Ambiental

Responsabilidade ambiental sempre foi um valor-chave para a Claro e o Instituto Claro. Além de possuir o maior programa de energia limpa privada do Brasil, a empresa age de forma ativa para reduzir resíduos ao longo da cadeia produtiva e faz campanhas de reciclagem e conscientização junto à população sobre o tema. A Claro alinha suas ações ambientais com os Objetivos por um Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e é signatária do Pacto Global. Em 2022, a Claro seguiu sua trajetória ambiental, com destaque para cinco projetos apresentados a seguir.

Energia da Claro

O programa tem como objetivo promover a utilização de energia limpa, melhorar a eficiência operacional, contribuir com a redução dos efeitos negativos relacionados às mudanças climáticas e à diminuição dos impactos negativos ao meio ambiente

O que é 

O Energia da Claro é o programa de energia renovável interno da empresa e tem como objetivo reduzir os impactos ambientais negativos do consumo de energia feito pela Claro, por meio da adoção de fontes de energia renováveis, como solares, eólicas, biogás etc. Atualmente, cerca de 60% da energia usada pela empresa é proveniente de fontes renováveis e limpas. O programa é considerado o maior de geração distribuída de energia no setor privado no Brasil e busca tornar a cadeia de consumo elétrico da Claro mais limpa, renovável, sem abrir mão da eficiência e da segurança de sua rede.

Como funciona

Uma das principais estratégias do programa é a construção de estruturas de energia renovável, como painéis solares e turbinas eólicas, que geram energia limpa para alimentar as operações da Claro. Além disso, o programa também se dedica a processos de eficiência energética, substituindo lâmpadas convencionais por LED e aparelhos de ar-condicionado por modelos ecológicos. Com o Energia da Claro, a empresa busca liderar o caminho para uma economia mais sustentável, com a meta de atingir entre 80% a 85% de energia utilizada pela empresa oriunda de fontes renováveis. A Claro também faz testes para implementação de veículos elétricos em suas operações, além de outras iniciativas por uma economia mais limpa com menos emissão de carbono.

Ano a ano a empresa aumenta sua planta de placas solares. De 2021 para 2022 foram vinte novas usinas em operação.

O que o programa desperta na sociedade?

A iniciativa desperta a conscientização sobre a responsabilidade da empresas de ser mais sustentável em relação ao meio ambiente.

Qual o legado que o projeto deixará para o futuro?

A promoção de uma economia mais consciente em relação ao meio ambiente. Ao liderar o caminho para uma sociedade mais limpa e renovável, a Claro contribui para o futuro das próximas gerações.

82

usinas com energia renovável (sendo 7 hídricas, 69 solares, 2 de biogás e 4 de cogeração de energia)

Mais de 100 mil

toneladas de CO² deixaram de ser liberadas

"Implementado em 2017, o Energia da Claro se consolidou como referência na modalidade de autoconsumo remoto de energia. A iniciativa, que prevê o uso de energia proveniente de fontes limpas, como solar, hidrelétrica, biogás e cogeração qualificada bem como ações para eficiência energética em todas as operações e instalações da Claro no Brasil, conta com plantas geradoras em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, além de projetos em construção nas demais unidades federativas. Atualmente (2023), a frente de geração distribuída do programa contempla 84 usinas energizadas, que abastecem mais de 22 mil unidades consumidoras e atendem mais de 67% das antenas da Claro com energia renovável."

Hamilton Ricardo Pereira da Silva, gestor do programa Energia da Claro