Social

A vocação em ajudar o próximo está no DNA da Claro e do Instituto Claro, inteligência social da empresa. O instituto atua no pilar social a partir de dois eixos- chave: educação e cidadania. O Instituto Claro foi a segunda organização de responsabilidade social corporativa no Brasil a ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o selo de Status Associativo e mantém parceria com o Unicef em várias iniciativas de educação. Em 2022, os projetos continuaram beneficiando milhares de pessoas, com destaque para onze iniciativas.

Educonex@o

O objetivo do Educonex@o é levar tecnologia para dentro das escolas e capacitar professores no uso de tecnologias em sala de aula.

O que é 

O Educonex@o é um programa que oferece capacitação no uso de tecnologia em sala de aula para profissionais da educação de Ensino Fundamental I e II, além de levar internet e TV por assinatura para escolas da rede municipal em áreas cabeadas pelos serviços da Claro. O projeto foi criado em 2011 com a missão de apoiar a formação de professores com cursos e estimular o uso de novas tecnologias em sala de aula. O programa tem como base a Avaliação das Práticas Educacionais Inovadoras (Apei-50), um sistema do Instituto Crescer que analisa fundamentais para a inovação no pensamento pedagógico. Os recursos didáticos estão previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dão enfoque à cultura digital.  

Como funciona

Os profissionais da educação beneficiados pelo programa são preparados para as oportunidades de uso das novas tecnologias em sala de aula, como "Gamificação" e "Educomunicação". O ciclo tem duração de seis meses e, ao final, os participantes recebem um certificado em curso de extensão emitido pelo Instituto Crescer, em conjunto com o Instituto Claro e a secretaria municipal da cidade onde o curso foi realizado. Os professores aprendem a utilizar as ferramentas tecnológicas e digitais em suas aulas, enquanto os coordenadores são capacitados para pensar em estratégias pedagógicas que auxiliem a rede de ensino.

O que o programa desperta na sociedade?

A curiosidade para as possibilidades que as novas tecnologias oferecem para a educação. O programa incentiva educadores a abraçarem o novo para tornarem suas aulas mais interativas e envolventes para os alunos.

Qual o legado que o projeto deixará para o futuro?

O desenvolvimento e a promoção do conhecimento, tanto para os professores quanto para os alunos. Ao capacitar professores para utilizarem as novas tecnologias, o projeto abre portas e potencializa o futuro da educação.

168

escolas atendidas

315

professores participaram da formação on-line

5

novos municípios foram incluídos

"Em 2022 tive a oportunidade de conhecer o EDUCONEX@O e participar das formações e encontros. A participação me permitiu revisitar conceitos que eu já conhecia, mas apresentados com uma linguagem objetiva e simples. A curadoria do material é muito bem-feita e permite que a aprendizagem seja rápida e prazerosa. Ter acesso a conteúdos que nos mantenham em sintonia com as tecnologias educacionais atualizadas é importante para que a educação seja eficiente. Há mais de 30 anos trabalho na educação, e agora com a tecnologia educacional avançando e mudando rapidamente torna-se vital que o professor se mantenha conectado com as transformações. Esta foi uma formação em que além de aprender, reaprender, foi possível ampliar as conexões com pessoas que trabalham para melhorar a educação no país."

Patrícia Regina de Carvalho Dias da Silva, é professora e participante do projeto e residente em Niterói.