenciais. Dois meses depois, em fevereiro de 2019, os criadores das ideias selecionadas participaram da semana presencial, fase em que os mobilianos se reúnem em São Paulo (SP) para aperfeiçoar seus projetos. Ao final dessa intensa semana,  aconteceu o anúncio das equipes selecionadas para a etapa final da competição.

Nessa fase final, os jovens tiveram uma série de metas a cumprir e, a partir do desempenho das equipes na execução dessas tarefas, foram determinados os vencedores da 7ª edição, sendo um projeto de cada categoria:

 

Categoria: Smart Farms

Vencedor: SmartMilk IoT –  plataforma que analisa a qualidade do leite para o produtor rural por meio de um sensor.

Categoria: Smart Cities

Vencedor: Padrinhos Mágicos – plataforma de voluntariado que utiliza um sistema de match (combinação) entre voluntários e instituições.

Categoria: Diversidade

Vencedor: SafeGirl – aplicativo no qual as usuárias podem descobrir locais bem avaliados em aspectos como segurança, risco de assédio, atendimento e conforto.

Categoria: Educação

Vencedor: Robosquadrão – jogo que ensina técnicas básicas de programação a alunos do ensino médio.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Relatório traz panorama sobre práticas inovadoras em escolas do Brasil

Dados são da Avaliação das Práticas Educacionais Inovadoras, ferramenta utilizada no programa Educonex@o

há 2 dias
Notícias

Projeto Pé-de-Pincha agora está presente em mais seis comunidades na Amazônia

Iniciativa tem o objetivo de proteger os tracajás de predadores e comerciantes da região

há 1 semana
Notícias

Junto com Unicef, Instituto Claro comemora 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança

Brasil avançou em relação à situação da infância e adolescência, mas ainda persegue desafios

há 2 semanas
Notícias

Instituto Claro prorroga inscrições da 8ª edição do programa Campus Mobile

Jovens universitários ou recém-formados podem cadastrar seus projetos até 24/11

há 3 semanas

Receba NossasNovidades