A 7ª edição do programa Campus Mobile, que levou um grupo de 12 jovens para o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), para conhecer algumas das maiores empresas de tecnologia e inovação do mundo, foi encerrada na última segunda-feira, 16/9. A ocasião contou com um bate-papo de respeito entre os vencedores – os famosos mobilianos –, jovens de instituições parceiras e uma equipe especializada de gestores, influenciadores e executivos de áreas diversas, na sede da Claro, em São Paulo (SP).

O programa de inovação e empreendedorismo é uma realização do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP (LSI-TEC USP), com patrocínio do Instituto NET Claro Embratel.

A mediação do encontro, na parte da manhã, foi feita por Renato Mendes, sócio e co-fundador da aceleradora Orgânica Exponencial, autor do livro Mude ou Morra, escrito em parceria com Roni Cunha Bento, que fala sobre a onda da Nova Economia, e professor na pós-graduação do Insper (Educação Executiva) e da PUC-RS (MBA de Gestão, Empreendorismo e Marketing).

Ao longo de uma semana de agenda cheia, os mobilianos visitaram empresas como Google, Facebook, Twitter, LinkedIn, Cisco Meraki e Plug and Play, além da Universidade de Stanford, o Lemann Center, a UCSF e o Consulado do Brasil em São Francisco (onde falaram sobre elementos culturais que diferenciam o Vale do Silício. Os jovens também participaram de palestras técnicas, mesas-redondas e rodadas de pitches no evento Foreign Start Ups Mixer n’ Pitch, que conta com a presença de investidores de venture capital e investidores anjo do Vale.

A empolgação foi certa. Para eles, tudo o que viveram, testemunharam e experimentaram impactará suas vidas e seus futuros.

Segundo os jovens, um dos pontos altos da viagem, em termos de curiosidades de negócio, foi a facilidade que as pessoas têm para fazer networking – nas dependências das empresas, na rua, no café e até no trem! Eles também se surpreenderam ao encontrar pessoas – como eles disseram – “iguais a eles”, e não pessoas com vidas e trajetórias profissionais perfeitas, como eles idealizavam.

“A viagem de imersão foi uma experiência grandiosa e única, pessoalmente, academicamente e profissionalmente falando, para minha vida. A programação que o Instituto organizou foi muito agregadora. Aprendemos sobre a dinâmica de cada empresa que visitamos, vendo o que eles tinham de bom que poderíamos trazer para o Brasil”, disse Brenda Abreu, uma das idealizadoras do projeto SafeGirl.

Outros dois pontos que se destacaram muito, segundo os mobilianos, foram como as empresas que visitaram encaram o erro profissional – enquanto vivemos uma cultura em que errar é um acentuador de falhas de um colaborador, no Vale, o erro é visto como oportunidade de encarar outros caminhos e de aprendizado. O outro ponto foi o desafio de apresentarem seus pitches em um segundo idioma. Na hora da necessidade, nas palavras deles, a coisa acontece, e a conversa flui.

A sétima edição do concurso recebeu 217 projetos de 25 estados brasileiros, com total de 483 participantes – um recorde!

As inscrições para a 8ª edição do programa de inovação e empreendedorismo do Instituto NET Claro Embratel, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP (LSI-TEC USP), começam em breve, com a novidade de mais duas categorias: Saúde e Games.

Acompanhe as redes do Instituto NET Claro Embratel e faça a sua inscrição. Divulgue, também, entre seus amigos, colegas e familiares.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conheça os finalistas da 8ª edição do programa Campus Mobile

Próxima fase envolve cumprimento de metas em critérios como impacto social, inovação e design

há 2 semanas
Notícias

Programa Campus Mobile inicia 8ª edição com palestras online sobre tecnologia e inovação

As transmissões acontecem ao vivo, no YouTube, a partir das 15h, todas abertas ao público

há 2 meses
Notícias

Instituto Claro prorroga inscrições da 8ª edição do programa Campus Mobile

Jovens universitários ou recém-formados podem cadastrar seus projetos até 24/11

há 3 meses
Notícias

Programa Campus Mobile abre inscrições para a 8ª edição

Competição está de volta e terá duas novas categorias: Games e Saúde

há 4 meses

Receba NossasNovidades