A 7ª edição do programa Campus Mobile, que levou um grupo de 12 jovens para o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), para conhecer algumas das maiores empresas de tecnologia e inovação do mundo, foi encerrada na última segunda-feira, 16/9. A ocasião contou com um bate-papo de respeito entre os vencedores – os famosos mobilianos –, jovens de instituições parceiras e uma equipe especializada de gestores, influenciadores e executivos de áreas diversas, na sede da Claro, em São Paulo (SP).

O programa de inovação e empreendedorismo é uma realização do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP (LSI-TEC USP), com patrocínio do Instituto NET Claro Embratel.

A mediação do encontro, na parte da manhã, foi feita por Renato Mendes, sócio e co-fundador da aceleradora Orgânica Exponencial, autor do livro Mude ou Morra, escrito em parceria com Roni Cunha Bento, que fala sobre a onda da Nova Economia, e professor na pós-graduação do Insper (Educação Executiva) e da PUC-RS (MBA de Gestão, Empreendorismo e Marketing).

Ao longo de uma semana de agenda cheia, os mobilianos visitaram empresas como Google, Facebook, Twitter, LinkedIn, Cisco Meraki e Plug and Play, além da Universidade de Stanford, o Lemann Center, a UCSF e o Consulado do Brasil em São Francisco (onde falaram sobre elementos culturais que diferenciam o Vale do Silício. Os jovens também participaram de palestras técnicas, mesas-redondas e rodadas de pitches no evento Foreign Start Ups Mixer n’ Pitch, que conta com a presença de investidores de venture capital e investidores anjo do Vale.

A empolgação foi certa. Para eles, tudo o que viveram, testemunharam e experimentaram impactará suas vidas e seus futuros.

Segundo os jovens, um dos pontos altos da viagem, em termos de curiosidades de negócio, foi a facilidade que as pessoas têm para fazer networking – nas dependências das empresas, na rua, no café e até no trem! Eles também se surpreenderam ao encontrar pessoas – como eles disseram – “iguais a eles”, e não pessoas com vidas e trajetórias profissionais perfeitas, como eles idealizavam.

“A viagem de imersão foi uma experiência grandiosa e única, pessoalmente, academicamente e profissionalmente falando, para minha vida. A programação que o Instituto organizou foi muito agregadora. Aprendemos sobre a dinâmica de cada empresa que visitamos, vendo o que eles tinham de bom que poderíamos trazer para o Brasil”, disse Brenda Abreu, uma das idealizadoras do projeto SafeGirl.

Outros dois pontos que se destacaram muito, segundo os mobilianos, foram como as empresas que visitaram encaram o erro profissional – enquanto vivemos uma cultura em que errar é um acentuador de falhas de um colaborador, no Vale, o erro é visto como oportunidade de encarar outros caminhos e de aprendizado. O outro ponto foi o desafio de apresentarem seus pitches em um segundo idioma. Na hora da necessidade, nas palavras deles, a coisa acontece, e a conversa flui.

A sétima edição do concurso recebeu 217 projetos de 25 estados brasileiros, com total de 483 participantes – um recorde!

As inscrições para a 8ª edição do programa de inovação e empreendedorismo do Instituto NET Claro Embratel, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP (LSI-TEC USP), começam em breve, com a novidade de mais duas categorias: Saúde e Games.

Acompanhe as redes do Instituto NET Claro Embratel e faça a sua inscrição. Divulgue, também, entre seus amigos, colegas e familiares.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Programa Campus Mobile abre inscrições para a 8ª edição

Competição está de volta e terá duas novas categorias: Games e Saúde

há 1 mês
Notícias

Programa Campus Mobile anuncia os finalistas da 7ª edição

Próxima etapa da iniciativa envolve o cumprimento de metas para aperfeiçoamento dos projetos

há 9 meses
Notícias

Confira os selecionados para a etapa de Desenvolvimento de Projetos da 7ª edição do Campus Mobile

Projetos vão receber monitoria virtual e presencial para desenvolvimento

há 11 meses
Notícias

Campus Mobile encerra período de inscrições com recorde de participações

Sétima edição do concurso recebeu 217 projetos de 25 estados

há 12 meses

Receba NossasNovidades